Secretaria de Saúde de Barreiras vacina os servidores do SAMU contra a Covid-19 e realiza capacitação em Suporte Básico de Vida para os socorristasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


25 de jan. de 2021

Secretaria de Saúde de Barreiras vacina os servidores do SAMU contra a Covid-19 e realiza capacitação em Suporte Básico de Vida para os socorristas

 

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, preparou a primeira capacitação 2021 para toda equipe do SAMU 192, dando continuidade a grade de treinamento em Suporte Básico de Vida (SBV) para os socorristas do serviço. O treinamento ocorreu durante o sábado (23), na base do SAMU com instruções e orientações do enfermeiro Flávio Ricardo Neves.


Antes da capacitação, os 37 servidores foram imunizados com a vacina Coronavac pela equipe da Coordenação do Programa de Imunização - COPIM. A coordenadora da Base Barreiras do SAMU 192, Kallynka Soledade, salientou a importância da vacinação dos profissionais.


“Diariamente convivemos com o risco da Covid-19, mesmo utilizando todos os EPIs necessários aos cuidados, manejo e transporte de pacientes com suspeita ou confirmados para Covid-19, seguindo as recomendações e protocolos do Ministério da Saúde, com a imunização a nossa equipe estará mais protegida”, disse a coordenadora.

Em 2020, as capacitações focaram nos temas relacionados à proteção individual e o manejo de pacientes confirmados em estado moderado ou grave, além de casos suspeitos de Covid-19. Neste mês de janeiro, às técnicas detalhadas de SBV voltam a ser discutidas nos encontros mensais, e nesta primeira etapa, o enfermeiro Flávio apresentou o conjunto de técnicas essenciais no atendimento emergencial a uma vítima em potencial parada cardiorrespiratória. Colocando em prática uma chance real de sobrevida a mesma, até o atendimento hospitalar.


“Com essas capacitações mensais teremos oportunidade de fazer passo a passo todos os procedimentos de SBV, abrangendo a desobstrução das vias aéreas, ventilação e circulação artificial. O acesso precoce ao serviço de emergência, o atendimento avançado e a desfibrilação precoce são acrescentados a essas manobras com aulas teóricas e práticas”, finalizou o enfermeiro Flávio. 


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário