Mais um veículo com restrição de roubo é recuperado pela PRF durante a 45ª etapa do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Região Oeste da BahiaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)



1 de dez. de 2019

Mais um veículo com restrição de roubo é recuperado pela PRF durante a 45ª etapa do programa de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) na Região Oeste da Bahia

Nesta etapa do programa participam cerca de 30 órgãos públicos e mais ONGs que trabalham em prol da preservação do Velho Chico.

Uma caminhonete FIAT/Strada Working, com ocorrência de roubo registrada há quase 7 anos, foi recuperada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na manhã de quinta-feira (28), na zona rual de Riachão das Neves, na Região Oeste da Bahia.

Os agentes federais realizavam fiscalização da 45ª etapa da FPI, quando visualizaram um veículo suspeito que estava estacionado em uma residência localizada no povoado rural de Riachão das Neves, distante 920 quilômetros de Salvador.

A fim de averiguar a situação, os PRFs se dirigiram a residência e após autorização do proprietário, um homem de 27 anos, adentraram no imóvel.

Durante a fiscalização no veículo com placas do Paraná e após consulta ao sistema de dados, os policiais constataram se tratar na realidade de uma caminhonete roubada em dezembro/2012, na capital baiana.

Questionado o homem informou que já possuí o carro há cerca de cinco anos. Disse ainda que o veículo foi dado pelo seu patrão e utiliza para executar serviços profissionais na roça. Ele também apresentou um CRLV do ano 2012.

O veículo apreendido e o envolvido foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil local. Inicialmente, ele responderá pelo crime de receptação culposa, conforme previsto no artigo 180 do Código Penal.

Orientação e dicas da PRF na compra de veículo usado

Atenção redobrada deve ter também o cidadão ao realizar a compra de um veículo usado. Algumas vezes, o comprador sequer tem conhecimento da procedência ilícita do veículo e o adquire de boa fé. A PRF orienta que, na pesquisa ou ato da compra, o novo proprietário sempre desconfie de anúncios tentadores, leve-o a um mecânico de confiança e confronte as informações do documento com os elementos identificadores no veículo.

Um outro alerta quanto a veículos clonados é para os proprietários que estiverem recebendo multas em locais onde não trafegaram. Nesses casos, é importante que procurem o órgão de trânsito para relatarem a possibilidade do veículo ter sido clonado.

Fiscalização Preventiva Integrada (FPI)

A 45ª FPI está sendo realizada em 13 municípios, que foram previamente estudados por uma equipe multidisciplinar. Recebem as ações as cidades de Barreiras, Angical, Baianópolis, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério e Wanderley.

Criada na Bahia em 2002, a FPI é um programa continuado que promove ações de combate a atividades criminosas que degradam o meio ambiente, além de ações de orientação e educação ambiental junto às comunidades, empresas e ao poder público local.

Fonte: Blog Bahia / PRF BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário