Barreiras sedia o primeiro evento prático e teórico do plano de ação do incidente de múltiplas vítimas – IMV da região oesteBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano

30/05/2019

Barreiras sedia o primeiro evento prático e teórico do plano de ação do incidente de múltiplas vítimas – IMV da região oeste

Barreiras sediou o primeiro evento prático e teórico do plano de ação do IMV, sigla que significa Incidente de Múltiplas Vítimas. O importante evento aconteceu nesta quarta-feira (29), onde na parte da manhã foi ministrada a parte teórica no Centro Cultural Rivelino de Carvalho. Na parte da tarde uma grande produção simulou o IMV no Parque de Exposições Engenheiro Geraldo Rocha.


Um exemplo do que é um IMV, aconteceu na BR-135 em Riachão das Neves/BA, onde mais de 10 pessoas ficaram feridas e duas mortes confirmadas em acidente envolvendo carretas – veja matéria relacionada no link abaixo. O rompimento da Barragem de Brumadinho em Minas Gerais, fato ocorrido em janeiro deste ano também é um IMV.

O plano de ação relacionado com o Incidente de Múltiplas Vítimas tem por objetivo disseminar a boa prática preventiva do sistema de defesa social.

O Comando de Policiamento da Região Oeste (CPRO) em parceria com o SAMU, 17º Grupamento de Bombeiro Militar, fizeram a apresentação aos demais órgãos do sistema de defesa social de Barreiras onde apresentaram o plano de ação, definindo assim onde cada órgão tem a sua atuação no momento de um IMV.

Ao todo mais de 200 pessoas de diversos órgãos estavam envolvidas no evento, Polícia Militar, SAMU, 17º GBM, Guarda Civil Municipal, Cootrans, 4º BEC, Secretaria de Segurança e Secretaria de Saúde do Município, Estudantes de medicina da UFOB, Polícia Rodoviária Federal, Graer, representante do HO.

Falando sobre o Plano de Ação, o Ten. Cel. Uzeda disse em entrevista: Precisamos em qualquer circunstância de uma unidade de comando, quem é que determina as ações. Isso é importante devido ao fato de não temos uma hierarquia funcional entre esses órgãos. Por isso é importante que a integração dos órgãos e entendimento para que haja um acatamento funcional. Objetivando um resultado eficiente na salvação de vidas em um IMV.”

A parte prática aconteceu no Parque de Exposições onde todo um cenário representando um IMV (Incidente com Múltiplas Vítimas), foi montado tendo inclusive a participação de vários atores e atrizes retratando as mais diversas situações inclusive o pânico.

Em geral, não há como prever um Incidente com Múltiplas Vítimas. Por isso é necessário o treinamento a fim de que a engrenagem composta pelo sistema de defesa social trabalhe em sintonia e ordem visando salvar vítimas.

O Major Reinaldo (GRAER), falou sobre a importância da formação de um ‘protocolo de integração dos órgãos e implantação do “POP” - Procedimento Operacional Padrão que tem como objetivo, nortear o policial ou o integrante do sistema de defesa social numa situação de IMV. Saberá o que fazer e a quem recorrer.

“É observado uma descoordenação dos municípios que não possuem esse treinamento, uma antecipação a um possível IMV. Tenho notícia de que somente Feira de Santana possui um protocolo para atendimento de múltiplas vítimas” – disse.

Um grande passo foi dado, e o aprimoramento é uma consequência natural, seguir avante é a meta!

A seguir algumas fotos do simulado IMV no Parque de Exposição:

Fonte: Blog Bahia  /  Blog Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste Blog