Cerimônia do TRE-BA em Luís Eduardo Magalhães oficializa o encerramento da biometria no estado da BahiaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


20 de fev. de 2020

Cerimônia do TRE-BA em Luís Eduardo Magalhães oficializa o encerramento da biometria no estado da Bahia

Luís Eduardo Magalhães foi a cidade escolhida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) para sediar a Cerimônia de Encerramento da Biometria no Estado da Bahia, que aconteceu nesta terça-feira (18) no bairro Mimoso II.

A cerimônia, realizada em frente ao Caminhão da Biometria, aconteceu enquanto ainda eram realizados os últimos procedimentos de recadastramento biométrico por meio de senhas retiradas no caminhão, tendo seu encerramento oficial com o último eleitor baiano sendo biometrizado em nosso município. O último ciclo da revisão biométrica no estado envolveu 242 municípios e biometrizou pouco mais de 83% (3.386.484) dos 4.050.654 eleitores convocados.

Em Luís Eduardo Magalhães, este número é ainda melhor, tendo atingido a casa dos 90% do eleitorado da cidade biometrizado. Fruto de um grande trabalho do TRE-BA e Justiça Eleitoral (205ª Zona Eleitoral), as ações no município contaram com apoio da Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, que dispôs de espaços e servidores para que o processo estivesse sempre mais próximo do cidadão.

Em comum acordo entre a Justiça e Cartório Eleitoral (205ª Zona Eleitoral) e a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, foram instalados dois pontos de apoio para a realização do cadastramento biométrico, primeiramente no Ponto Cidadão (Centro) e posteriormente na Policlínica Municipal (Santa Cruz), além de dois mutirões com o suporte do Caminhão da Biometria, o primeiro realizado no bairro Florais Lea e o segundo no bairro Mimoso II.

O juiz eleitoral de Luís Eduardo Magalhães, Flávio Monteiro Ferrari, afirmou que “todo esse esforço está sendo coroado aqui hoje com esse grande resultado. Esperamos agora realizar uma grande eleição”, ao participar da cerimônia. O juiz também agradeceu a presença da corte eleitoral na cidade e destacou o empenho do Tribunal, parabenizando em especial pela iniciativa do “Caminhão da Biometria”.

Estiveram presentes na cerimônia, além dos membros da Corte Eleitoral, secretários municipais, líderes comunitários e demais autoridades locais. O prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Oziel Oliveira, e o presidente do TRE-BA, Jatahy Júnior, também parabenizaram as equipes envolvidas no trabalho.

O prefeito elogiou o trabalho dos servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral a quem destacou como “merecedores dos verdadeiros aplausos, pois foi com o esforço de cada um que foi possível atingir todas as metas” e agradeceu ao então chefe do Cartório Eleitoral, Edilson Paulo Lima dos Santos, em nome de quem estendeu o agradecimento a todos os servidores que contribuíram com o processo.

Já o desembargador Jatahy Júnior, falou sobre o desafio de fazer com que a Justiça Eleitoral alcançasse o eleitorado mais distante nesta última fase: “Quando paramos para nos debruçar sobre de onde eram os 30% de eleitores restantes é que nos demos conta de que o desafio seria grande, pois restavam justamente os eleitores dos municípios mais distantes da capital. Então, pensamos em como atingir esse eleitorado e atraí-lo para a revisão biométrica sem grandes sacrifícios.”, e seguiu, “Para isso, tivemos a ajuda das lideranças municipais para que todos pudessem se engajar nessa missão, que se tratava também de uma ação cívica”, contou.


Fonte: Blog Bahia  / Ascom, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário