Procon Barreiras fiscaliza lojas durante a Black FridayBlog Bahia

28 de nov. de 2020

Procon Barreiras fiscaliza lojas durante a Black Friday

 

De olho em possíveis irregularidades relacionadas a preços, descontos e formas de pagamento dos produtos apresentados aos consumidores durante a Black Friday, a equipe do Procon Barreiras realiza, durante toda a sexta-feira (27), uma intensa fiscalização em lojas de departamento, confecções e concessionárias de veículos da cidade. O trabalho integra uma ação prévia iniciada em outubro, com um levantamento de preços dos principais produtos e serviços procurados pelo consumidor.


“Nós percebemos que as empresas, por conta da pandemia, anteciparam as promoções da Black Friday, então também antecipamos as fiscalizações. Hoje retornamos para avaliar se de fato esse desconto foi real e se existem mesmo essas vantagens para o consumidor, nestes produtos”, explica a coordenadora do Procon Barreiras, Renata Alves.

Previamente, o Ministério Público municiou lojistas e consumidores com informações e orientações buscando impedir que o público caia em golpes durante o período promocional. Mesmo assim, o fiscais do Procon identificaram irregularidades em algumas lojas visitadas. A principal delas foi a ausência de informação relacionada ao preço e forma de pagamento de alguns produtos. Estas empresas foram notificadas e têm um prazo de dez dias para responder ao órgão, sob pena de pagamento de multa ao final do procedimento.


“A gente se surpreendeu com a quantidade de consumidores nas ruas, procurando e analisando as melhores ofertas e preços. Buscamos, sobretudo, propiciar a estes consumidores a informação segura para evitar problemas futuros”, explica Renata. Ela destaca ainda que a partir da próxima semana, uma equipe do Procon estará recepcionando as denúncias que surgirem. Os atendimentos no órgão já voltaram a ser presenciais, na Rua Capitão Manoel Miranda, 1004  e existe também a opção do telefone 3613-9576.

Um alerta importante aos consumidores para evitar problemas futuros com mercadorias adquiridas em períodos de promoção é que guardem cards, encartes e ainda, peçam para constar na nota fiscal de compra, a possibilidade de troca. Estas provas e cuidados são fundamentais para respaldar a compra e evitar aborrecimentos.






Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário