Missão cumprida na saúde de Luís Eduardo MagalhãesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


6 de mar. de 2021

Missão cumprida na saúde de Luís Eduardo Magalhães

 

A Saúde é prioridade para a gestão do prefeito Júnior Marabá, por isso, o cuidado em escolher um servidor concursado com experiência de mais de 10 anos no setor privado e público de Luís Eduardo Magalhães, como o especialista em saúde pública e fonoaudiólogo, Darkson Marques.

Desde que assumiu, em 1º de janeiro de 2021, a saúde, que penou nos últimos quatro anos, vem sendo reestruturada gradualmente.

“Nós queríamos arrumar a casa. Quando o prefeito Junior Marabá nos chamou, falei que me dedicaria ao máximo, mas tinha alguns planos já traçados. Sei que nestes 60 dias deu para organizar muita coisa. Deixamos a equipe alinhada, com o discurso único e a população já percebe uma boa melhora. Uma humanização, um cuidado melhor. A missão dada foi cumprida, então me sinto tranquilo pelos resultados que alcançamos, mas quero me dedicar aos meus projetos pessoais. Sei que a saúde de LEM estará em boas mãos”, disse.

Em pouco mais de 60 dias, foram reabertas 18 unidades básicas de saúde, funcionando com equipe completa. Em janeiro, esse número era zero.

A Policlínica Municipal, que desde novembro do ano passado não funcionava, voltou a atender com médicos especialistas. Atualmente, são 23, entre eles, pediatra, otorrino, endocrinologista, ginecologista e obstetra. Além de realizar exames de imagem, como ultrassom.

Nos primeiros dias de janeiro, o secretário Darkson Marques, solicitou junto ao Instituto Butantan a reserva de cinco mil doses da vacina Coronavac, saindo na frente em busca de uma solução para a pandemia.

Marques foi responsável ainda, pela elaboração do Plano Municipal de Vacinação Contra a Covid-19, que possibilitou o início da imunização no mesmo dia em que os primeiros lotes da vacina chegaram ao município. Uma agilidade que tem feito diferença na vida das pessoas, sobretudo dos grupos prioritários. Luís Eduardo Magalhães já soma 1.778 pessoas vacinadas, destas, 997 profissionais de saúde e 781 idosos.

A mão cuidadosa do gestor possibilitou ainda a existência do sistema Drive Thru, que tem proporcionado mais agilidade para aplicação da segunda dose da vacina Coronavac: já são mais de 700 imunizados e esse número cresce a cada dia.

Dengue

Além de enfrentar o grande desafio de assumir a pasta de saúde em meio a uma Pandemia, precisou administrar um surto de Dengue na cidade. Agiu rapidamente e idealizou o Plantão de Atendimento da Dengue, que atendeu até a última terça-feira (02), 2.106 pessoas com sintomas de Dengue, Zika e Chinkunguya.

Uma estrutura completa, com área de triagem, sala de espera, consultório médico, atendimento de enfermagem e sala de coleta de material para exames e medicação.

Com a experiência de quem conhece as necessidades da população, o secretário de Saúde, Darkson Marques vem recebendo o reconhecimento merecido pelo trabalho incansável na melhoria da saúde de Luís Eduardo Magalhães.

“Eu só tenho a agradecer ao meu amigo Darkson pelo tempo que ele dedicou ao nosso projeto. Quanto ao secretário Darkson eu só tenho é que reconhecer o importante trabalho que ele realizou durante este difícil e delicado início de governo. Sua capacidade, fez com que em apenas 60 dias a gente tivesse uma saúde organizada e pronta para atender a população. De minha parte é só gratidão”, disse o prefeito Junior Marabá.

Fonte: Blog Bahia  /  ASCOM - Prefeitura de LEM

Um comentário:

  1. Parabéns ao Dr.Darkson e a gestão disciplinada do prefeito Junior Marabá,sou estudante universitária e moradora da cidade a 20 anos,sei bem o quanto a agilização pode nos ajudar.
    Que assim prossigamos,Saúde prioridade sempre.
    Que Deus abençoe a Todos,e vamos nos cuidar#GovernoJMparatodos
    Att.Artenizia Oliveira

    ResponderExcluir