Barreiras avança no enfrentamento à Covid-19, com queda na taxa de ocupação de leitos para 55% e anúncio de novas açõesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


6 de ago. de 2020

Barreiras avança no enfrentamento à Covid-19, com queda na taxa de ocupação de leitos para 55% e anúncio de novas ações

O anúncio de novas medidas no enfrentamento ao novo Coronavírus no município, realizado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria Municipal de Saúde na tarde de terça-feira (04), e a constatação de queda na taxa total de ocupação dos leitos hospitalares, fortalecem a luta no enfrentamento à pandemia. A taxa de ocupação dos leitos de UTI no Hospital do Oeste e nos leitos contratados junto à Americas Health Especialidades – AMH, no Hospital Central, ficou em 52%. Já a taxa de ocupação dos leitos para pacientes moderados que consideram também o Pronto Atendimento Coronavírus ficou em 57%, certamente já refletindo a importância do distanciamento social estabelecido nos decretos emitidos pela Administração Municipal.

A responsabilidade do município no combate à Covid-19 engloba diversas ações que são apresentadas diariamente, desde o mês de março quando o novo coronavírus chegou à cidade. Decretos municipais com medidas restritivas, barreiras sanitárias, higienização e limpeza de praças, avenidas e logradouros públicos, distribuição de máscaras, parceria com a UFOB por meio do Laboratório de Agentes Infecciosos e Vetores (LAIVE), ampliação das testagens com a aquisição de 5.000 mil testes rápidos e contratação de laboratório particular para a realização de testes, além de orientações educativas que acontecem de maneira pontual nos bairros da cidade.

Ampliando as ações no enfrentamento e combate ao novo Coronavírus, a Prefeitura acrescentou 23 leitos hospitalares no Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra, que agora somam 35 leitos hospitalares exclusivos para o atendimento de pacientes acometidos pela Covid-19. Também está implantando uma Central de Teleatendimento, uma nova Central de Triagem e estendeu o horário de funcionamento de duas unidades de saúde para atender às pessoas com suspeição da doença, e ainda autorizou a compra de 20 mil testes rápidos para ampliação da testagem. O município empreenderá ainda mais esforços para salvar vidas durante essa pandemia, através do monitoramento e controle epidemiológico do novo Coronavírus.

No Pronto Atendimento Coronavírus, a população conta com uma equipe multiprofissional, composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta e assistente social, que realiza o acolhimento humanizado e tem oferecido o atendimento necessário para o alcance de vitórias diárias com as altas hospitalares dos munícipes de 15 cidades do Oeste baiano.  Conforme o secretário de saúde, Anderson Vian, com essas novas ações a Prefeitura de Barreiras irá proporcionar maior assistência à população e melhores condições na batalha contra a  Covid-19 em todo o município. 

“Tem sido uma luta diária desde o mês de março, a Prefeitura de Barreiras tem agido de forma contundente diante do quadro epidemiológico do novo Coronavírus no município. Nosso objetivo é diminuir a curva de contágio pela Covid-19, para favorecer a cura dos pacientes acometidos dessa doença. Para isso, além das medidas restritivas, ampliamos para 35 os leitos hospitalares no Pronto  Atendimento Coronavírus, ampliamos também o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde Emilly Raquel, no Centro, e no Jardim Ouro Branco, para pessoas com suspeita da Covid-19 até às 22h, além das centrais de Triagem e de Teleatendimento, que atuarão 24 horas via telefone, através do número 3613-9250. Contudo precisamos ainda, da colaboração das pessoas com as medidas individuais preventivas, como a higienização das mãos, uso de máscaras e principalmente, o distanciamento social”, pontuou o secretário de saúde. 

Fonte: Blog Bahia / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário