Hemoba de Barreiras realiza Sabadão Solidário extra para atender queda nos estoques de sangueBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


14 de ago. de 2020

Hemoba de Barreiras realiza Sabadão Solidário extra para atender queda nos estoques de sangue

 


O Sabadão Solidário do Hemocentro Regional de Barreiras terá uma edição extra no mês de agosto como medida para mitigar a baixa nos estoques de sangue. O evento vai ocorrer neste sábado (15), das 8h às 12h, no Hemocentro, localizado no bairro de Barreirinhas. Desde o início da pandemia, a ação tem sido estratégica para manutenção dos estoques; nas últimas três edições, 84 bolsas foram coletadas.


A enfermeira e responsável administrativa do Hemocentro de Barreiras, Dulce Rodrigues, explica que apesar da pandemia, a demanda por transfusão de sangue por outras condições crônicas de saúde ou acidentais é alta e os casos de agravamento pela Covid-19 também têm requerido dos estoques.


“Nossa região [oeste] abrange um número significativo de cidades e como temos apresentado estoque crítico para sangues do tipo O+ e A+, que são bastante requisitados, temos intensificado as ações para captação de doadores. Além dos Sabadões, temos feito parcerias com instituições públicas, privadas, entidades religiosas e civis, atendendo a grupos que atuam nesses espaços”, afirma.


Dulce Rodrigues ainda frisa que para garantir a segurança do doador, a unidade está seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelo Hemocentro Coordenador (Hemoba de Salvador) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os candidatos e funcionários têm temperatura medida logo na chegada à unidade e tem sido colocado o espaçamento necessário entre as cadeiras de coleta e de atendimento, além da disponibilização de álcool em gel para todos.


Os atendimentos devem ser agendados e o horário de funcionamento neste sábado será das 8h às 12h. Nos demais dias, a unidade segue funcionando das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. Os candidatos à doação devem entrar em contato por meio do número (77) 3613-3799 ou do e-mail horamarcada@hemoba.ba.gov.br para realização do agendamento.


Recomendações


Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.




Fonte: Blog Bahia / Hemoba

Nenhum comentário:

Postar um comentário