LEM: Quase metade dos casos de Covid-19 do município é de caminhoneirosBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


22 de mai. de 2020

LEM: Quase metade dos casos de Covid-19 do município é de caminhoneiros

Quase metade dos casos de Covid-19 em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da BA, é de caminhoneiros

Profissionais chegam a ficar até seis meses na cidade por causa do ciclo das safras de soja e de algodão na região oeste.

Quase 5 mil caminhoneiros chegam de várias regiões do país para trabalhar nas colheitas de soja e de algodão no oeste da Bahia. Em Luís Eduardo Magalhães, quase metade dos casos registrados de Covid-19 são desses profissionais.

Do dia 1º até 19 de maio, os casos da doença aumentaram de forma acelerada. No município de Barreiras, passou de um para 19 casos. Morpará, de quatro casos, passou para oito positivos. Em São Desidério, que não tinha casos no começo do mês, já tem oito. Luís Eduardo Magalhães saltou de dois para oito casos da doença em apenas 18 dias.

Os caminhoneiros chegam a ficar até seis meses na cidade Luís Eduardo, por causa do ciclo das safras. Ednaldo Teixeira chegou há 30 dias, mas vai voltar para casa, em Guanambi, no sudoeste do estado.

"A gente vê as pessoas passando, morrendo sufocada, isso é angustiante. Traz muito pânico para a gente. Assim que eu voltar, eu vou dar um tempo antes de entrar dentro de minha casa", disse Ednaldo.

Já o caminheiro João Luiz veio do estado de Minas Gerais. Ele chegou a ficar 30 dias parado e voltou para Luís Eduardo, tomando todos os cuidados para não se contaminar.

"Máscara, álcool em gel, limpeza constante do veículo, limpeza pessoal, todas as preocupações", contou o caminheiro.

Em Barreiras e em Luís Eduardo Magalhães, o comércio chegou a ficar fechado para diminuir o fluxo de pessoas na rua. Mas novos decretos foram publicados e a circulação de pessoas na rua aumentou. Os comerciantes estão tomando medidas de prevenção, mas a população conta que tem medo.

"A gente fica preocupado, porque, mesmo as rodoviárias estando fechadas, quem tem seu carro próprio está livre, entra e sai", comentou a dona de casa Edileusa Silva.

A grande preocupação são os leitos disponíveis na região. Pelo sistema único de saúde, Luís Eduardo tem quatro leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e 21 no hospital de campanha. Apenas sete deles têm respiradores. Barreiras tem os hospitais Eurico Dutra e o Central, que vão atender casos da Covid-19. São 30 leitos de enfermaria e 12 leitos de UTI. O Hospital do Oeste é o único que atende toda a região.

"Houve um crescimento exponencial nos últimos dias. Esses casos tiveram contato, ou com casos positivos ou suspeitos de outros municípios, ou até mesmo de outros estados. Eles tiveram apresentação dos sintomas sem ter saído do território, sem ter saído de Barreiras", explicou o secretário de Saúde do município, Anderson Viana.

Fonte: Blog Bahia  /  G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário