Agricultores do Oeste são parceiros no projeto Mercado SolidárioBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


26 de ago. de 2020

Agricultores do Oeste são parceiros no projeto Mercado Solidário

  



No próximo dia 05 de setembro, uma ação solidária mobiliza, simultaneamente as cidades de Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Riachão das Neves, no Oeste da Bahia. Até as 20h, empresas, organizações não governamentais, voluntários em geral e os agricultores, por meio da Abapa e da Aiba que integram a Central de Doadores, se mobilizam pelo bem coletivo. Trata-se do projeto Mercado Solidário que prevê arrecadar, durante todo o dia, alimentos, itens de higiene pessoal e limpeza junto aos consumidores de supermercados, verdurões, atacadistas e padarias.


A coordenação de todo o projeto é da Central dos Doadores, que surgiu no início da pandemia do novo Coronavírus como forma de organizar e integrar ações solidárias. “A gente viu, naquele momento, muitos grupos fazendo ações de doação e de ajuda ao próximo, porém, não dialogavam entre si. Íamos entregar donativos em um lugar, por exemplo, que já havia sido contemplado um dia antes. Vimos aí a necessidade de unir todos esses grupos e pessoas”, explica um dos coordenadores da Central, Bruno Ramos.


A Central de Doadores conta com mais vinte participantes, entre associações, empresas privadas, instituições, organizações não governamentais e pessoas voluntárias. Os agricultores do Oeste estão presentes e desde a primeira ação, o Drive Thru realizado em maio passado, que arrecadou nove toneladas de alimentos em Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, apoiam a proposta.


“Entendemos que o momento requer união, a ideia de integrar pessoas e instituições na promoção do bem e da solidariedade foi muito bem vista pelos agricultores. A Abapa faz parte da Central de Doadores e está apoiando a realização do Mercado Solidário, em mais uma iniciativa de amenizar as dificuldades e o sofrimento que a pandemia trouxe”, destaca o presidente da Associação Baiana dos Produtores de Algodão, Júlio Cézar Busato.


Pontos de arrecadação: Durante todo o dia 05 de setembro, mais de 100 voluntários do Mercado Solidário estarão abordando consumidores de supermercados e pontos de vendas das três cidades, observando os protocolos de distanciamento social e de higiene definidos pelas autoridades de saúde. Já confirmaram adesão ao projeto em Barreiras: Rede Marabá, Igacenter, Rede Prado e Padaria Delícia. Em Luís Eduardo Magalhães: Rede Marabá e em Riachão das Neves: Supermercado Prado e Supermercado Compre Bem.


Fonte: Blog Bahia / Aiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário