Barreiras: Despacho de macumba incomoda comerciante no centro da cidadeBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


14 de jul. de 2020

Barreiras: Despacho de macumba incomoda comerciante no centro da cidade

Um comerciante procurou o complexo policial do bairro Aratu para informar que depositaram  um “despacho de macumba ou oferenda” contendo velas acesas e areia na porta de sua loja, na Avenida Benedita Silveira, Centro da cidade. Ele ressalta que os macumbeiros provocaram grande sujeira na calçada da loja, porque derramaram muita areia no local e ainda ofereceram risco de causar um incêndio no estabelecimento comercial, porque acenderam as velas nos batentes das portas. Que posteriormente, analisou o circuito de monitoramento externo do prédio e notou a presença de três pessoas nas imagens, sendo que o despacho foi depositado por duas mulheres em um FIiat/Idea 1.6 DL, placa de Brasília-DF. Após pesquisas na 1ª Delegacia Territorial de Barreiras, a polícia conseguiu identificar o nome da pessoa pela qual o veículo foi licenciado. Também alega que, depois de analisar as câmeras de segurança, percebeu que em 30/06/2020 às 23h: 00, uma mulher depositou cinzas no mesmo local.

Despacho de macumba

Oferenda, nas religiões afro-brasileiras, é o nome dado a sacrifícios ritualísticos, em que, assim como em outras religiões, os praticantes se desfazem de um bem material em homenagem a um orixá ou entidade espiritual.

Possuem variações de acordo com cada uma das religiões, e mesmo dentro de cada uma dessas religiões, pode receber diversos nomes de acordo com o tipo de ritual específico.

Na religião iorubá e no Candomblé, por exemplo, existem o ebori, o ebó, o padê e o despacho. Na Umbanda, as oferendas normalmente também são conhecidas por despachos. Em ambas as religiões, também há o conceito de comida ritual, pratos típicos feitos para agradar determinado orixá. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Fonte: Blog Bahia  / Alô Alô Salomão

Nenhum comentário:

Postar um comentário