Greve dos Correios acaba nesta terça (22) após decisão judicialBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


22 de set. de 2020

Greve dos Correios acaba nesta terça (22) após decisão judicial

 

Nesta segunda-feira (21), a maioria do Tribunal Superior do Trabalho (TST) definiu que a greve dos Correios deve acabar nesta terça-feira (22) e que os funcionários terão direito a um reajuste salarial de 2,6%. Caso os colaboradores não retornem ao trabalho, a categoria pode receber multa de R$ 100 mil por dia.


O julgamento, que foi interrompido por problemas técnicos na internet dos participantes, definiu também que a greve não foi abusiva. A decisão significa que metade dos dias da greve, que começou em 17 de agosto, será descontada do salário dos funcionários, enquanto a outra metade será compensada. Caso a paralisação fosse vista como abusiva, o desconto seria de 100% das horas não trabalhadas.


Entre as solicitações dos funcionários, a principal envolve a manutenção de um acordo coletivo assinado em 2019, mas previsto para valer no ano que vem, e que foi suspenso pela estatal na pandemia. Esse pacote de benefícios e direitos incluía auxílio-creche, licença-maternidade de 180 dias e adicional de serviço noturno.


"É a primeira vez que julgamos uma matéria em que uma empresa retira praticamente todos os direitos dos empregados", defendeu a Ministra Kátia Arruda, relatora do processo no TST.

Nenhum comentário:

Postar um comentário