Nota de Esclarecimento - Sobre suposto caso positivo de Covid-19 divulgado em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


30 de abr. de 2020

Nota de Esclarecimento - Sobre suposto caso positivo de Covid-19 divulgado em Barreiras

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o paciente procurou a Unidade de Pronto Atendimento ao Coronavírus com sintomas leves que caracterizam suspeição da patologia, o mesmo foi orientado ao isolamento social e tratamento dos sintomas. Tendo realizado teste rápido e RT-PCR em laboratório privado com resultado positivo para o teste rápido e negativo em RT-PCR, realizando também teste rápido no Pronto Atendimento Coronavirus que testou negativo, caracterizando desta forma, divergência de resultados.

Por tanto foi necessária à realização de um exame contraprova, feito seguindo protocolo, com outra metodologia, solicitado pelo laboratório privado, esta nova amostra foi coletada e tem resultado previsto para quinta-feira (30/04), amanhã.

O caso suspeito foi devidamente notificado e o paciente segue em constante monitoramento da Vigilância Epidemiológica do Município.

A Secretaria de Saúde do Município de Barreiras aguarda resultado da contraprova para definição do caso e posterior divulgação dessa suspeita de coronavírus. Em tempo, informa que não divulga e não autoriza a divulgação dos nomes dos pacientes preservando assim sua integridade.

Boletins informativos de casos suspeitos ou confirmados serão emitidos à população como forma de orientação e cuidado com os cidadãos. É importante ressaltar a responsabilidade que a Secretaria de Saúde tem em divulgar somente casos devidamente confirmados ou descartados através de resultados de exames conclusivos.

Barreiras-BA, 29 de abril de 2020.

Dr. Jorge Luiz Abrahão
Médico Infectologista

Nenhum comentário:

Postar um comentário