26/06/2026
🚒Bombeiros controlam incêndio em pátio de veículos e evitam propagação das chamas em Barreiras
Investimentos do Governo do Estado impulsionam produção leiteira e geram renda em Correntina

A iniciativa criou novas oportunidades para produtores que antes enfrentavam dificuldades para comercializar sua produção e expandir os negócios. Com o beneficiamento do leite e a organização da cadeia produtiva, os agricultores familiares passaram a contar com um mercado seguro, agregando valor à produção e ampliando a renda das famílias.
Segundo o diretor-presidente da CAAF, Cláudio Duarte, o laticínio representou um divisor de águas para os produtores da região. “Antes da implantação da unidade, muitos produtores não tinham para onde destinar o leite produzido. Isso limitava o crescimento da atividade e desestimulava novos investimentos. Com o laticínio, eles passaram a ter segurança para produzir, comercializar e planejar o futuro da propriedade. Hoje, temos uma cadeia produtiva mais organizada e fortalecida”, afirma.
O crescimento da produção ao longo dos anos demonstra o impacto do empreendimento. De acordo com Cláudio, o laticínio iniciou suas atividades recebendo cerca de 30 litros de leite por dia. Atualmente, mesmo durante os períodos de estiagem, a unidade recebe entre 600 e 700 litros diariamente. Na época das chuvas, esse volume pode chegar a até 3 mil litros por dia.
“Hoje processamos aproximadamente 150 mil litros de leite por mês. Esse crescimento reflete a confiança dos produtores, a ampliação da produção e a geração de renda proporcionada pelo empreendimento em toda a região”, destaca.
Além de fortalecer a comercialização, o laticínio ampliou o acesso dos agricultores aos mercados institucionais e ao comércio local. Atualmente, a unidade fornece produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), além de abastecer cerca de 50 estabelecimentos comerciais da região.
A diversificação da produção também contribui para o fortalecimento do empreendimento. Atualmente, são produzidos iogurtes nos sabores morango, coco e ameixa, em diferentes embalagens. A unidade está em processo de certificação para lançar novos produtos, como iogurte de um litro e queijo muçarela, ampliando as oportunidades de mercado e agregando ainda mais valor à matéria-prima produzida pelos agricultores familiares.
Mudança de vida no campo
Entre os produtores beneficiados está o agricultor familiar Jesuano Santana, que viu sua realidade se transformar após o início das atividades do laticínio. Ele conta que, antes da implantação da unidade, a comercialização era um dos principais desafios enfrentados pela propriedade. “Eu produzia leite, fazia queijo, doce e vendia de porta em porta. Chegou um momento em que não tinha mais para quem vender e pensei seriamente em desistir da atividade. A inauguração do laticínio mudou completamente essa situação. Passei a ter um comprador garantido e uma renda mensal constante”, relata.
A segurança proporcionada por um mercado estruturado incentivou novos investimentos na propriedade. Jesuano ampliou o rebanho, investiu em melhoramento genético, adquiriu novas áreas de terra e aumentou significativamente a produção. “Quando comecei, tinha apenas duas vacas e produzia cerca de 20 litros de leite por dia. Hoje tenho seis animais em produção e já cheguei a entregar até 150 litros diários. Com a renda obtida ao longo dos últimos anos, consegui comprar mais terra, investir em inseminação artificial e melhorar a estrutura da propriedade”.
O produtor destaca ainda que o acesso ao mercado trouxe uma nova perspectiva para a atividade leiteira. “O laticínio também nos incentivou a melhorar a qualidade da produção. Hoje investimos mais em genética, alimentação e sanidade do rebanho. Isso melhora o produto final e garante mais renda para quem produz. O mais importante é saber que, todo mês, o pagamento chega, permitindo manter a propriedade, investir e sustentar a família”, ressalta. (Ascom CAR).
Oeste da Bahia: Abapa entrega kits de irrigação e amplia apoio à agricultura familiar

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) concluiu, nesta quarta-feira (24), mais uma etapa do projeto de transferência de tecnologia do Programa Nascentes do Oeste, com a entrega de sete kits de irrigação a produtores da agricultura familiar do Assentamento Rio Branco, em Riachão das Neves. Somada à ação realizada anteriormente em São Desidério, a iniciativa beneficiou no total 15 produtores, fortalecendo a produção rural e o uso sustentável dos recursos naturais.
“Quando levamos uma tecnologia sustentável e eficiente, como a irrigação por gotejamento, oferecemos aos produtores mais segurança para produzir durante todo o ano. Ao mesmo tempo, as ações de recuperação ambiental fortalecem a preservação das nascentes e contribuem para a sustentabilidade da produção agrícola”, afirma o analista de sustentabilidade da Abapa, Matheus Ribeiro.
Em Riachão das Neves, os kits foram destinados a sete agricultores familiares e irão garantir a irrigação de uma área de sete hectares, permitindo que a produção seja mantida mesmo durante o período de estiagem. A ação foi realizada em parceria com a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o Prevfogo/IBAMA de Barreiras, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Associação de Produtores do Assentamento Vila 5. Ela é financiada pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA).

A programação também incluiu um curso de três dias sobre olericultura e sistemas de irrigação, com atividades teóricas e práticas. Durante a capacitação, os 20 participantes acompanharam a instalação dos equipamentos e receberam orientações sobre o manejo dos sistemas e das culturas.
A iniciativa contemplou ainda ações de recuperação ambiental. A Embasa doou mudas de espécies nativas do Cerrado, que posteriormente foram plantadas pelo Prevfogo/IBAMA em Áreas de Preservação Permanente (APPs) do Rio Branco, reforçando as ações de conservação desenvolvidas pelo Programa Nascentes do Oeste.
Antes da ação em Riachão das Neves, o projeto também realizou a entrega de oito kits de irrigação para agricultores familiares de São Desidério, numa região de quatro hectares. Na ocasião, 25 produtores participaram de uma capacitação sobre sistemas de irrigação, acompanharam a instalação de dois kits por gotejamento e 100 mudas de espécies nativas do Cerrado, doadas pela Agrosul, foram distribuídas para os produtores para plantio em suas propriedades. (Ascom Abapa)
Jerônimo Rodrigues inaugura Radioterapia do Hospital do Oeste e anuncia novos investimentos em Barreiras nesta sexta (26)
O governador Jerônimo Rodrigues cumpre agenda oficial no município de Barreiras nesta sexta-feira (26), a partir das 8h30, com uma série de inaugurações, entregas e anúncios voltados ao fortalecimento da saúde, do meio ambiente e do desenvolvimento regional.
Um dos principais destaques da programação é a inauguração da área de Radioterapia do Hospital do Oeste, ampliando a oferta de tratamento oncológico para pacientes da região. Durante a visita, o governador também autoriza o início das obras de reforma e ampliação da unidade hospitalar.
A agenda inclui ainda a entrega de vans para o Consórcio da Policlínica Regional de Saúde de Barreiras, a inauguração do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas/Oeste) e a entrega da reforma da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento de Pescados.
Como parte dos investimentos anunciados para o município, Jerônimo Rodrigues também autoriza a abertura da licitação para a construção do Centro Especializado em Reabilitação (CER), reforçando a estrutura de atendimento especializado na região oeste da Bahia.
Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva por descumprimento de medida protetiva em Cotegipe

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Cotegipe, com o apoio da 1ª Delegacia Territorial de Barreiras e do Núcleo de Inteligência, cumpriu um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça contra um homem.
A ordem judicial foi decretada em razão do descumprimento de uma medida protetiva anteriormente concedida em favor da vítima, ex-companheiro do investigado. Conforme as investigações, a reincidência na conduta ilícita e o risco à integridade da vítima motivaram a representação da Autoridade Policial pela prisão preventiva.
O pedido foi analisado e acolhido pelo Poder Judiciário, que expediu o mandado de prisão, posteriormente cumprido pelas equipes da Polícia Civil. (DT Cotegipe)
25/06/2026
Novo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Oeste) será entregue em Barreiras

A Bahia está prestes a dar um passo importante na proteção da sua biodiversidade. O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) entregará na cidade de Barreiras, nesta sexta-feira (26), o novo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (Cetas Oeste), voltado ao resgate, triagem, reabilitação e soltura de animais silvestres oriundos de apreensões, entregas voluntárias ou situações de risco.
Com investimento de mais de R$ 7 milhões, a unidade vai atender a região Oeste do estado com uma infraestrutura moderna e adaptada às exigências legais e técnicas para o manejo da fauna silvestre. Ao todo serão 23 viveiros, sendo 15 internos, dos quais quatro serão destinados a animais classificados como nível 3, que exigem manejo especializado por apresentarem potencial de causar lesões graves ou até fatais e mais 8 viveiros externos.
O diretor-geral do Inema, Eduardo Topázio, ressalta que a localização estratégica do novo Cetas permite atender áreas de Cerrado e transição com a Caatinga, biomas que abrigam rica diversidade de espécies.
“Essa unidade vai suprir uma lacuna histórica da região Oeste, que agora terá um centro próprio para receber e cuidar dos animais silvestres com segurança, qualidade e dentro dos protocolos exigidos. Será um espaço de triagem, recuperação e, sempre que possível, de reintegração dos animais ao seu habitat”, afirmou Dantas.
Após a inauguração, o Cetas de Barreiras passará a integrar a rede estadual de atendimento à fauna silvestre mantida pelo Inema. Atualmente, o Instituto possui unidades em Salvador e Cruz das Almas. Com a entrada em operação do novo centro, a rede passa a contar com três unidades distribuídas em regiões estratégicas da Bahia.
Rede já atendeu mais de 61 mil animais
Desde o início das operações, em 2020, até dezembro de 2025, os Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) da Bahia registraram resultados expressivos no acolhimento e reabilitação da fauna. No período, foram recebidos 61.395 animais, dos quais 32.427 foram devolvidos à natureza, alcançando uma taxa de reabilitação de aproximadamente 52%. Os números reforçam a importância dessas unidades na recuperação de animais vítimas de tráfico e outros impactos ambientais.
Disque Resgate
O serviço de resgate de animais silvestres está disponível pelo Disque Resgate, via WhatsApp (71) 99661-3998, para que a população possa contribuir com a preservação da fauna local.
(Ascom Inema).
Homem é baleado durante ataque a veículo com família em Barreiras

Um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta quarta-feira (24), por volta das 22h45, na Rua C, bairro Vila Nova, em Barreiras.
De acordo com informações, uma guarnição foi acionada para prestar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) durante a ocorrência. Ao chegar ao local, os socorristas encontraram a vítima ferida por disparo de arma de fogo.
Segundo relatos, o autor do crime efetuou disparos contra o veículo em que a família da vítima estava. Durante a ação criminosa, o homem foi atingido na região do abdômen, sofrendo uma lesão grave que exigiu atendimento médico imediato.

Após os primeiros socorros realizados pelo SAMU, a vítima foi encaminhada para o Hospital do Oeste, onde recebeu atendimento médico especializado.
O suspeito fugiu logo após os disparos e, até o momento, não foi localizado pelas forças de segurança.
A Polícia Civil deverá investigar a motivação e as circunstâncias do atentado. (Blog do Sigi Vilares, com informações da Ascom CPR-O)
Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado após operação da PF
O senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou o cargo de líder do governo no Senado, dias após ser incluído na lista de alvos da 9ª fase da Compliance Zero, operação que investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.
Nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o senador no Palácio da Alvorada. A conversa durou cerca de duas horas.
Após o encontro, Wagner afirmou em uma publicação nas redes sociais que decidiu, em acordo com o presidente, se afastar da liderança no Senado.
"Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal".
"Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado", escreveu Wagner.
Endereços ligados ao senador em Salvador (BA) e Brasília foram alvos de mandados de busca e apreensão na última quinta-feira (18).
Jaques Wagner é apontado pela Polícia Federal como "suposto beneficiário central das vantagens econômicas investigadas, figurando como agente público em favor de quem teriam sido estruturados pagamentos, benefícios e aquisições patrimoniais".
Segundo a investigação, o senador é próximo do banqueiro Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro e proprietário do Banco Pleno, instituição financeira que também foi liquidada pelo Banco Central (BC).
A Polícia Federal investiga se o senador teria recebido pagamentos e benefícios em troca de apoio por medidas no Congresso que ajudariam o Banco Master, como a chamada "Emenda Master".
Há também suspeitas em torno da compra de um apartamento de luxo em Salvador e repasses que somam R$ 3,5 milhões em nome de familiares do parlamentar. Ele nega ter cometido irregularidades.
Compliance Zero mira parlamentares
Além de Jaques Wagner, a PF também já mirou outros parlamentares acusados de envolvimento no esquema, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI).
A Polícia Federal afirmou, em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Master, dava um "tratamento privilegiado" e "diferenciado" ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), inclusive com o pagamento de mais de R$ 400 mil em viagens do parlamentar para o exterior.
A relação de Vorcaro com o parlamentar do Piauí chamou a atenção dos investigadores pelo pagamento de acomodações de "elevado padrão", inclusive em hotéis de luxo. (G1 Política).
Rondesp CPR-Oeste apreende cerca de 1Kg de crack no bairro Solar Barreiras

Na noite desta quarta-feira, 24, por volta das 23h30, durante intensificação do policiamento no bairro Solar Barreiras, em Barreiras, equipes da CIPT-O receberam informação de que um indivíduo estaria ameaçando um transeunte com uma arma de fogo.
Diante da gravidade da denúncia e com o objetivo de prevenir crimes contra a vida, os policiais intensificaram o patrulhamento na localidade. Ao adentrarem o bairro, visualizaram um indivíduo que, ao perceber a aproximação das guarnições, empreendeu fuga em direção oposta, afastando-se rapidamente do local.
Foi realizado o desembarque das equipes e iniciadas diligências a pé para localizar o suspeito. Embora ele não tenha sido encontrado, durante as buscas no trajeto utilizado na fuga foram localizados uma máquina de cartão, uma balança de precisão e um tablete de substância análoga ao crack, pesando aproximadamente 1,032 kg.
Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Barreiras para adoção das medidas legais cabíveis. (Ascom da CIPT-O).
24/06/2026
Homicídio é registrado próximo ao bairro Cidade Nova em Barreiras
Na manhã desta quarta-feira (24), em Barreiras, no sentido do bairro Cidade Nova, um homem foi encontrado morto, nas proximidades da região conhecida como "Pés de Manga".
A vítima foi identificada preliminarmente como Luan. O jovem foi encontrado já sem sinais vitais no local.
Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a autoria ou a motivação, supostamente, seria um homicídio. Equipes das autoridades competentes foram acionadas e deverão conduzir as investigações para esclarecer as circunstâncias do homicídio.
Após perícia, o corpo foi removido pelo Departamento da Polícia Técnica e encaminhado para o IML de Barreiras e a 83ª CIPM, registrou o caso e guardou o local em segurança. (Blog do Sigi Vilares).
LEM: 27º BPM prende dois foragidos da Justiça pela prática dos crimes de homicídio e tráfico de drogas
Guarnições do 27º BPM prenderam, na noite desta terça-feira (23), por volta das 21h, dois homens foragidos da Justiça em diferentes pontos de Luís Eduardo Magalhães.
A primeira prisão ocorreu após o compartilhamento de informações entre o 27º BPM e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As informações indicavam que um homem com mandado de prisão em aberto tentaria embarcar em um ônibus com destino ao estado de Goiás. Após a abordagem e os procedimentos de identificação, foi constatado que se tratava de um foragido da Justiça de São Paulo, procurado pelo crime de homicídio.
A segunda prisão aconteceu no bairro Jardim das Oliveiras, durante ações da Operação Oeste em Paz. Durante patrulhamento tático em uma área conhecida pelo tráfico de drogas, os policiais realizaram a abordagem de um homem e verificaram a existência de um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás pelo crime de tráfico de drogas.
Já na manhã desta quarta-feira (24) no bairro Santa Cruz, guarnições da Companhia de Emprego Tático Operacional-CETO, prenderam um homem com mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais da Comarca de Feira de Santana pela prática do crime de roubo.
Os dois foragidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil local. (ASCOM - 27⁰ BPM)
83ª CIPM cumpre mandado de prisão nas imediações da feira livre no centro de Barreiras
PM prende indivíduo com mandado de prisão em Riachão das Neves
Homem morre após disparo acidental no bairro Santa Cruz em Luis Eduardo Magalhães
Um homem de 60 anos morreu após um disparo acidental de arma de fogo na madrugada desta terça-feira (23), em uma residência no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com a ocorrência registrada pela Polícia Militar do 27º BPM, a guarnição foi acionada até a UPA após a entrada da vítima, identificada como Célio Batista dos Santos, baleada na região do tórax.
Conforme relato da esposa aos policiais, Célio havia adquirido uma arma de fogo há cerca de dois dias. Na noite do ocorrido, ele consumiu bebida alcoólica em um bar próximo à residência e retornou para casa portando o armamento. Após uma discussão sobre a arma, a esposa a devolveu ao marido, momento em que ocorreu um disparo acidental que o atingiu no tórax.
A vítima foi socorrida pela esposa e pela filha até a Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado pelo médico plantonista.
Após o atendimento da ocorrência, policiais militares do 27º BPM retornaram à residência e localizaram uma arma de fogo de fabricação artesanal, aparentemente adaptada para calibre .22, contendo uma munição deflagrada. O armamento foi apreendido e apresentado na Delegacia Territorial.
A esposa e a filha da vítima foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos. A Polícia Civil investigará o caso e adotará as medidas cabíveis. (Blog Braga).
23/06/2026
Barreiras: Condutor perde controle de veículo e cai em canal na Vila Amorim

Um acidente foi registrado na manhã desta terça-feira (23), por volta das 11h, na Avenida Barão do Rio Branco, nas proximidades do bairro Vila Amorim, em Barreiras.
De acordo com informações, o condutor de um veículo Fiat Uno perdeu o controle da direção e acabou caindo em um canal localizado às margens da via.

Até o momento, não há informações sobre as circunstâncias que provocaram o acidente. Também não foram divulgados detalhes sobre possíveis vítimas ou o estado de saúde do motorista. (Blog do Sigi Vilares).
🚦 SUTRANS apresenta balanço semanal das ocorrências atendidas
Barreiras: Rondesp CPR-Oeste apreende adolescente com drogas na Vila Brasil

Ao meio dia desta segunda-feira, 22, durante patrulhamento tático no bairro Vila Brasil, em Barreiras, equipes da CIPT-O realizavam rondas ostensivas em uma área conhecida pela recorrente prática de tráfico de drogas.
Durante a ação, os policiais visualizaram três indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação das guarnições, os suspeitos demonstraram nervosismo e empreenderam fuga em direções distintas, dispensando objetos durante a evasão. Após acompanhamento a pé, uma adolescente foi alcançada e abordada.
Durante a busca pessoal, os policiais encontraram com a adolescente aproximadamente 12 gramas de substância análoga ao crack, fracionadas em porções prontas para comercialização.
Em continuidade às diligências, foi realizada uma varredura no percurso utilizado pelos demais suspeitos, sendo localizada uma pochete abandonada contendo 17 porções e uma porção maior de substância análoga à maconha, seis porções de substância análoga à cocaína e uma balança de precisão.
Diante dos fatos, a adolescente e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Barreiras para adoção das medidas legais cabíveis. (Ascom CIPT-O).
Contagem regressiva para o Vazio Sanitário da Soja reforça compromisso do agro baiano com a sanidade das lavouras

A partir do próximo dia 26 de junho, os produtores de soja do Cerrado baiano iniciam uma das etapas mais importantes do calendário agrícola: o Vazio Sanitário da Soja. Mais do que uma exigência legal, a medida representa uma estratégia fundamental para a proteção das lavouras, a redução dos custos de produção e a preservação da competitividade da sojicultura baiana frente aos desafios fitossanitários.
Atenta à importância desse período, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Programa Fitossanitário do Núcleo de Agronegócio, intensifica as ações de orientação, monitoramento e acompanhamento técnico junto aos produtores rurais, reforçando a necessidade do cumprimento das normas estabelecidas para a safra 2026/2027.
Na Região I, que concentra a maior parte da produção de soja do estado e engloba os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Correntina, Riachão das Neves, Cocos e Santa Maria da Vitória, o período de Vazio Sanitário será de 26 de junho a 7 de outubro de 2026, conforme determina a Portaria nº 40 da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Durante esses mais de 90 dias, fica proibida a manutenção ou o cultivo de plantas vivas de soja nas propriedades rurais. A medida tem como principal objetivo interromper o ciclo da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), considerada uma das doenças mais agressivas da cultura e responsável por causar severas perdas de produtividade quando não controlada adequadamente.
Para o primeiro vice-presidente da Aiba e presidente do Conselho Técnico da entidade, Luiz Carlos Bergamaschi, o sucesso do Vazio Sanitário depende do comprometimento de toda a cadeia produtiva.
“O Vazio Sanitário é uma ferramenta indispensável para a manutenção da sanidade das lavouras e para a sustentabilidade da produção de soja. O cumprimento das normas, aliado ao trabalho de orientação realizado pelas equipes técnicas, contribui para reduzir a pressão de doenças, proteger a produtividade e garantir maior eficiência no manejo fitossanitário da próxima safra”, destaca Bergamaschi.
Trabalho técnico em campo fortalece prevenção
Além da sensibilização dos produtores, a Aiba desempenha um papel estratégico no acompanhamento das propriedades rurais durante todo o período do Vazio Sanitário. As equipes técnicas realizam visitas, monitoramentos e orientações sobre a eliminação de plantas voluntárias, conhecidas como tigueras, que podem servir de hospedeiras para o fungo causador da ferrugem asiática.
Segundo o analista fitossanitário da Aiba, Marcos Alexandre, a atualização do calendário fitossanitário trouxe novas responsabilidades para os produtores e exige atenção redobrada no manejo das áreas.
“Aqui no Cerrado baiano, o produtor precisa estar atento à destruição das tigueras de soja em sua propriedade. A nova regulamentação estabelece que essas plantas devem ser eliminadas em até 30 dias após sua emergência ou estágio fenológico V4. Essa medida é fundamental para promover a quebra do ciclo da doença e reduzir os índices populacionais de pragas e patógenos na cultura”, explica o analista.
Alexandre ressalta ainda que a atuação da equipe técnica da Aiba busca garantir segurança ao produtor e contribuir para o cumprimento das exigências legais. “O Núcleo de Agronegócio da Aiba acompanha o produtor em campo, orientando sobre as medidas necessárias para evitar riscos fitossanitários e possíveis autuações pelos órgãos fiscalizadores. Nosso objetivo é assegurar que todos estejam preparados para iniciar a próxima safra com mais segurança e eficiência”, afirma.

Bahia adota calendário regionalizado
A partir da Portaria SDA/MAPA nº 1.579/2026, o Ministério da Agricultura e Pecuária reorganizou o calendário da soja no estado, dividindo a Bahia em quatro regiões agrícolas com períodos específicos para o Vazio Sanitário e para a semeadura.
A regionalização leva em consideração as características climáticas, produtivas e sanitárias de cada área, tornando mais eficiente o manejo de doenças e contribuindo para uma agricultura mais sustentável.
Na Região I, a semeadura estará autorizada entre 8 de outubro e 31 de dezembro de 2026. Já nas demais regiões, os períodos de plantio seguirão cronogramas específicos definidos por órgãos de defesa agropecuária.
Proteção que começa antes do plantio
Embora ocorra durante a entressafra, o Vazio Sanitário é uma das ações mais importantes para o sucesso da safra seguinte. Ao eliminar as plantas hospedeiras de pragas, a medida reduz a necessidade de aplicações precoces de defensivos agrícolas, contribui para retardar a resistência das pragas aos produtos e fortalece a sustentabilidade do sistema produtivo.
Nesse contexto, a atuação conjunta entre produtores, entidades representativas e órgãos de defesa agropecuária tem sido decisiva para que a Bahia mantenha elevados padrões fitossanitários e continue entre os principais polos produtores de soja do país.
Mais do que cumprir uma determinação legal, aderir ao Vazio Sanitário significa investir na sanidade das lavouras, na produtividade futura e na sustentabilidade do agronegócio baiano. (Ascom Aiba).
Aiba fortalece atuação técnica em Encontro sobre Híbridos de Sorgo em Barreiras

Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a difusão de conhecimento no agronegócio baiano, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Núcleo de Agronegócio, participou na última sexta-feira (19), do Encontro Técnico de Híbridos de Sorgo, realizado na Fazenda Osman, na Estrada do Café, em Barreiras.
Representando a entidade, estiveram presentes o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, e os analistas fitossanitários Jackson Mota e Marcus Neves. A participação da associação em eventos técnicos, reforça sua atuação junto ao setor produtivo, acompanhando avanços científicos, tendências de mercado e soluções voltadas ao aumento da produtividade e da qualidade das culturas agrícolas.

O encontro foi promovido pela Cooperfarms em parceria com a IDE Consultoria Agrícola & Pesquisa, e reuniu produtores rurais, cooperados, consultores e especialistas para discutir resultados de pesquisas, desempenho agronômico e potencial produtivo de diferentes híbridos de sorgo.
A programação teve como foco a evolução técnica da cultura, com a apresentação de dados de campo, características agronômicas das variedades avaliadas e debates sobre práticas que contribuem para a melhoria da qualidade do produto vegetal. Também foram abordados aspectos relacionados aos processos de classificação do sorgo, fundamentais para a valorização da produção e o fortalecimento da cadeia produtiva.

Parcerias
A Aiba destacou sobre o Programa de Classificação de Grãos desenvolvido pela associação em parceria com o Programa Agro Plus Bahia. Durante a 20ª edição da Bahia Farm Show, a Aiba e a Cooperfarms assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, que irá proporcionar a análise da qualidade vegetal do produto milho, subsidiando o produtor na sua melhor tomada de decisões.
A participação da Aiba no encontro técnico evidenciou o papel da entidade na promoção da inovação, da troca de experiências e da atualização técnica dos profissionais que atuam no agronegócio do Cerrado baiano. (Ascom Aiba).
22/06/2026
Conta de água ficará R$ 1,54 mais cara na Bahia a partir de julho
A partir do dia 20 de julho, a conta de água e esgoto ficará mais cara na Bahia após a aprovação do reajuste tarifário anual. Com o aumento de 3,57%, a tarifa terá acréscimo de R$ 1,54 a cada seis metros cúbicos, passando de R$ 43,23 para R$ 44,77. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).
Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o reajuste aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) será aplicado de forma linear em todas as categorias e faixas da tabela de serviços.
Na prática, a tarifa mínima, equivalente ao consumo de seis metros cúbicos, terá um aumento de R$ 0,56, passando de R$ 15,72 para R$ 16,28 na faixa Residencial Social. No caso da categoria Residencial Normal, o reajuste será de R$ 1,54, elevando a tarifa de R$ 43,23 para R$ 44,77. O percentual aprovado é inferior à inflação registrada no período, que foi de 4,13%.
O reajuste é um procedimento anual previsto pela Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, com o objetivo de recompor perdas financeiras decorrentes da inflação e dos custos relacionados à energia elétrica, equipamentos eletromecânicos, materiais hidráulicos e produtos químicos utilizados na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. (Correio da Bahiak)