Secretaria de Saúde de Barreiras orienta população sobre atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24hs Clarice BorgesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


27 de fev. de 2021

Secretaria de Saúde de Barreiras orienta população sobre atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24hs Clarice Borges

  

Pacientes com sintomas de gripe, cefaleia, dengue, zika e chikungunya têm rotineiramente buscado atendimento na Unidade de Pronto Atendimento– UPA 24hs Clarice Borges no Bairro São Miguel, acentuando a demanda no local que tem suas equipes voltadas para casos de urgência e emergência. Deste modo, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que pessoas com esses sintomas podem buscar assistência médica nos postos de saúde próximos a sua residência ou ainda nas Unidades Básicas de Saúde Emilly Raquel e do Bairro Jardim Ouro Branco, que estão com funcionamento estendido até às 22 horas.


“Neste período quente e úmido em que a incidência de arboviroses aumenta, assim como as síndromes gripais, é importante que os pacientes se atentem aos locais de atendimento. Procurar as nossas Unidades Básicas de Saúde garante mais agilidade na prestação do serviço, diminui o tempo de espera e evita a sobrecarga das equipes médicas voltadas aos casos de urgência e emergência”, explicou o secretário de saúde de Barreiras, Melchisedec Alves.


A ordem de atendimento na UPA é definida, conforme os dados colhidos na triagem e o quadro de saúde do indivíduo. Segundo a diretora administrativa, Keite Arcanjo, o número de casos que não caracterizam emergência ou urgência praticamente dobrou na unidade.


“Temos pacientes com sintomas leves, que procuram a UPA mais de uma vez durante a semana. Para casos de dengue, zika e chikungunya é necessário o preenchimento da notificação, o que exige ainda mais disponibilidade de tempo por parte da equipe. São classificados como urgência e emergência: síndrome coronária aguda, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular encefálico, arritmias graves, intoxicação exógena, acidentes com animal peçonhento grave, descompensação de diabetes, emergência hipertensiva e crise convulsiva”, esclarece Keite. 


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário