Embasa promove trabalho de combate a perdas e ligações clandestinas em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


21 de fev. de 2020

Embasa promove trabalho de combate a perdas e ligações clandestinas em Barreiras

No último ano, a empresa flagrou 230 ligações clandestinas e executou cerca de 15 mil reparos para a retirada de vazamentos na rede distribuidora.

Ao longo do último ano, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) garantiu a promoção de ações na área operacional e de mobilização social para o combate a perdas de água no sistema de abastecimento de Barreiras, no Oeste da Bahia. No balanço geral, foram contabilizados 15.870 serviços para a retirada de vazamentos da rede distribuidora, ramais prediais e dos hidrômetros. Além de corrigir os vazamentos aparentes na rede de água, a empresa também flagrou 230 ligações clandestinas e fraudes na rede distribuidora, mais conhecida como “gatos”.

Segundo Daryanne Mascarenhas, gerente do escritório local da Embasa em Barreiras, estas ações vem sendo intensificadas ao longo dos últimos dois anos no sentido de reduzir as perdas da rede de abastecimento. “ Além da questão ambiental, de captar uma água que se perde ou é furtada ao longo da rede distribuidora, existe todo um custo dos produtos químicos, energia e do pagamento dos profissionais que operam o sistema e que entram na conta de metro cúbico  de água que se perde no caminho. As perdas de água são atualmente a maior preocupação das empresas de saneamento em todo o Brasil, e a Embasa também vem trabalhando para  se tornar eficiente na redução destes índices”, afirma.
Mobilização - Por meio do projeto “De Olho nas Perdas”, que vem promovendo ações em em escolas e reuniões com a comunidade, a Embasa vem aperfeiçoando o relacionamento com a comunidade com a formação dos Agentes de Combate a Perdas (ACP´s) na comunidade que de forma voluntária acionam a empresa em caso de vazamentos na rede distribuidora e denunciam ligações clandestinas na rede. “Além do uso indiscriminado de água, quem comete este tipo de irregularidade também coloca em risco a qualidade da água na rede distribuidora onde ocorre a fraude. Por isto, é importante a população também se mobilizar para coibir este tipo de irregularidade”, reforça a gerente da Embasa. A população pode informar, anonimamente, pelo 0800 0555 195 ou presencialmente na loja de atendimento.

Fonte: Blog Bahia  / Ascom Embasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário