Blog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano



25/06/2026

Homem é baleado durante ataque a veículo com família em Barreiras

25.6.26 Comentários (0)
Homem é baleado durante ataque a veículo com família em Barreiras

Um homem foi vítima de uma tentativa de homicídio na noite desta quarta-feira (24), por volta das 22h45, na Rua C, bairro Vila Nova, em Barreiras.

De acordo com informações, uma guarnição foi acionada para prestar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) durante a ocorrência. Ao chegar ao local, os socorristas encontraram a vítima ferida por disparo de arma de fogo.

Segundo relatos, o autor do crime efetuou disparos contra o veículo em que a família da vítima estava. Durante a ação criminosa, o homem foi atingido na região do abdômen, sofrendo uma lesão grave que exigiu atendimento médico imediato.

Após os primeiros socorros realizados pelo SAMU, a vítima foi encaminhada para o Hospital do Oeste, onde recebeu atendimento médico especializado.

O suspeito fugiu logo após os disparos e, até o momento, não foi localizado pelas forças de segurança.

A Polícia Civil deverá investigar a motivação e as circunstâncias do atentado. (Blog do Sigi Vilares, com informações da Ascom CPR-O)

Leia Matéria Completa

Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado após operação da PF

25.6.26 Comentários (0)
Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado após operação da PF

O senador Jaques Wagner (PT-BA) deixou o cargo de líder do governo no Senado, dias após ser incluído na lista de alvos da 9ª fase da Compliance Zero, operação que investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.

Nesta quarta-feira (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o senador no Palácio da Alvorada. A conversa durou cerca de duas horas.

Após o encontro, Wagner afirmou em uma publicação nas redes sociais que decidiu, em acordo com o presidente, se afastar da liderança no Senado.

"Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal".

"Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado", escreveu Wagner.

Endereços ligados ao senador em Salvador (BA) e Brasília foram alvos de mandados de busca e apreensão na última quinta-feira (18).

Jaques Wagner é apontado pela Polícia Federal como "suposto beneficiário central das vantagens econômicas investigadas, figurando como agente público em favor de quem teriam sido estruturados pagamentos, benefícios e aquisições patrimoniais".

Segundo a investigação, o senador é próximo do banqueiro Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro e proprietário do Banco Pleno, instituição financeira que também foi liquidada pelo Banco Central (BC).

A Polícia Federal investiga se o senador teria recebido pagamentos e benefícios em troca de apoio por medidas no Congresso que ajudariam o Banco Master, como a chamada "Emenda Master".

Há também suspeitas em torno da compra de um apartamento de luxo em Salvador e repasses que somam R$ 3,5 milhões em nome de familiares do parlamentar. Ele nega ter cometido irregularidades.

Compliance Zero mira parlamentares

Além de Jaques Wagner, a PF também já mirou outros parlamentares acusados de envolvimento no esquema, como o senador Ciro Nogueira (PP-PI).

A Polícia Federal afirmou, em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, ex-dono do Master, dava um "tratamento privilegiado" e "diferenciado" ao senador Ciro Nogueira (PP-PI), inclusive com o pagamento de mais de R$ 400 mil em viagens do parlamentar para o exterior.

A relação de Vorcaro com o parlamentar do Piauí chamou a atenção dos investigadores pelo pagamento de acomodações de "elevado padrão", inclusive em hotéis de luxo. (G1 Política). 

Leia Matéria Completa

Rondesp CPR-Oeste apreende cerca de 1Kg de crack no bairro Solar Barreiras

25.6.26 Comentários (0)
Rondesp CPR-Oeste apreende cerca de 1Kg de crack no bairro Solar Barreiras

Na noite desta quarta-feira, 24, por volta das 23h30, durante intensificação do policiamento no bairro Solar Barreiras, em Barreiras, equipes da CIPT-O receberam informação de que um indivíduo estaria ameaçando um transeunte com uma arma de fogo.

Diante da gravidade da denúncia e com o objetivo de prevenir crimes contra a vida, os policiais intensificaram o patrulhamento na localidade. Ao adentrarem o bairro, visualizaram um indivíduo que, ao perceber a aproximação das guarnições, empreendeu fuga em direção oposta, afastando-se rapidamente do local.

Foi realizado o desembarque das equipes e iniciadas diligências a pé para localizar o suspeito. Embora ele não tenha sido encontrado, durante as buscas no trajeto utilizado na fuga foram localizados uma máquina de cartão, uma balança de precisão e um tablete de substância análoga ao crack, pesando aproximadamente 1,032 kg.

Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Barreiras para adoção das medidas legais cabíveis. (Ascom da CIPT-O).

Leia Matéria Completa

24/06/2026

Homicídio é registrado próximo ao bairro Cidade Nova em Barreiras

24.6.26 Comentários (0)
Homicídio é registrado próximo ao bairro Cidade Nova em Barreiras

Na manhã desta quarta-feira (24), em Barreiras, no sentido do bairro Cidade Nova, um homem foi encontrado morto, nas proximidades da região conhecida como "Pés de Manga".

A vítima foi identificada preliminarmente como Luan. O jovem foi encontrado já sem sinais vitais no local.

Até o momento, não foram divulgadas informações oficiais sobre a autoria ou a motivação, supostamente, seria um homicídio. Equipes das autoridades competentes foram acionadas e deverão conduzir as investigações para esclarecer as circunstâncias do homicídio.

Após perícia, o corpo foi removido pelo Departamento da Polícia Técnica e encaminhado para o IML de Barreiras e a 83ª CIPM, registrou o caso e guardou o local em segurança. (Blog do Sigi Vilares).

Leia Matéria Completa

LEM: 27º BPM prende dois foragidos da Justiça pela prática dos crimes de homicídio e tráfico de drogas

24.6.26 Comentários (0)
LEM: 27º BPM prende dois foragidos da Justiça pela prática dos crimes de homicídio e tráfico de drogas

Guarnições do 27º BPM prenderam, na noite desta terça-feira (23), por volta das 21h, dois homens foragidos da Justiça em diferentes pontos de Luís Eduardo Magalhães.

A primeira prisão ocorreu após o compartilhamento de informações entre o 27º BPM e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). As informações indicavam que um homem com mandado de prisão em aberto tentaria embarcar em um ônibus com destino ao estado de Goiás. Após a abordagem e os procedimentos de identificação, foi constatado que se tratava de um foragido da Justiça de São Paulo, procurado pelo crime de homicídio.

A segunda prisão aconteceu no bairro Jardim das Oliveiras, durante ações da Operação Oeste em Paz. Durante patrulhamento tático em uma área conhecida pelo tráfico de drogas, os policiais realizaram a abordagem de um homem e verificaram a existência de um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás pelo crime de tráfico de drogas.

Já na manhã desta quarta-feira (24) no bairro Santa Cruz, guarnições da Companhia de Emprego Tático Operacional-CETO, prenderam um homem com mandado de prisão expedido pela Vara de Execuções Penais da Comarca de Feira de Santana pela prática do crime de roubo.

Os dois foragidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil local. (ASCOM - 27⁰ BPM)

Leia Matéria Completa

83ª CIPM cumpre mandado de prisão nas imediações da feira livre no centro de Barreiras

24.6.26 Comentários (0)
83ª CIPM cumpre mandado de prisão nas imediações da feira livre no centro de Barreiras
Na manhã de terça-feira, 23 de junho de 2026, policiais militares da 83ª CIPM cumpriram um mandado de prisão em aberto no Centro de Abastecimento de Barreiras, conhecido como Feira Livre.

A guarnição foi acionada pelo Centro Integrado de Comunicações (CICOM), após alerta de reconhecimento facial emitido pelo sistema de videomonitoramento da SSP-BA, indicando a possível presença de um indivíduo com mandado judicial em aberto circulando nas imediações da Feira Livre.

De posse das informações, os policiais realizaram rondas no local indicado e localizaram um homem com características compatíveis às repassadas. Após abordagem e consulta aos sistemas competentes, foi confirmada a existência da ordem judicial vigente.

Diante dos fatos, o indivíduo foi informado sobre o mandado de prisão e seus direitos constitucionais, sendo conduzido à Delegacia Territorial de Barreiras para adoção das medidas legais cabíveis.( 83ª CIPM) 

Leia Matéria Completa

PM prende indivíduo com mandado de prisão em Riachão das Neves

24.6.26 Comentários (0)
PM prende indivíduo com mandado de prisão em Riachão das Neves
Nesta terça-feira, 23 de junho de 2026, uma guarnição do TÁTICO OSTENSIVO RODOVIÁRIO (TOR) da CIPRv/Barreiras prendeu um indivíduo com mandado de prisão em aberto durante ação realizada na BA-459, zona rural do município de Riachão das Neves/BA.

A pr1sã0 foi possível após informações compartilhadas em ação integrada entre o setor de inteligência da Polícia Federal, o BPM Rural de Goiás e o CPR-O.

Após a localização do indivíduo, os policiais deram ciência da ordem judicial e resguardaram seus direitos constitucionais, realizando sua condução e apresentação à autoridade competente na Delegacia Territorial de Barreiras para adoção das medidas cabíveis.

A ação reforça a importância da integração entre as forças de segurança no combate à criminalidade e no cumprimento das determinações judiciais. (Ascom CIPRv/Barreiras) 
Leia Matéria Completa

Homem morre após disparo acidental no bairro Santa Cruz em Luis Eduardo Magalhães

24.6.26 Comentários (0)
Homem morre após disparo acidental no bairro Santa Cruz em Luis Eduardo Magalhães

Um homem de 60 anos morreu após um disparo acidental de arma de fogo na madrugada desta terça-feira (23), em uma residência no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães.

De acordo com a ocorrência registrada pela Polícia Militar do 27º BPM, a guarnição foi acionada até a UPA após a entrada da vítima, identificada como Célio Batista dos Santos, baleada na região do tórax.

Conforme relato da esposa aos policiais, Célio havia adquirido uma arma de fogo há cerca de dois dias. Na noite do ocorrido, ele consumiu bebida alcoólica em um bar próximo à residência e retornou para casa portando o armamento. Após uma discussão sobre a arma, a esposa a devolveu ao marido, momento em que ocorreu um disparo acidental que o atingiu no tórax.

A vítima foi socorrida pela esposa e pela filha até a Unidade de Pronto Atendimento, mas não resistiu aos ferimentos e teve o óbito confirmado pelo médico plantonista.

Após o atendimento da ocorrência, policiais militares do 27º BPM retornaram à residência e localizaram uma arma de fogo de fabricação artesanal, aparentemente adaptada para calibre .22, contendo uma munição deflagrada. O armamento foi apreendido e apresentado na Delegacia Territorial.

A esposa e a filha da vítima foram encaminhadas à delegacia para prestar esclarecimentos. A Polícia Civil investigará o caso e adotará as medidas cabíveis. (Blog Braga).

Leia Matéria Completa

23/06/2026

Barreiras: Condutor perde controle de veículo e cai em canal na Vila Amorim

23.6.26 Comentários (0)
Barreiras: Condutor perde controle de veículo e cai em canal na Vila Amorim

Um acidente foi registrado na manhã desta terça-feira (23), por volta das 11h, na Avenida Barão do Rio Branco, nas proximidades do bairro Vila Amorim, em Barreiras.

De acordo com informações, o condutor de um veículo Fiat Uno perdeu o controle da direção e acabou caindo em um canal localizado às margens da via.

Até o momento, não há informações sobre as circunstâncias que provocaram o acidente. Também não foram divulgados detalhes sobre possíveis vítimas ou o estado de saúde do motorista. (Blog do Sigi Vilares).

Leia Matéria Completa

🚦 SUTRANS apresenta balanço semanal das ocorrências atendidas

23.6.26 Comentários (0)
🚦 SUTRANS apresenta balanço semanal das ocorrências atendidas
A Superintendência de Trânsito (SUTRANS) segue trabalhando diariamente para garantir mais segurança, organização e qualidade de vida para a população.

📊 Confira o balanço semanal:

✅ 05 veículos removidos ao pátio;
✅ 01 trailer removido por estar abandonado em estacionamento público;
✅ 01 condutor apresentado por embriaguez ao volante;
✅ 10 atendimentos de perturbação do sossego alheio;
✅ 11 Ordens do Dia atendidas;
✅ 01 escapamento tipo Kadron recolhido;
✅Palestra Educativa sobre trânsito seguro
✅ 15 placas de sinalização de trânsito instaladas;
✅ 47 faixas de publicidade recolhidas em áreas públicas por causarem poluição visual.

🚔 SUTRANS, cada vez mais perto de você!

📞 Denúncias:
(77) 99630-3028
(77) 99927-4027

Sua participação é fundamental para construirmos uma cidade mais organizada e um trânsito mais seguro para todos.
Leia Matéria Completa

Barreiras: Rondesp CPR-Oeste apreende adolescente com drogas na Vila Brasil

23.6.26 Comentários (0)
Barreiras: Rondesp CPR-Oeste apreende adolescente com drogas na Vila Brasil

Ao meio dia desta segunda-feira, 22, durante patrulhamento tático no bairro Vila Brasil, em Barreiras, equipes da CIPT-O realizavam rondas ostensivas em uma área conhecida pela recorrente prática de tráfico de drogas.

Durante a ação, os policiais visualizaram três indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação das guarnições, os suspeitos demonstraram nervosismo e empreenderam fuga em direções distintas, dispensando objetos durante a evasão. Após acompanhamento a pé, uma adolescente foi alcançada e abordada.

Durante a busca pessoal, os policiais encontraram com a adolescente aproximadamente 12 gramas de substância análoga ao crack, fracionadas em porções prontas para comercialização.

Em continuidade às diligências, foi realizada uma varredura no percurso utilizado pelos demais suspeitos, sendo localizada uma pochete abandonada contendo 17 porções e uma porção maior de substância análoga à maconha, seis porções de substância análoga à cocaína e uma balança de precisão.

Diante dos fatos, a adolescente e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Barreiras para adoção das medidas legais cabíveis. (Ascom CIPT-O).

Leia Matéria Completa

Contagem regressiva para o Vazio Sanitário da Soja reforça compromisso do agro baiano com a sanidade das lavouras

23.6.26 Comentários (0)
Contagem regressiva para o Vazio Sanitário da Soja reforça compromisso do agro baiano com a sanidade das lavouras

A partir do próximo dia 26 de junho, os produtores de soja do Cerrado baiano iniciam uma das etapas mais importantes do calendário agrícola: o Vazio Sanitário da Soja. Mais do que uma exigência legal, a medida representa uma estratégia fundamental para a proteção das lavouras, a redução dos custos de produção e a preservação da competitividade da sojicultura baiana frente aos desafios fitossanitários.

Atenta à importância desse período, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Programa Fitossanitário do Núcleo de Agronegócio, intensifica as ações de orientação, monitoramento e acompanhamento técnico junto aos produtores rurais, reforçando a necessidade do cumprimento das normas estabelecidas para a safra 2026/2027.

Na Região I, que concentra a maior parte da produção de soja do estado e engloba os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Correntina, Riachão das Neves, Cocos e Santa Maria da Vitória, o período de Vazio Sanitário será de 26 de junho a 7 de outubro de 2026, conforme determina a Portaria nº 40 da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Durante esses mais de 90 dias, fica proibida a manutenção ou o cultivo de plantas vivas de soja nas propriedades rurais. A medida tem como principal objetivo interromper o ciclo da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), considerada uma das doenças mais agressivas da cultura e responsável por causar severas perdas de produtividade quando não controlada adequadamente.

Para o primeiro vice-presidente da Aiba e presidente do Conselho Técnico da entidade, Luiz Carlos Bergamaschi, o sucesso do Vazio Sanitário depende do comprometimento de toda a cadeia produtiva.

“O Vazio Sanitário é uma ferramenta indispensável para a manutenção da sanidade das lavouras e para a sustentabilidade da produção de soja. O cumprimento das normas, aliado ao trabalho de orientação realizado pelas equipes técnicas, contribui para reduzir a pressão de doenças, proteger a produtividade e garantir maior eficiência no manejo fitossanitário da próxima safra”, destaca Bergamaschi.

Trabalho técnico em campo fortalece prevenção

Além da sensibilização dos produtores, a Aiba desempenha um papel estratégico no acompanhamento das propriedades rurais durante todo o período do Vazio Sanitário. As equipes técnicas realizam visitas, monitoramentos e orientações sobre a eliminação de plantas voluntárias, conhecidas como tigueras, que podem servir de hospedeiras para o fungo causador da ferrugem asiática.

Segundo o analista fitossanitário da Aiba, Marcos Alexandre, a atualização do calendário fitossanitário trouxe novas responsabilidades para os produtores e exige atenção redobrada no manejo das áreas.

“Aqui no Cerrado baiano, o produtor precisa estar atento à destruição das tigueras de soja em sua propriedade. A nova regulamentação estabelece que essas plantas devem ser eliminadas em até 30 dias após sua emergência ou estágio fenológico V4. Essa medida é fundamental para promover a quebra do ciclo da doença e reduzir os índices populacionais de pragas e patógenos na cultura”, explica o analista.

Alexandre ressalta ainda que a atuação da equipe técnica da Aiba busca garantir segurança ao produtor e contribuir para o cumprimento das exigências legais. “O Núcleo de Agronegócio da Aiba acompanha o produtor em campo, orientando sobre as medidas necessárias para evitar riscos fitossanitários e possíveis autuações pelos órgãos fiscalizadores. Nosso objetivo é assegurar que todos estejam preparados para iniciar a próxima safra com mais segurança e eficiência”, afirma.

Bahia adota calendário regionalizado

A partir da Portaria SDA/MAPA nº 1.579/2026, o Ministério da Agricultura e Pecuária reorganizou o calendário da soja no estado, dividindo a Bahia em quatro regiões agrícolas com períodos específicos para o Vazio Sanitário e para a semeadura.

A regionalização leva em consideração as características climáticas, produtivas e sanitárias de cada área, tornando mais eficiente o manejo de doenças e contribuindo para uma agricultura mais sustentável.

Na Região I, a semeadura estará autorizada entre 8 de outubro e 31 de dezembro de 2026. Já nas demais regiões, os períodos de plantio seguirão cronogramas específicos definidos por órgãos de defesa agropecuária.

Proteção que começa antes do plantio

Embora ocorra durante a entressafra, o Vazio Sanitário é uma das ações mais importantes para o sucesso da safra seguinte. Ao eliminar as plantas hospedeiras de pragas, a medida reduz a necessidade de aplicações precoces de defensivos agrícolas, contribui para retardar a resistência das pragas aos produtos e fortalece a sustentabilidade do sistema produtivo.

Nesse contexto, a atuação conjunta entre produtores, entidades representativas e órgãos de defesa agropecuária tem sido decisiva para que a Bahia mantenha elevados padrões fitossanitários e continue entre os principais polos produtores de soja do país.

Mais do que cumprir uma determinação legal, aderir ao Vazio Sanitário significa investir na sanidade das lavouras, na produtividade futura e na sustentabilidade do agronegócio baiano. (Ascom Aiba).

Leia Matéria Completa

Aiba fortalece atuação técnica em Encontro sobre Híbridos de Sorgo em Barreiras

23.6.26 Comentários (0)
Aiba fortalece atuação técnica em Encontro sobre Híbridos de Sorgo em Barreiras

Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a difusão de conhecimento no agronegócio baiano, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Núcleo de Agronegócio, participou na última sexta-feira (19), do Encontro Técnico de Híbridos de Sorgo, realizado na Fazenda Osman, na Estrada do Café, em Barreiras.

Representando a entidade, estiveram presentes o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, e os analistas fitossanitários Jackson Mota e Marcus Neves. A participação da associação em eventos técnicos, reforça sua atuação junto ao setor produtivo, acompanhando avanços científicos, tendências de mercado e soluções voltadas ao aumento da produtividade e da qualidade das culturas agrícolas.

O encontro foi promovido pela Cooperfarms em parceria com a IDE Consultoria Agrícola & Pesquisa, e reuniu produtores rurais, cooperados, consultores e especialistas para discutir resultados de pesquisas, desempenho agronômico e potencial produtivo de diferentes híbridos de sorgo.

A programação teve como foco a evolução técnica da cultura, com a apresentação de dados de campo, características agronômicas das variedades avaliadas e debates sobre práticas que contribuem para a melhoria da qualidade do produto vegetal. Também foram abordados aspectos relacionados aos processos de classificação do sorgo, fundamentais para a valorização da produção e o fortalecimento da cadeia produtiva.

Parcerias

A Aiba destacou sobre o Programa de Classificação de Grãos desenvolvido pela associação em parceria com o Programa Agro Plus Bahia. Durante a 20ª edição da Bahia Farm Show, a Aiba e a Cooperfarms assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, que irá proporcionar a análise da qualidade vegetal do produto milho, subsidiando o produtor na sua melhor tomada de decisões.

A participação da Aiba no encontro técnico evidenciou o papel da entidade na promoção da inovação, da troca de experiências e da atualização técnica dos profissionais que atuam no agronegócio do Cerrado baiano. (Ascom Aiba).

Leia Matéria Completa

22/06/2026

Conta de água ficará R$ 1,54 mais cara na Bahia a partir de julho

22.6.26 Comentários (0)
Conta de água ficará R$ 1,54 mais cara na Bahia a partir de julho

A partir do dia 20 de julho, a conta de água e esgoto ficará mais cara na Bahia após a aprovação do reajuste tarifário anual. Com o aumento de 3,57%, a tarifa terá acréscimo de R$ 1,54 a cada seis metros cúbicos, passando de R$ 43,23 para R$ 44,77. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).

Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o reajuste aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) será aplicado de forma linear em todas as categorias e faixas da tabela de serviços.

Na prática, a tarifa mínima, equivalente ao consumo de seis metros cúbicos, terá um aumento de R$ 0,56, passando de R$ 15,72 para R$ 16,28 na faixa Residencial Social. No caso da categoria Residencial Normal, o reajuste será de R$ 1,54, elevando a tarifa de R$ 43,23 para R$ 44,77. O percentual aprovado é inferior à inflação registrada no período, que foi de 4,13%.

O reajuste é um procedimento anual previsto pela Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, com o objetivo de recompor perdas financeiras decorrentes da inflação e dos custos relacionados à energia elétrica, equipamentos eletromecânicos, materiais hidráulicos e produtos químicos utilizados na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. (Correio da Bahiak)

Leia Matéria Completa

Acidente entre moto e caminhão na BR 135 deixa uma pessoa morta em Riachão das Neves

22.6.26 Comentários (0)
Acidente entre moto e caminhão na BR 135 deixa uma pessoa morta em Riachão das Neves

Um grave acidente de trânsito registrado na manhã desta segunda-feira (22) resultou na morte de uma pessoa na BR-135, no município de Riachão das Neves, oeste da Bahia, trecho até Barreiras.

De acordo com informações, o sinistro ocorreu por volta das 11h20, na altura do km 152 da rodovia, envolvendo uma motocicleta e um caminhão.

Equipes da PRF estiveram no local para registrar a ocorrência e realizar a sinalização da pista, garantindo a segurança dos demais usuários da rodovia.

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias do acidente, nem a identidade da vítima. As causas do sinistro deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. (Blog do Sigi Vilares)

Leia Matéria Completa

Barreiras: 20ª edição do Passeio Ecológico Panacan reúne centenas de pessoas em tradicional descida de boia pelo Rio Grande

22.6.26 Comentários (0)
Barreiras: 20ª edição do Passeio Ecológico Panacan reúne centenas de pessoas em tradicional descida de boia pelo Rio Grande

A tradição, a natureza e a consciência ambiental se encontraram em mais uma edição do Passeio Ecológico Panacan, que chegou ao seu 20º ano de realização neste domingo (21). O evento, que já integra o calendário junino de Barreiras, reuniu centenas de pessoas em uma celebração de valorização do Rio Grande, um dos principais patrimônios naturais da Capital do Oeste.

O percurso teve início na comunidade de São José do CTI e seguiu até o Barrocão de Baixo, reunindo moradores de diversas localidades, famílias, autoridades e apaixonados pelo turismo ecológico. A tradicional descida de boia aconteceu em meio às belezas naturais do Rio Grande, proporcionando momentos de lazer, integração e conexão com o meio ambiente.

Mais do que uma atividade recreativa, o Passeio Panacan se consolida como uma iniciativa de incentivo ao ecoturismo e de fortalecimento da consciência ambiental. A programação envolveu jovens, adultos e crianças, reforçando a importância da preservação do rio e o sentimento de pertencimento das comunidades que convivem com esse importante recurso natural.

Participando de mais uma edição do evento, o prefeito Otoniel Teixeira esteve acompanhado do vice-prefeito Túlio Viana e do secretário de Infraestrutura, Bruno Castro. Para o gestor, a realização do passeio ao longo de duas décadas demonstra a força de uma iniciativa que une cultura, esporte, turismo e preservação ambiental.

“Chegar à 20ª edição do Passeio Panacan é motivo de orgulho para Barreiras. Essa é uma tradição que valoriza nossas comunidades, aproxima as pessoas e fortalece a relação da nossa população com o Rio Grande. Além desse momento de lazer, é também uma oportunidade de despertar a consciência sobre a importância de preservar esse patrimônio natural que faz parte da nossa história e da identidade do nosso povo. A Prefeitura reconhece e apoia iniciativas como essa, que promovem o turismo sustentável e mantêm vivas as nossas tradições”, destacou.

Ao final do percurso, os participantes se reuniram na comunidade do Barrocão de Baixo para o tradicional almoço coletivo, acompanhado de muita música junina e momentos de confraternização. O encerramento marcou mais uma edição de sucesso do evento, que segue fortalecendo os laços entre as pessoas, a cultura local e o cuidado com o meio ambiente.

Leia Matéria Completa

Comissão da Câmara dos Deputados aprova pena mais rígida que pode suspender CNH de condutores por escapamento barulhento

22.6.26 Comentários (0)
Comissão da Câmara dos Deputados aprova pena mais rígida que pode suspender CNH de condutores por escapamento barulhento

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que endurece as punições para motoristas que adulteram escapamentos de veículos para aumentar o ruído.

A proposta classifica a prática como infração gravíssima e também como crime ambiental. Além da retenção do veículo até a regularização, o motorista reincidente poderá pagar multa em dobro e ter a CNH suspensa por seis meses.

O texto ainda prevê aumento da pena para casos de poluição sonora ocorridos durante a noite, em áreas residenciais ou próximas a hospitais e escolas.

Para o autor da proposta, deputado federal Fausto Jr. (União-AM), a aprovação  representa uma resposta concreta a uma demanda recorrente da população.

Segundo os defensores da medida, o excesso de barulho afeta a saúde, o sono e a qualidade de vida da população. O projeto ainda será analisado por outras comissões da Câmara e, para virar lei, precisará ser aprovado pelos deputados e senadores.

Leia Matéria Completa

Tragédia em Luís Eduardo Magalhães: homem morre após sofrer descarga elétrica ao tentar ajudar motorista de carreta

22.6.26 Comentários (0)
Tragédia em Luís Eduardo Magalhães: homem morre após sofrer descarga elétrica ao tentar ajudar motorista de carreta

Um homem identificado como Marcos Vinícius da Silva de Souza, de 38 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica no início da noite deste domingo (21), em Luís Eduardo Magalhães. O acidente ocorreu pouco depois das 18h, no cruzamento da Avenida 1 com a Rua Manoel Novais, no bairro Mimoso 3.

De acordo com informações da Superintendência de Trânsito (SUTRANS), que atendeu a ocorrência, um caminhão-trator que tracionava uma carreta tipo prancha, carregada com três pás carregadeiras, realizava uma manobra de conversão da Avenida 1 para a Rua Manoel Novais quando a carga atingiu a rede de fiação aérea existente no local. O motorista procurava um local próximo a sua residência para estacionar a carreta.

Após perceber a interferência causada na fiação, o motorista parou o veículo para tentar resolver a situação. Nesse momento, Marcos Vinícius, que conduzia um veículo logo atrás da carreta, ofereceu ajuda. Ao subir sobre a carga para tentar remover os fios, ele acabou tocando a rede elétrica e sofreu uma forte descarga elétrica.

Com o choque, Marcos perdeu o equilíbrio e caiu da carreta sobre o asfalto. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros ainda no local. A vítima foi encaminhada ao Hospital do Oeste, em Barreiras, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu durante o trajeto.

Ainda segundo a SUTRANS, o motorista do caminhão foi submetido voluntariamente ao teste do etilômetro, que apontou resultado de 0,41 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido. Diante da situação, ele foi conduzido e apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde permanece à disposição da autoridade policial para a adoção das medidas legais cabíveis.

As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes. (Blog do Sigi Vilares).

Leia Matéria Completa

21/06/2026

Colisão entre dois veículos deixa um morto e outro ferido na BR 242 em Barreiras

21.6.26 Comentários (0)
Colisão entre dois veículos deixa um morto e outro ferido na BR 242 em Barreiras
Um grave acidente envolvendo dois veículos foi registrado na noite deste domingo (21), na BR-242, após a entrada do La Belle, em Barreiras, no oeste da Bahia.

De acordo com informações, ocorreu uma colisão envolvendo uma veículo Fiat Strada e um GM Corsa. 


O condutor do Corsa não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.
No veículo Fiat Strada havia apenas o motorista, que sofreu ferimentos e foi socorrido por equipe do SAMU realizou o atendimento e encaminhou a vítima para o Hospital do Oeste (HO).

Um bombeiro civil que passava pelo local auxiliou nos primeiros procedimentos de socorro até a chegada da equipe do SAMU 

As circunstâncias do acidente deverão ser investigadas pelas autoridades competentes.

A Polícia Rodoviária Federal registrou o caso e sinalizou a rodovia. (Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares) 
Leia Matéria Completa

GCM de LEM prende homem por ameaça

21.6.26 Comentários (0)
GCM de LEM prende homem por ameaça

Na tarde desta sexta-feira (20), por volta das 17h20, uma equipe da ROMU/GCM atendeu a uma denúncia anônima informando que um homem, monitorado por tornozeleira eletrônica, estaria ameaçando e perturbando comerciantes na Rua Ipê, no bairro Jardim Acácias.

Durante as diligências, o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado pelos agentes. Na abordagem, foram encontradas substâncias análogas à maconha (4g) e cocaína (3g) em seu poder.

Diante dos fatos, o homem foi conduzido ao DISEP, onde a ocorrência foi apresentada para adoção das medidas legais cabíveis.


Leia Matéria Completa