LEM: Cordenador do SAMU concede entrevista ao Blog Bahia e fala sobre os cuidados com acidentado, crianças e trotesBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


22 de mai. de 2019

LEM: Cordenador do SAMU concede entrevista ao Blog Bahia e fala sobre os cuidados com acidentado, crianças e trotes

O Blog Bahia entrevistou na manhã desta quarta-feira, 22, o coordenador Leonardo Ramos, do SAMU em Luís Eduardo Magalhães.
O repórter João Batista perguntou quando um cidadão se deparar com um acidentado em LEM, como agir?

Leonardo disse: "o primeiro passo é o cidadão avaliar a cena do acidente ou situação que está ocorrendo e assim, acionar os órgãos, seja o SAMU no caso de acidentes, dentre outros, a polícia ou guarda municipal e dependendo do caso, acionar os bombeiros".

É importante, o cidadão passar ao órgão que está acionando, o máximo de informações possíveis do cenário, se por exemplo, houve um acidente e caiu fiação elétrica, isto é importante, para saber que tem o isolamento de área para não correr outros riscos, dentre outras observações. Também é imporante passar para a central de atendimento o endereço, referências para facilitar a localização das equipes com maior agilidade para o atendimento, disse o coordenador.

Outra dica que o coordenador passou é evitar num caso que envolve vítima, não mexer na pessoa, evitar encostar onde tiver sangue, para evitar possível contaminação, ter cautela, salvo se já tiver treinamento em socorrer ou for profissional na área, antes de acionar o SAMU.

Uma criança engasgada, a dica é o responsável pear a criança no colo, virar de cabeça pra baixo e dar um tapinhas nas costas na tentativa de desobestruir o objeto, se persistir e não sair o objeto, acionar o SAMU imediatamente e até a chegada dos socorristas, fazer massagens cardíacas pode ajudar.

Por fim, na entrevista, o coordenador Leonardo, falou sobre os trotes que tem sido aplicados ao SAMU, como foi o caso de ontem em Luís Eduardo Magalhães, pois trote é crime e quem for flagrado, vai responder judicialmente por isto. Trote ocupa e atrapalha as equipes que naquele momento que se desloca, pode estar deixando de salvar outras vidas que poderão precisar de socorro no momento que está ocupado com trote, por isto é importante a sociedade ter consciência e ligar só quando for preciso.

Fonte: Blog Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário