Secretaria de Educação de Barreiras solicita propostas às Instituições de Ensino para um Plano de Contingência à retomada das aulas no municípioBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


13 de jun. de 2020

Secretaria de Educação de Barreiras solicita propostas às Instituições de Ensino para um Plano de Contingência à retomada das aulas no município

Devido à pandemia do novo coronavírus, realidade no Brasil e no mundo, a Prefeitura de Barreiras suspendeu em março as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas como medida de prevenção e proteção às crianças, jovens e adultos do município contra a Covid-19. Mesmo com pouca perspectiva de retornar às atividades no próximo mês, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Educação solicita dos órgãos de controle da rede municipal de ensino e às demais instituições vinculadas à atividades de aprendizagens, no âmbito da educação formal e não formal, a apresentação das propostas de uma retomada das atividades, com possíveis medidas ou protocolos de segurança.

As propostas deverão ser encaminhadas ao e-mail: gabinete.educ.barreiras@gmail.com até às 11h, do dia 16 de junho (segunda-feira) e serão posteriormente, apresentadas ao Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública – COE, para apreciação. De acordo com a secretária de educação, Cátia Alencar, o ofício circular encaminhado na quarta-feira (10) ao Conselho Municipal de Educação, Sindicatos da área e Instituições que atuam em Barreiras, levou em consideração a prorrogação da suspensão das aulas até 28 de junho, e mesmo que as circunstâncias epidemiológicas apontem para mais prorrogação desse prazo há necessidades de que as Instituições de Ensino se preparem e apresentem possibilidades de adoção de medidas adequadas à preservação da saúde dos estudantes, professores e demais profissionais que atuam na área.

“As aulas em Barreiras estão suspensas até 28 de junho. Na rede municipal já estamos com uma defasagem de 60 dias letivos, o que corresponde a 240 horas aulas que precisarão ser ministradas como reposição. Independente de retornar no próximo mês, é necessário apresentarmos um protocolo de segurança para esse retorno. A Secretaria está mobilizando todos os envolvidos na rede da educação no município, para apresentar esse protocolo que servirá ao compromisso que as instituições públicas e particulares assumirão para receber alunos e profissionais, com segurança. Sabemos que os índices da pandemia estão crescentes neste momento, mas precisamos dialogar com as instituições, dialogar com as categorias profissionais e reprogramar esse retorno”, explica a secretária.

Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário