Oeste da BA: Adab sacrifica 144 animais que entraram irregularmente na BahiaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


11 de nov. de 2019

Oeste da BA: Adab sacrifica 144 animais que entraram irregularmente na Bahia

Equipes da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – Adab apreenderam duas carretas com 144 bovinos que tentavam atravessar a barreira sanitária de Rosário, oeste da Bahia, divisa com o estado de Goiás, na noite da última quinta-feira (7). Os fiscais da autarquia interceptaram a passagem dos animais que trafegavam sem documentação sanitária e sem nota fiscal.

Segundo os motoristas dos veículos, as cargas saíram de Goiás com destino a Ibotirama na Bahia. Os animais adultos (machos e fêmeas) e bezerros foram encaminhados ao frigorífico de Barreiras, dotado de inspeção federal para realizar o abate sanitário.

“Estamos em uma campanha contra a Febre Aftosa para vacinar os animais de até 24 meses de idade, ações como essas evitam que os rebanhos sejam contaminados por animais de origem desconhecida. Graças ao empenho dos servidores da ADAB e de produtores a Bahia está há 22 anos sem nenhum caso da doença. Nos últimos 120 dias, cerca de 300 bovinos sem documentação, foram apreendidos nas nossas barreiras fixas e móveis. É um trabalho árduo desenvolvido pelos nossos técnicos”,

enfatiza o diretor-geral da ADAB, Maurício Bacelar.
A ADAB passou a contar com serviço de inteligência para rastreamento do trânsito irregular de animais. “De forma organizada estamos atacando pontos críticos, como é a região do Rosário, na divisa com Goiás, reconhecidamente um ponto de trânsito irregular de animais e vegetais. Além disso, o processo da clandestinidade causa grande prejuízo ao erário público”, declarou o diretor de Defesa Sanitária Animal, Carlos Augusto Spínola

A Operação contra a entrada clandestina de animais na Bahia durou mais de 15 horas e contou com a parceria da Polícia Militar – PMBA e a Polícia Rodoviária Federal – PRF.

Fonte: Blog Bahia / Portal do Cerrado

Nenhum comentário:

Postar um comentário