Agricultores familiares do oeste baiano lançam cosméticos à base de mel durante feira em SalvadorBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


27 de nov. de 2019

Agricultores familiares do oeste baiano lançam cosméticos à base de mel durante feira em Salvador

O mel produzido por agricultores familiares do Território Velho Chico foi transformado em cosméticos e está sendo apresentado na capital baiana durante a 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que segue até o próximo domingo (1º/12), no Parque de Exposições de Salvador, em paralelo à Fenagro. O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes/BA).

Hidratante, shampoo, condicionador, sabonete em barra, sabonete líquido, pomada cicatrizante à base de mel são alguns dos produtos que poderão ser encontrados no Armazém Velho Chico. Excelente alimento para a saúde, o mel é um forte aliado da beleza. Rico em vitaminas A, D, E e C, é considerado um dos nutrientes mais ricos da natureza.

Os produtos são feitos por agricultores familiares das Associações dos Produtores do Vale do Riacho Grande e Comunitária de Alvorada (Apivarg), do município de Brotas de Macaúbas, vinculadas à Cooperativa Regional dos Apicultores do Médio São Francisco (Coopamesf), em Ibotirama.

A agricultora familiar da Apivarg, Flavia Sodré, explica que os produtos, além de terem como base o mel, possuem própolis, apresentam ação antisséptica e cera alveolada, que, assim como o mel, tem ação hidratante.

A Coopamesf está recebendo investimentos do Bahia Produtiva, projeto executado pela SDR/CAR, por meio de acordo de empréstimo do Banco Mundial. No local, está em fase de conclusão um entreposto de mel, beneficiando cerca de 300 famílias, com investimentos da ordem de R$ 1,7 milhão. De acordo com a representante da Coopamesf, Lidiane Oliveira, com o Bahia Produtiva, foi possível articular um curso para os agricultores trabalharem com os derivados do mel. “Na 10ª edição da feira, nós representamos 28 empreendimentos do nosso território. A expectativa é grande e esperamos comercializar mais de R$ 35 mil”.

A Feira Baiana da Agricultura Familiar traz 27 Armazéns cenográficos, onde estão sendo comercializados produtos da agricultura familiar de todo o estado da Bahia.  No Armazém Velho Chico, além do mel e dos cosméticos de mel, o público encontra licor de banana e de pimenta, rapaduras, doces, cocadas, sequilos, avoador, artesanatos e muitos mais.
A 10ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária inclui ainda com a Praça Gastronômica/Vila Forró, uma Cozinha Show, Praça Quilombola, Praça Indígena, Feira de Artesanato e Feira Tecnológica. Também estão presentes as inovações do Balcão Tecnológico, seminários temáticos e eventos diversos, para fortalecer a agricultura familiar da Bahia, além de uma vasta programação cultural.

Programação cultural

Entre os destaques da programação cultural estão o forrozeiro Flávio Leandro, na quinta-feira (28); e Estakazero e Adelmário Coelho, no sábado (30). Os shows acontecem na Vila Forró da Praça Gastronômica, sempre a partir das 19h.

Fonte: Blog Bahia / Secom BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário