TRE abre plantões de fim de semana para biometrização; Bahia tem 1,3 milhão de eleitores não biometrizadosBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


9 de nov. de 2019

TRE abre plantões de fim de semana para biometrização; Bahia tem 1,3 milhão de eleitores não biometrizados

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) informou que vai fazer plantões para a biometrização a partir deste final de semana. Quase 1,3 milhão de eleitores ainda precisam ser biometrizados na Bahia.

De acordo com o TRE, os plantões na maioria das cidades vão durar até o mês de dezembro. Outras, no entanto, manterão o atendimento extraordinário após o recesso.

O prazo para a última fase do cadastramento biométrico termina em fevereiro de 2020 para 242 municípios. Quem não passar pelo processo dentro do período vai ter o título cancelado.

Para ser atendido, o eleitor deve apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência atualizado e o título eleitoral (caso possua). Para homens com idade entre 18 e 45 anos que, além de fazer a biometria, vão solicitar o primeiro título de eleitor, é necessário levar também um documento que comprove a quitação junto à Justiça Militar.

As cidades que não estão no ritmo esperado pelo TRE-BA tiveram o período maior para conseguir cadastrar todos os eleitores. A lista das cidades está disponível no site do órgão.

Parte desse atendimento é agendada via telefone ou em postos avançados, como cartórios. Além disso, o TRE-BA está solicitando que os governos municipais disponibilizem veículos para levar os eleitores da zona rural para fazer a biometria nos cartórios.

O atendimento extraordinário atinge parte das zonas inseridas na última fase da revisão biométrica no estado e pretende alavancar o recadastramento dos eleitores convocados. Nessas cidades, o prazo para realização do procedimento é fevereiro de 2020.

Confira aqui as cidades que receberão atendimento neste fim de semana:

CONDE
JAGUARIPE
NILO PEÇANHA
ITUBERÁ
MUCURI
SÃO MIGUEL DAS MATAS
VÁRZEA NOVA
CAFARNAUM
MACAÚBAS
SOBRADINHO
BARRA
PALMEIRAS
LENÇÓIS
IRAQUARA
IBIASSUCÊ
RIO DO ANTONIO
OLIVEIRA DOS BREJINHOS
VÁRZEA DO POÇO
ITATIM
LAJE
ANDARAÍ
CORAÇÃO DE MARIA
CONCEIÇÃO DO COITÉ
CAMACÃ
MASCOTE
PAU BRASIL
IBICUÍ
RODELAS
JUSSARA
UIBAÍ
BOTUPORÃ
TANQUE NOVO
ITAMARAJU
IBOTIRAMA
BELO CAMPO
TREMEDAL
CAPIM GROSSO
CONCEIÇÃO DO JACUÍPE
MILAGRES
PRESIDENTE TANCREDO NEVES
TEOLÂNDIA
WENCESLAU GUIMARÃES
JOÃO DOURADO
LUÍS EDUARDO MAGALHÃES
Impedimentos

Confira alguns impedimentos para quem tiver o título cancelado:
  • Obter passaporte ou carteira de identidade;
  • Receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público, autárquico ou paraestatal, bem como de fundações governamentais, empresas, institutos e sociedades de qualquer natureza, mantidas ou subvencionadas pelo governo ou que exerçam serviço público delegado, correspondentes ao segundo mês subsequente ao da eleição;
  • Participar de concorrência pública ou administrativa da União, dos estados, dos territórios, do Distrito Federal, dos municípios ou das respectivas autarquias;
  • Obter empréstimos nas autarquias, nas sociedades de economia mista, nas caixas econômicas federais e estaduais, nos institutos e caixas de previdência social, bem como em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo, ou de cuja administração este participe, e com essas entidades celebrar contratos;
  • Inscrever-se em concurso ou prova para cargo ou função pública, e neles ser investido ou empossado;
  • Renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
  • Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;
  • Obter certidão de quitação eleitoral, conforme disciplina a Resolução-TSE nº 21.823/2004;
  • Obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.

Fonte: Blog Bahia / G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário