O que é ser agente de trânsito no Brasil?Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


23 de set. de 2020

O que é ser agente de trânsito no Brasil?

 

Se do Oiapoque ao Chuí replicarmos essa pergunta a gama de respostas terá aspectos tão diversos que provavelmente gastaríamos números incontáveis de caracteres para replicar, pois a multiplicidade de tarefas é enorme.


Esse profissional trabalha em um ambiente complexo, de realidades desafiadoras, composto por seres humanos com diversos tipos de comportamentos e personalidades, além de outros elementos marcantes, como a ação do tempo, animais, obras de arte urbanas, sinalizações complexas ou a inexistência delas, infraestruturas falidas, seja viárias ou com a insegurança e a impossibilidade de se autoprover a mínima, já que depende de legalização para tal.


O agente de trânsito no Brasil sai para a lida com a expectativa de se tornar marcante na vida de alguém ou de uma comunidade. Pensamentos assim transitam pela sua mente: “Que bom se não houver nenhum acidente no trânsito hoje?”, “Meu Deus, permita que nessa escala não haja nenhum pai perdendo um filho, ou vice-versa, vítima de um motorista embriagado!”, “A nossa missão é salvar vidas”


Cabe aos profissionais, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, as atividades de fiscalização e operação no trânsito, ou seja, o controle do cumprimento das normas de trânsito e o monitoramento técnico das vias. Essas atividades são fundamentais para a prevenção de acidentes e o ordenamento do tráfego, contribuindo com o direito de ir e vir do cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário