
O Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, dia 20 de novembro, recebeu destaque, através de moção de aplausos, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A deferência foi feita pela deputada Jusmari Oliveira (PSD). “É uma data que nos permite refletir sobre a luta heroica de um povo que enfrentou a escravidão mas não se rendeu e, nos dias atuais, mesmo enfrentando a discriminação racial, mostra grande força e capacidade de superação construindo uma história feita de dignidade, luta, talento, beleza, resistência e sabedoria para vencer os obstáculos”.
No documento apresentado, a deputada evidenciou as comunidades quilombolas da região Oeste da Bahia. Em especial, Jusmari tratou do povoado do Mucambo, “uma referência da zona rural de Barreiras, que marca toda região”. Segundo a parlamentar, a comunidade é símbolo de resistência e bravura do povo negro do Brasil.
“No dia da morte do grande líder negro Zumbi dos Palmares, devemos intensificar os esforços pelo fim da discriminação racial, pela igualdade de direitos e para que todos possam viver plenamente a sua cidadania”, conclama a deputada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste Blog