Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realiza coletiva de imprensa para tratar de caso suspeito do coronavírus no municípioBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


12 de mar. de 2020

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realiza coletiva de imprensa para tratar de caso suspeito do coronavírus no município

No início da tarde desta quinta-feira (12) o prefeito Oziel Oliveira e o secretário de Saúde de Luís Eduardo Magalhães, Felipe Melhem, concederam uma entrevista coletiva para falar sobre o primeiro caso suspeito do novo coronavírus no município. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a paciente é uma jovem que mora no bairro Santa Cruz, que recentemente esteve no Paraguai e retornou apresentando dificuldades respiratórias, tosse, congestão nasal e coriza. 

Segundo Felipe Melhem, uma equipe da Secretaria de Saúde esteve na residência da paciente e fez a coleta da secreção que foi encaminhada para avaliações específicas. “Estamos aguardando o resultado que deve ser entregue nas próximas 72 horas”, explicou o chefe da pasta. 

O secretário de Saúde fez questão de ratificar que os funcionários da rede municipal de saúde passaram por treinamentos específicos e estão aptos a atuar de acordo com os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde em casos suspeitos e confirmados do Covid-19. Felipe Melhem destacou ainda que não há motivo para pânico e pediu calma a população. 

“Trata-se de um caso suspeito. Caso haja a confirmação estaremos divulgando e adotando medidas necessárias para que o número de casos não aumente no nosso município. É muito importante que a população acompanhe as notícias verdadeiras e não se deixem enganar pelas chamadas “Fake News”. Como sempre acontece, a Secretaria de Saúde passará todas as informações com transparência para que a nossa população tenha o real conhecimento da situação”, complementou o secretário. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os principais sintomas da COVID-19 são febre, tosse e dificuldade para respirar. Entre as medidas necessárias para reduzir as possibilidades de contágio estão lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo e limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.



Fonte: Blog Bahia  / Ascom, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário