Rui Costa anuncia novo secretário da SSP-BA e chefe da Polícia Civil será uma mulher pela 1ª vezBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


24 de dez. de 2020

Rui Costa anuncia novo secretário da SSP-BA e chefe da Polícia Civil será uma mulher pela 1ª vez

 

 O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta quarta-feira (23), o juiz federal Ricardo César Mandarino, como novo secretário da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA). Durante live nas redes sociais, o gestor do estado também confirmou que a delegada Heloísa Brito vai ocupar o cargo de delegada geral da Polícia Civil, cargo ocupado pela primeira vez por uma mulher.


Rui Costa também anunciou o delegado Hélio Jorge como subsecretário da SSP-BA.


O cargo de secretário da SSP-BA era ocupado por Maurício Teles Barbosa, exonerado um dia após a Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) deflagrarem uma nova etapa da Operação Faroeste, de combate a suposto esquema criminoso de venda de decisões judiciais.

Além de Maurício Barbosa, Gabriela Caldas Rosa de Macedo, que era chefe de gabinete da pasta, também foi exonerada do cargo, no dia 15 dezembro. Na operação, os dois foram alvos de mandados e afastados do cargo por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).


No mesmo dia, foi publicada a nomeação de Ary Pereira de Oliveira para o cargo de secretário da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Ary Pereira, que era o subsecretário da pasta, assumiu o posto interinamente.


A Procuradoria-Geral da República (PGR) afirmou ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que a deflagração das primeiras fases da Operação Faroeste não interrompeu a "corrupção sistêmica" no Tribunal de Justiça da Bahia, mas diminuiu a "concorrência" entre desembargadores investigados.


A PGR também pediu ao STJ que Maurício Barbosa fosse detido temporariamente por ter, segundo a procuradoria, "papel central na garantia da impunidade" dos investigados da Operação Faroeste. O ministro Og Fernandes, que foi quem autorizou a nova etapa da operação, negou a prisão, mas determinou o afastamento do cargo por 180 dias.


Em nota, os advogados do secretário Maurício Barbosa disseram que ele nega o envolvimento no esquema. Ainda em nota, foi informado que não existe "qualquer indício comprovado que indique suas participação". No entanto, a defesa informou depois que ele foi afastado por "omissão de apuração de fatos que deveriam ser investigados".


O documento destacou que Maurício Barbosa cumprirá integralmente a determinação judicial que o afastou do cargo de secretário da Segurança Pública da Bahia. Diz ainda que ele confia na Justiça, "sobretudo por guardar viva a certeza da sua absoluta inocência".



Fonte: Blog Bahia  / G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário