Guarda Civil Municipal e Cootrans seguem desempenhando importante papel no enfrentamento ao Coronavírus, em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


1 de abr. de 2020

Guarda Civil Municipal e Cootrans seguem desempenhando importante papel no enfrentamento ao Coronavírus, em Barreiras

A Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito vêm se empenhando para fazer cumprir as determinações dos Decretos Municipais que estabelecem medidas de prevenção ao contágio do Coronavírus (Covid-19) no município de Barreiras. Através do efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) e dos Agentes da Autoridade de Trânsito (Cootrans), tem sido desenvolvido operações na zona urbana e rural, levando informações e medidas preventivas contra o novo vírus a população.

A atuação da Guarda Civil e Agentes de Trânsito nas barreiras sanitárias fixadas nas estradas que dão acesso a cidade é de grande importância para apoiar a atuação dos profissionais de saúde, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária. A zeladora Joana Araújo que reside no Jardim Vitória, e diariamente transita pela BR 242 ressaltou que “a ação dos Guardas e Agentes de Trânsito é muito esclarecedora, todos os dias eles informam sobre os cuidados e acompanham as equipes de saúde, que medem a temperatura das pessoas que passam pela barreira sanitária. Isso ajuda muito no controle do Coronavírus, que tem assustado a todos”.

Além disso, as equipes de Patrulhamento da GCM percorreram as comunidades rurais com a ação educativa, informando sobre a importância da higiene pessoal, manutenção da limpeza dos ambientes e o dispositivo de funcionamento de bares e comércio durante a quarentena. No comércio, acompanham a força-tarefa da Vigilância Sanitária para o cumprimento do decreto, solicitando dos comerciantes o fechamento dos estabelecimentos durante o período estabelecido. O secretário de segurança cidadã e trânsito, Júnior Sampaio informou ainda que toda equipe continua realizando atividades, para manter os serviços essenciais à disposição da população.

“Tenho acompanhado diariamente a atuação da Guarda Civil, dos Agentes da Cootrans e toda nossa equipe que continua trabalhando em parceria com outras secretarias. Estamos fazendo uma cobertura intensiva na zona urbana e rural, realizando as operações nas barreiras sanitárias, proteção do patrimônio público, ações no trânsito e fiscalização do fechamento comercial juntamente com o corregedor da GCM, Dantas, para esclarecer as dúvidas dos comerciantes. Tudo isso é fruto de uma ação de planejamento e também da dedicação do Comando da GCM através dos nossos Inspetores e Subinspetores”, disse o secretário.

O secretário Júnior Sampaio destaca ainda que para o cidadão, a presença dos Guardas Municipais nas praças, ruas, ônibus e em grandes eventos, tornou-se parte da rotina e aumenta a sensação de segurança da população, e nesse momento contribui nas estratégias de enfrentamento ao Coronavírus. “Estamos enfrentando essa fase difícil com o apoio de todo o efetivo da nossa GCM, que trabalham diariamente em consonância com os profissionais de saúde. Por isso reforçamos a toda população que fique em casa, pois estamos nas ruas trabalhando por vocês”, finalizou o secretário.

Fonte: Blog Bahia  / DIRCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário