Blog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano



23/06/2026

Barreiras: Condutor perde controle de veículo e cai em canal na Vila Amorim

23.6.26 Comentários (0)
Barreiras: Condutor perde controle de veículo e cai em canal na Vila Amorim

Um acidente foi registrado na manhã desta terça-feira (23), por volta das 11h, na Avenida Barão do Rio Branco, nas proximidades do bairro Vila Amorim, em Barreiras.

De acordo com informações, o condutor de um veículo Fiat Uno perdeu o controle da direção e acabou caindo em um canal localizado às margens da via.

Até o momento, não há informações sobre as circunstâncias que provocaram o acidente. Também não foram divulgados detalhes sobre possíveis vítimas ou o estado de saúde do motorista. (Blog do Sigi Vilares).

Leia Matéria Completa

🚦 SUTRANS apresenta balanço semanal das ocorrências atendidas

23.6.26 Comentários (0)
🚦 SUTRANS apresenta balanço semanal das ocorrências atendidas
A Superintendência de Trânsito (SUTRANS) segue trabalhando diariamente para garantir mais segurança, organização e qualidade de vida para a população.

📊 Confira o balanço semanal:

✅ 05 veículos removidos ao pátio;
✅ 01 trailer removido por estar abandonado em estacionamento público;
✅ 01 condutor apresentado por embriaguez ao volante;
✅ 10 atendimentos de perturbação do sossego alheio;
✅ 11 Ordens do Dia atendidas;
✅ 01 escapamento tipo Kadron recolhido;
✅Palestra Educativa sobre trânsito seguro
✅ 15 placas de sinalização de trânsito instaladas;
✅ 47 faixas de publicidade recolhidas em áreas públicas por causarem poluição visual.

🚔 SUTRANS, cada vez mais perto de você!

📞 Denúncias:
(77) 99630-3028
(77) 99927-4027

Sua participação é fundamental para construirmos uma cidade mais organizada e um trânsito mais seguro para todos.
Leia Matéria Completa

Barreiras: Rondesp CPR-Oeste apreende adolescente com drogas na Vila Brasil

23.6.26 Comentários (0)
Barreiras: Rondesp CPR-Oeste apreende adolescente com drogas na Vila Brasil

Ao meio dia desta segunda-feira, 22, durante patrulhamento tático no bairro Vila Brasil, em Barreiras, equipes da CIPT-O realizavam rondas ostensivas em uma área conhecida pela recorrente prática de tráfico de drogas.

Durante a ação, os policiais visualizaram três indivíduos em atitude suspeita. Ao perceberem a aproximação das guarnições, os suspeitos demonstraram nervosismo e empreenderam fuga em direções distintas, dispensando objetos durante a evasão. Após acompanhamento a pé, uma adolescente foi alcançada e abordada.

Durante a busca pessoal, os policiais encontraram com a adolescente aproximadamente 12 gramas de substância análoga ao crack, fracionadas em porções prontas para comercialização.

Em continuidade às diligências, foi realizada uma varredura no percurso utilizado pelos demais suspeitos, sendo localizada uma pochete abandonada contendo 17 porções e uma porção maior de substância análoga à maconha, seis porções de substância análoga à cocaína e uma balança de precisão.

Diante dos fatos, a adolescente e todo o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Barreiras para adoção das medidas legais cabíveis. (Ascom CIPT-O).

Leia Matéria Completa

Contagem regressiva para o Vazio Sanitário da Soja reforça compromisso do agro baiano com a sanidade das lavouras

23.6.26 Comentários (0)
Contagem regressiva para o Vazio Sanitário da Soja reforça compromisso do agro baiano com a sanidade das lavouras

A partir do próximo dia 26 de junho, os produtores de soja do Cerrado baiano iniciam uma das etapas mais importantes do calendário agrícola: o Vazio Sanitário da Soja. Mais do que uma exigência legal, a medida representa uma estratégia fundamental para a proteção das lavouras, a redução dos custos de produção e a preservação da competitividade da sojicultura baiana frente aos desafios fitossanitários.

Atenta à importância desse período, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Programa Fitossanitário do Núcleo de Agronegócio, intensifica as ações de orientação, monitoramento e acompanhamento técnico junto aos produtores rurais, reforçando a necessidade do cumprimento das normas estabelecidas para a safra 2026/2027.

Na Região I, que concentra a maior parte da produção de soja do estado e engloba os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, São Desidério, Formosa do Rio Preto, Correntina, Riachão das Neves, Cocos e Santa Maria da Vitória, o período de Vazio Sanitário será de 26 de junho a 7 de outubro de 2026, conforme determina a Portaria nº 40 da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Durante esses mais de 90 dias, fica proibida a manutenção ou o cultivo de plantas vivas de soja nas propriedades rurais. A medida tem como principal objetivo interromper o ciclo da ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), considerada uma das doenças mais agressivas da cultura e responsável por causar severas perdas de produtividade quando não controlada adequadamente.

Para o primeiro vice-presidente da Aiba e presidente do Conselho Técnico da entidade, Luiz Carlos Bergamaschi, o sucesso do Vazio Sanitário depende do comprometimento de toda a cadeia produtiva.

“O Vazio Sanitário é uma ferramenta indispensável para a manutenção da sanidade das lavouras e para a sustentabilidade da produção de soja. O cumprimento das normas, aliado ao trabalho de orientação realizado pelas equipes técnicas, contribui para reduzir a pressão de doenças, proteger a produtividade e garantir maior eficiência no manejo fitossanitário da próxima safra”, destaca Bergamaschi.

Trabalho técnico em campo fortalece prevenção

Além da sensibilização dos produtores, a Aiba desempenha um papel estratégico no acompanhamento das propriedades rurais durante todo o período do Vazio Sanitário. As equipes técnicas realizam visitas, monitoramentos e orientações sobre a eliminação de plantas voluntárias, conhecidas como tigueras, que podem servir de hospedeiras para o fungo causador da ferrugem asiática.

Segundo o analista fitossanitário da Aiba, Marcos Alexandre, a atualização do calendário fitossanitário trouxe novas responsabilidades para os produtores e exige atenção redobrada no manejo das áreas.

“Aqui no Cerrado baiano, o produtor precisa estar atento à destruição das tigueras de soja em sua propriedade. A nova regulamentação estabelece que essas plantas devem ser eliminadas em até 30 dias após sua emergência ou estágio fenológico V4. Essa medida é fundamental para promover a quebra do ciclo da doença e reduzir os índices populacionais de pragas e patógenos na cultura”, explica o analista.

Alexandre ressalta ainda que a atuação da equipe técnica da Aiba busca garantir segurança ao produtor e contribuir para o cumprimento das exigências legais. “O Núcleo de Agronegócio da Aiba acompanha o produtor em campo, orientando sobre as medidas necessárias para evitar riscos fitossanitários e possíveis autuações pelos órgãos fiscalizadores. Nosso objetivo é assegurar que todos estejam preparados para iniciar a próxima safra com mais segurança e eficiência”, afirma.

Bahia adota calendário regionalizado

A partir da Portaria SDA/MAPA nº 1.579/2026, o Ministério da Agricultura e Pecuária reorganizou o calendário da soja no estado, dividindo a Bahia em quatro regiões agrícolas com períodos específicos para o Vazio Sanitário e para a semeadura.

A regionalização leva em consideração as características climáticas, produtivas e sanitárias de cada área, tornando mais eficiente o manejo de doenças e contribuindo para uma agricultura mais sustentável.

Na Região I, a semeadura estará autorizada entre 8 de outubro e 31 de dezembro de 2026. Já nas demais regiões, os períodos de plantio seguirão cronogramas específicos definidos por órgãos de defesa agropecuária.

Proteção que começa antes do plantio

Embora ocorra durante a entressafra, o Vazio Sanitário é uma das ações mais importantes para o sucesso da safra seguinte. Ao eliminar as plantas hospedeiras de pragas, a medida reduz a necessidade de aplicações precoces de defensivos agrícolas, contribui para retardar a resistência das pragas aos produtos e fortalece a sustentabilidade do sistema produtivo.

Nesse contexto, a atuação conjunta entre produtores, entidades representativas e órgãos de defesa agropecuária tem sido decisiva para que a Bahia mantenha elevados padrões fitossanitários e continue entre os principais polos produtores de soja do país.

Mais do que cumprir uma determinação legal, aderir ao Vazio Sanitário significa investir na sanidade das lavouras, na produtividade futura e na sustentabilidade do agronegócio baiano. (Ascom Aiba).

Leia Matéria Completa

Aiba fortalece atuação técnica em Encontro sobre Híbridos de Sorgo em Barreiras

23.6.26 Comentários (0)
Aiba fortalece atuação técnica em Encontro sobre Híbridos de Sorgo em Barreiras

Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico e a difusão de conhecimento no agronegócio baiano, a Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), por meio do Núcleo de Agronegócio, participou na última sexta-feira (19), do Encontro Técnico de Híbridos de Sorgo, realizado na Fazenda Osman, na Estrada do Café, em Barreiras.

Representando a entidade, estiveram presentes o gerente de Agronegócio da Aiba, Aloísio Júnior, e os analistas fitossanitários Jackson Mota e Marcus Neves. A participação da associação em eventos técnicos, reforça sua atuação junto ao setor produtivo, acompanhando avanços científicos, tendências de mercado e soluções voltadas ao aumento da produtividade e da qualidade das culturas agrícolas.

O encontro foi promovido pela Cooperfarms em parceria com a IDE Consultoria Agrícola & Pesquisa, e reuniu produtores rurais, cooperados, consultores e especialistas para discutir resultados de pesquisas, desempenho agronômico e potencial produtivo de diferentes híbridos de sorgo.

A programação teve como foco a evolução técnica da cultura, com a apresentação de dados de campo, características agronômicas das variedades avaliadas e debates sobre práticas que contribuem para a melhoria da qualidade do produto vegetal. Também foram abordados aspectos relacionados aos processos de classificação do sorgo, fundamentais para a valorização da produção e o fortalecimento da cadeia produtiva.

Parcerias

A Aiba destacou sobre o Programa de Classificação de Grãos desenvolvido pela associação em parceria com o Programa Agro Plus Bahia. Durante a 20ª edição da Bahia Farm Show, a Aiba e a Cooperfarms assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, que irá proporcionar a análise da qualidade vegetal do produto milho, subsidiando o produtor na sua melhor tomada de decisões.

A participação da Aiba no encontro técnico evidenciou o papel da entidade na promoção da inovação, da troca de experiências e da atualização técnica dos profissionais que atuam no agronegócio do Cerrado baiano. (Ascom Aiba).

Leia Matéria Completa

22/06/2026

Conta de água ficará R$ 1,54 mais cara na Bahia a partir de julho

22.6.26 Comentários (0)
Conta de água ficará R$ 1,54 mais cara na Bahia a partir de julho

A partir do dia 20 de julho, a conta de água e esgoto ficará mais cara na Bahia após a aprovação do reajuste tarifário anual. Com o aumento de 3,57%, a tarifa terá acréscimo de R$ 1,54 a cada seis metros cúbicos, passando de R$ 43,23 para R$ 44,77. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20).

Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), o reajuste aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) será aplicado de forma linear em todas as categorias e faixas da tabela de serviços.

Na prática, a tarifa mínima, equivalente ao consumo de seis metros cúbicos, terá um aumento de R$ 0,56, passando de R$ 15,72 para R$ 16,28 na faixa Residencial Social. No caso da categoria Residencial Normal, o reajuste será de R$ 1,54, elevando a tarifa de R$ 43,23 para R$ 44,77. O percentual aprovado é inferior à inflação registrada no período, que foi de 4,13%.

O reajuste é um procedimento anual previsto pela Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, com o objetivo de recompor perdas financeiras decorrentes da inflação e dos custos relacionados à energia elétrica, equipamentos eletromecânicos, materiais hidráulicos e produtos químicos utilizados na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. (Correio da Bahiak)

Leia Matéria Completa

Acidente entre moto e caminhão na BR 135 deixa uma pessoa morta em Riachão das Neves

22.6.26 Comentários (0)
Acidente entre moto e caminhão na BR 135 deixa uma pessoa morta em Riachão das Neves

Um grave acidente de trânsito registrado na manhã desta segunda-feira (22) resultou na morte de uma pessoa na BR-135, no município de Riachão das Neves, oeste da Bahia, trecho até Barreiras.

De acordo com informações, o sinistro ocorreu por volta das 11h20, na altura do km 152 da rodovia, envolvendo uma motocicleta e um caminhão.

Equipes da PRF estiveram no local para registrar a ocorrência e realizar a sinalização da pista, garantindo a segurança dos demais usuários da rodovia.

Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre as circunstâncias do acidente, nem a identidade da vítima. As causas do sinistro deverão ser apuradas pelas autoridades competentes. (Blog do Sigi Vilares)

Leia Matéria Completa

Barreiras: 20ª edição do Passeio Ecológico Panacan reúne centenas de pessoas em tradicional descida de boia pelo Rio Grande

22.6.26 Comentários (0)
Barreiras: 20ª edição do Passeio Ecológico Panacan reúne centenas de pessoas em tradicional descida de boia pelo Rio Grande

A tradição, a natureza e a consciência ambiental se encontraram em mais uma edição do Passeio Ecológico Panacan, que chegou ao seu 20º ano de realização neste domingo (21). O evento, que já integra o calendário junino de Barreiras, reuniu centenas de pessoas em uma celebração de valorização do Rio Grande, um dos principais patrimônios naturais da Capital do Oeste.

O percurso teve início na comunidade de São José do CTI e seguiu até o Barrocão de Baixo, reunindo moradores de diversas localidades, famílias, autoridades e apaixonados pelo turismo ecológico. A tradicional descida de boia aconteceu em meio às belezas naturais do Rio Grande, proporcionando momentos de lazer, integração e conexão com o meio ambiente.

Mais do que uma atividade recreativa, o Passeio Panacan se consolida como uma iniciativa de incentivo ao ecoturismo e de fortalecimento da consciência ambiental. A programação envolveu jovens, adultos e crianças, reforçando a importância da preservação do rio e o sentimento de pertencimento das comunidades que convivem com esse importante recurso natural.

Participando de mais uma edição do evento, o prefeito Otoniel Teixeira esteve acompanhado do vice-prefeito Túlio Viana e do secretário de Infraestrutura, Bruno Castro. Para o gestor, a realização do passeio ao longo de duas décadas demonstra a força de uma iniciativa que une cultura, esporte, turismo e preservação ambiental.

“Chegar à 20ª edição do Passeio Panacan é motivo de orgulho para Barreiras. Essa é uma tradição que valoriza nossas comunidades, aproxima as pessoas e fortalece a relação da nossa população com o Rio Grande. Além desse momento de lazer, é também uma oportunidade de despertar a consciência sobre a importância de preservar esse patrimônio natural que faz parte da nossa história e da identidade do nosso povo. A Prefeitura reconhece e apoia iniciativas como essa, que promovem o turismo sustentável e mantêm vivas as nossas tradições”, destacou.

Ao final do percurso, os participantes se reuniram na comunidade do Barrocão de Baixo para o tradicional almoço coletivo, acompanhado de muita música junina e momentos de confraternização. O encerramento marcou mais uma edição de sucesso do evento, que segue fortalecendo os laços entre as pessoas, a cultura local e o cuidado com o meio ambiente.

Leia Matéria Completa

Comissão da Câmara dos Deputados aprova pena mais rígida que pode suspender CNH de condutores por escapamento barulhento

22.6.26 Comentários (0)
Comissão da Câmara dos Deputados aprova pena mais rígida que pode suspender CNH de condutores por escapamento barulhento

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que endurece as punições para motoristas que adulteram escapamentos de veículos para aumentar o ruído.

A proposta classifica a prática como infração gravíssima e também como crime ambiental. Além da retenção do veículo até a regularização, o motorista reincidente poderá pagar multa em dobro e ter a CNH suspensa por seis meses.

O texto ainda prevê aumento da pena para casos de poluição sonora ocorridos durante a noite, em áreas residenciais ou próximas a hospitais e escolas.

Para o autor da proposta, deputado federal Fausto Jr. (União-AM), a aprovação  representa uma resposta concreta a uma demanda recorrente da população.

Segundo os defensores da medida, o excesso de barulho afeta a saúde, o sono e a qualidade de vida da população. O projeto ainda será analisado por outras comissões da Câmara e, para virar lei, precisará ser aprovado pelos deputados e senadores.

Leia Matéria Completa

Tragédia em Luís Eduardo Magalhães: homem morre após sofrer descarga elétrica ao tentar ajudar motorista de carreta

22.6.26 Comentários (0)
Tragédia em Luís Eduardo Magalhães: homem morre após sofrer descarga elétrica ao tentar ajudar motorista de carreta

Um homem identificado como Marcos Vinícius da Silva de Souza, de 38 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica no início da noite deste domingo (21), em Luís Eduardo Magalhães. O acidente ocorreu pouco depois das 18h, no cruzamento da Avenida 1 com a Rua Manoel Novais, no bairro Mimoso 3.

De acordo com informações da Superintendência de Trânsito (SUTRANS), que atendeu a ocorrência, um caminhão-trator que tracionava uma carreta tipo prancha, carregada com três pás carregadeiras, realizava uma manobra de conversão da Avenida 1 para a Rua Manoel Novais quando a carga atingiu a rede de fiação aérea existente no local. O motorista procurava um local próximo a sua residência para estacionar a carreta.

Após perceber a interferência causada na fiação, o motorista parou o veículo para tentar resolver a situação. Nesse momento, Marcos Vinícius, que conduzia um veículo logo atrás da carreta, ofereceu ajuda. Ao subir sobre a carga para tentar remover os fios, ele acabou tocando a rede elétrica e sofreu uma forte descarga elétrica.

Com o choque, Marcos perdeu o equilíbrio e caiu da carreta sobre o asfalto. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas e prestaram os primeiros socorros ainda no local. A vítima foi encaminhada ao Hospital do Oeste, em Barreiras, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu durante o trajeto.

Ainda segundo a SUTRANS, o motorista do caminhão foi submetido voluntariamente ao teste do etilômetro, que apontou resultado de 0,41 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expelido. Diante da situação, ele foi conduzido e apresentado no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP), onde permanece à disposição da autoridade policial para a adoção das medidas legais cabíveis.

As circunstâncias do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes. (Blog do Sigi Vilares).

Leia Matéria Completa

21/06/2026

Colisão entre dois veículos deixa um morto e outro ferido na BR 242 em Barreiras

21.6.26 Comentários (0)
Colisão entre dois veículos deixa um morto e outro ferido na BR 242 em Barreiras
Um grave acidente envolvendo dois veículos foi registrado na noite deste domingo (21), na BR-242, após a entrada do La Belle, em Barreiras, no oeste da Bahia.

De acordo com informações, ocorreu uma colisão envolvendo uma veículo Fiat Strada e um GM Corsa. 


O condutor do Corsa não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local do acidente.
No veículo Fiat Strada havia apenas o motorista, que sofreu ferimentos e foi socorrido por equipe do SAMU realizou o atendimento e encaminhou a vítima para o Hospital do Oeste (HO).

Um bombeiro civil que passava pelo local auxiliou nos primeiros procedimentos de socorro até a chegada da equipe do SAMU 

As circunstâncias do acidente deverão ser investigadas pelas autoridades competentes.

A Polícia Rodoviária Federal registrou o caso e sinalizou a rodovia. (Jadiel Luiz/Blog do Sigi Vilares) 
Leia Matéria Completa

GCM de LEM prende homem por ameaça

21.6.26 Comentários (0)
GCM de LEM prende homem por ameaça

Na tarde desta sexta-feira (20), por volta das 17h20, uma equipe da ROMU/GCM atendeu a uma denúncia anônima informando que um homem, monitorado por tornozeleira eletrônica, estaria ameaçando e perturbando comerciantes na Rua Ipê, no bairro Jardim Acácias.

Durante as diligências, o suspeito tentou fugir, mas foi alcançado pelos agentes. Na abordagem, foram encontradas substâncias análogas à maconha (4g) e cocaína (3g) em seu poder.

Diante dos fatos, o homem foi conduzido ao DISEP, onde a ocorrência foi apresentada para adoção das medidas legais cabíveis.


Leia Matéria Completa

GCM-LEM apreende drogas durante Operação LEM em Paz

21.6.26 Comentários (0)
GCM-LEM apreende drogas durante Operação LEM em Paz

Em mais uma edição da Operação LEM em Paz, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Luis Eduardo Magalhães realizou abordagens no bairro Jardim das Acácias, resultando na apreensão de drogas durante a ação.

A operação reforça o compromisso das forças de segurança com a manutenção da ordem pública, prevenção da criminalidade e proteção da população.

Seguimos firmes e fortes, trabalhando para garantir mais segurança e tranquilidade aos cidadãos de bem. 

Leia Matéria Completa

Barreiras: PETO da 84ª CIPM, apreende drogas em Barreirinhas

21.6.26 Comentários (0)
Barreiras: PETO da 84ª CIPM, apreende drogas em Barreirinhas

Nesta sexta-feira (19), durante rondas ostensivas na Rua das Turbinas, nas proximidades da Escola Mirandolina, em Barreiras, a guarnição do PETO da 84ª CIPM foi acionada por um comerciante local, que informou a fuga de dois indivíduos ao perceberem a aproximação da viatura, os quais abandonaram uma sacola no local.

Ao realizar a verificação, foram encontrados 08 invólucros de substância análoga à cocaína, 03 porções de substância análoga à maconha e 01 balança de precisão.

Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial competente para adoção das medidas cabíveis. (84ª CIPM).

Leia Matéria Completa

20/06/2026

Polícia Civil recaptura acusado por latrocínio em Santa Rita de Cássia

20.6.26 Comentários (0)
Polícia Civil recaptura acusado por latrocínio em Santa Rita de Cássia
A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Santa Rita de Cássia, com apoio do GATTI Oeste-Chapada, unidade vinculada à 11ª COORPIN/Barreiras, cumpriu na tarde deste sábado (20/06/2026) um mandado de pr1sã0 temporária no âmbito da Operação Malhas da Lei.

A ação resultou na recaptura do investigado, apontado como suspeito de envolvimento em crime de latr0cíni0 (roubo seguido de mort3). O indivíduo havia conseguido fugir durante uma tentativa anterior de cumprimento da ordem judicial realizada na última quinta-feira (18/06), no município de Santa Rita de Cássia, no oeste da Bahia. 

Após intenso trabalho investigativo e emprego de ferramentas tecnológicas de inteligência policial, as equipes conseguiram localizar o paradeiro do suspeito na zona rural do município, nas proximidades do entroncamento de Santa Rita de Cássia, efetuando sua prisão em cumprimento ao mandado de prisão temporária expedido pela Vara Única da Comarca de Santa Rita de Cássia.

Após a recaptura, o investigado foi conduzido à unidade policial para adoção das medidas legais cabíveis, permanecendo custodiado e à disposição da Justiça.

A ação demonstra a eficiência do trabalho integrado das equipes da Polícia Civil da Bahia e reforça o compromisso da instituição no enfrentamento à criminalidade violenta, especialmente nos crimes contra à vida e patrimônio, atuando de forma estratégica para garantir o cumprimento das decisões judiciais, a proteção da sociedade e a promoção da segurança pública.

Polícia Civil da Bahia
Leia Matéria Completa

Foragido por estupro em Goiás há mais de 7 anos é preso em fazenda no Oeste da Bahia após campanha da Polícia Civil

20.6.26 Comentários (0)
Foragido por estupro em Goiás há mais de 7 anos é preso em fazenda no Oeste da Bahia após campanha da Polícia Civil
A Polícia Civil da Bahia cumpriu, nesta quinta-feira (18), um mandado de prisão preventiva contra um homem, pelo crime de estupro cometido no Estado de Goiás. Ele estava foragido há mais de sete anos e foi localizado numa fazenda, zona rural de Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. 

Segundo informações, o cumprimento do mandado foi viabilizado após um intercâmbio de dados entre a Polícia Civil da Bahia e a Polícia Civil do Estado de Goiás, que apontou o Oeste baiano como provável rota de fuga do suspeito.

A partir dessas informações, equipes da 26ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (26ª Coorpin/Santa Maria da Vitória) montaram uma campana durante três meses, com monitoramento contínuo e análise da rotina do investigado.

Com a ação, foi possível confirmar o paradeiro do alvo, que utilizava uma residência construída em um ponto elevado, o que lhe garantia uma posição estratégica de vigilância e ampla visibilidade de qualquer aproximação terrestre.

A captura contou com o apoio do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (Gatti/Cerrado) e da Delegacia Territorial (DT/Santa Maria da Vitória), em cumprimento à ordem judicial expedida pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Aparecida de Goiânia (GO), pela prática do cr1m3 de 3stupr0.

O investigado foi conduzido à unidade policial para a formalização dos atos processuais e dos procedimentos de praxe, permanecendo à disposição do Poder Judiciário. (Ascom PC BA) 
Leia Matéria Completa

83ª CIPM cumpre mandado de prisão em aberto no Centro de Barreiras

20.6.26 Comentários (0)
 83ª CIPM cumpre mandado de prisão em aberto no Centro de Barreiras
Na  manhã desta sexta-feira, 19 de junho de 2026, policiais militares da 83ª CIPM cumpriram um mandado de prisão em aberto nas proximidades da Feira Livre, no Centro de Barreiras.

Durante patrulhamento ostensivo, os policiais militares receberam do CICOM um alerta emitido pelo sistema de videomonitoramento da SSP-BA, indicando a presença de um possível indivíduo com mandado judicial em aberto na área monitorada. De posse das informações, a guarnição deslocou-se ao local indicado e realizou a abordagem.

Após consulta aos sistemas policiais, foi confirmada a existência de mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Novo Gama/GO, relacionado ao art. 129 do Código Penal, que trata do crime de lesão corporal, caracterizado pela ofensa à integridade física ou à saúde de outra pessoa. O conduzido foi informado sobre a ordem judicial e apresentado à unidade policial competente para adoção das medidas legais cabíveis.
Leia Matéria Completa

19/06/2026

GCM prende indivíduo acusado por furtos em comércios em LEM

19.6.26 Comentários (0)
GCM prende indivíduo acusado por furtos em comércios em LEM
A Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães identificou, localizou e conduziu à Delegacia o indivíduo suspeito de praticar furtos em estabelecimentos comerciais durante a madrugada.

Após análise das imagens de monitoramento e intensificação das rondas ostensivas, a equipe consequiu abordar o suspeito e realizar os procedimentos legais cabíveis.

A atuação rápida da GCM reforça o compromisso com a segurança da população e demonstra que crimes contra o patrimônio são tratados com seriedade, responsabilidade e ação.

A colaboração da comunidade e o trabalho integrado das equipes são fundamentais para fortalecer a segurança em nosso município.
Leia Matéria Completa

LEM: 27º BPM prende autor de roubo e recupera aparelhos celulares

19.6.26 Comentários (0)
LEM: 27º BPM prende autor de roubo e recupera aparelhos celulares
Na manhã desta sexta-feira, 19, por volta das 9h, no bairro Santa Cruz em LEM, uma guarnição da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do 27º BPM prendeu o autor do roubo de dois aparelhos celulares.

O crime ocorreu na noite de quinta-feira (18), quando duas mulheres estavam em frente a uma residência localizada na Rua Ilhéus, no bairro Santa Cruz, em Luís Eduardo Magalhães. Na ocasião, as vítimas foram surpreendidas por um homem que, utilizando um simulacro de arma de fogo, anunciou o roubo e subtraiu os aparelhos celulares.

Após tomar conhecimento do fato, guarnições do 27º BPM iniciaram diligências, obtendo êxito na identificação e prisão do autor do crime.

Materiais apreendidos:

01 simulacro de arma de fogo do tipo pistola 
01 aparelho celular Iphone
01 aparelho celular Samsung 

Ascom 27⁰ BPM
Leia Matéria Completa

CIPE/Cerrado encontra cadáver enterrado por dupla Suspeit de homicídio em Luís Eduardo Magalhães

19.6.26 Comentários (0)
CIPE/Cerrado encontra cadáver enterrado por dupla Suspeit de homicídio em Luís Eduardo Magalhães
Guarnições da CIPE/Cerrado, na zona rural de Luís Eduardo Magalhães/BA, nesta quinta-feira, 18, a partir das informações levantadas, indicando que os suspeitos haviam enterrado uma de suas vítimas em uma área de mata, a equipe especializada iniciou uma missão de busca.

Empregando doutrina e técnicas avançadas de rastreamento e patrulhamento em ambiente rural, os policiais realizaram uma varredura minuciosa na região suspeita.

Após incursão e análise do terreno, a guarnição logrou êxito em localizar um cadáver que se encontrava parcialmente enterrado em uma área de vegetação rasteira.

De imediato, o perímetro foi isolado e preservado pelas equipes da CIPE/Cerrado, que acionaram o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a autoridade de polícia judiciária competente para a realização da perícia e remoção do corpo, dando prosseguimento às investigações.


 Com informações da Ascom da CIPE/Cerrado
Leia Matéria Completa