Eduardo Pazuello é exonerado do Ministério da SaúdeBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


23 de mar. de 2021

Eduardo Pazuello é exonerado do Ministério da Saúde

 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) expediu nesta terça-feira (23) a exoneração de Eduardo Pazuello do cargo de ministro da Saúde. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial com a assinatura do presidente da República.

A exoneração de Pazuello ocorre no mesmo dia em que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deu posse, numa discreta cerimônia no Palácio do Planalto, ao médico Marcelo Queiroga como novo ministro da Saúde. 

Segundo fontes, o novo ministro esteve com o presidente em uma cerimônia simples, como pedira Queiroga em virtude da gravidade da pandemia.

Mudança
A troca de comando no Ministério da Saúde foi anunciada na semana passada. O médico cardiologista aceitou o convite do presidente da República na segunda-feira (15), desde então ele tem participado de uma série de reuniões com o atual chefe da pasta, lideranças sanitárias e políticos para firmar a transição de gestão. 

Em uma de suas primeiras declarações como ministro nomeado, Queiroga disse que a política de combate à pandemia é responsabilidade do presidente, cabendo ao ministro apenas a tarefa de executá-la.

O médico fez elogios ao trabalho de Pazuello, mas, em entrevista à CNN na sexta-feira (19), disse que a sua gestão terá como principal diferença em relação a do militar o “compromisso com as medidas de bloqueio do vírus”.

Apesar de se comprometer em aplicar medidas de neutralização da circulação do vírus, o médico declarou mais de uma ser contra a adoção do lockdown, sobretudo como política de governo no enfrentamento à crise sanitária instalada no país.

De acordo com o novo ministro, é preciso que o governo conscientize as pessoas da importância do distanciamento social responsável, do uso de máscaras e da higienização das mãos como forma de prevenção ao coronavírus.

Para efetivar as suas ideias e manter o alinhamento com o presidente, Queiroga pretende fazer mudanças na equipe do Ministério da Saúde já nos primeiros dias de sua gestão, como contou à CNN. (Com informações da CNN Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário