Enfrentamento ao coronavírus: com 21 leitos prefeitura entrega hospital de campanha em Luís Eduardo MagalhãesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


8 de mai. de 2020

Enfrentamento ao coronavírus: com 21 leitos prefeitura entrega hospital de campanha em Luís Eduardo Magalhães

 A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, por meio da Secretaria Municipal de Saúde entregou nesta quarta-feira (06), a UCC – Unidade de Controle Covid-19, para o tratamento dos pacientes suspeitos e confirmados com o novo coronavírus.

O rito rápido seguiu os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde e pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Participaram, além do gestor municipal e do secretário de Saúde, Felipe Melhem; a deputada Jusmari Oliveira; vereadores; o diretor da UCC, Dhiogo Melo; representantes da equipe que vai trabalhar na unidade e representantes das empresas e entidades parceiras.
Entre os parceiros da UCC estão a Agrosul, ASSOMIBA, Bahia Port , BUNGE, Casa de Dormir, COOPROESTE, Coringa, Galvani, Mauricéa, SLC e Governo da Bahia. Durante a solenidade, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (ABAPA), que também apoia a iniciativa, doou 1.000 metros de tecido para a confecção de máscaras de proteção.

O Hospital de Campanha foi montado em tempo recorde na sede do CAPS AD III, localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

Com grandes adequações para atender as normas técnicas de saúde para o enfrentamento do vírus, bem como, investimentos em equipamentos e instalações, a UCC conta com 21 leitos, sendo 06 com respiradores mecânicos e outros 15 para pacientes moderados que precisem de internamento; e mais um respirador mecânico portátil, que pode ser adaptado a outro leito. Lembrando que a rede municipal de saúde possui 16 respiradores e destes, 07 estão na UCC.
A equipe que trabalhará no Hospital de Campanha é composta por 14 médicos plantonistas, 01 infectologista, 32 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 04 fisioterapeutas, 01 nutricionista, 01 farmacêutico, 04 técnicos de farmácia, 07 técnicos de radiologia, 10 auxiliares de limpeza, 04 copeiras e 08 vigias.

O secretário de Saúde, Felipe Melhem, explicou que os pacientes serão atendidos na unidade através de encaminhamentos da Central de Regulação.

“Estamos preparados para o enfrentamento ao coronavírus no nosso município com a UCC. Esperamos não precisar usar os leitos, mas caso seja necessário, aqui os moradores terão todo o suporte de saúde. Os atendimentos acontecerão por meio de encaminhamentos da nossa Central de Regulação.” comentou Melhem.

A Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães conta com dois números de telemedicina, cujo objetivo é realizar atendimentos médicos via telefone. São eles: (77) 9 9835 7147 e 9 9835 4235. Assim, os moradores que apresentarem sintomas do novo coronavírus, não precisam se deslocar de suas casas até uma unidade de saúde, colocando em risco a sua saúde e a saúde de toda a comunidade.

Mais informações sobre o funcionamento da UCC podem ser sanadas através do 0800 010 2330.








Fonte: Blog Bahia  / Ascom, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário