17º GBM de Barreiras é acionado para capturar cobra no centro da cidadeBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


4 de fev. de 2021

17º GBM de Barreiras é acionado para capturar cobra no centro da cidade

 

Agentes do grupamento de bombeiros militares receberam o chamado por volta das 16h 30 desta quinta-feira (04), para capturarem uma cobra de cipó ou cobra verde, que havia entrado na garagem de um prédio, na Praça Dr. Augusto Cézar Torres, no Centro da cidade, mas encontraram a serpente morta por um dos moradores, que teria se assustado com a presença do animal de aproximadamente 40 centímetros.


De acordo com o sargento Gerliano, a moradora agiu corretamente ao acionar o grupamento para captura-la, porque nem todo mundo sabe identificar qual das espécies é venenosa. O sargento declarou que sua equipe tem equipamento adequado e é treinada para prender com vida e soltar o ofídio em local adequado. “Matar não é o procedimento correto”, ressaltou.


Ele acredita que a cobra de cipó foi trazida pela correnteza do Rio Grande, que passa bem próximo do local.

Cobra Verde (Philodryas olfersii)


Serpente que, apesar de pertencer à família de não-peçonhentas, pode causar acidentes sérios. A Cobra Verde é opistóglifa, ou seja, possui um dente inoculador de veneno situado no fundo da boca, na porção posterior do maxilar superior. Ela possui uma saliva tóxica, por isso deve-se tomar cuidado com possíveis acidentes. É um animal arborícola que se camufla nas copas de árvores, em função de seu colorido esverdeado. Pode alcançar até 1,40m e costuma se alimentar de pequenos mamíferos, aves, lagartos e anfíbios.


Fonte: Blog Bahia  / Alô Alô Alô Salomão

Nenhum comentário:

Postar um comentário