Prefeito Zito Barbosa participa de reunião com Governador da Bahia e cobra ampliação da oferta de leitos de UTI para combater a Covid no OesteBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


9 de mar. de 2021

Prefeito Zito Barbosa participa de reunião com Governador da Bahia e cobra ampliação da oferta de leitos de UTI para combater a Covid no Oeste

  

Na manhã desta segunda-feira (08), o prefeito de Barreiras e presidente do Consid, Zito Barbosa, vice-presidente e prefeito de Santa Rita de Cássia, Zezo Aragão, juntamente com o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, o secretário de saúde, Melchisedec Neves e a subsecretária Jamile Rodrigues, participaram da reunião programada pelo governador da Bahia, Rui Costa. Em pauta, foi discutido o cumprimento dos decretos e protocolos de combate à Covid-19 estabelecidos desde o início do mês e vigentes em todo estado.

A reunião via videoconferência aconteceu pela plataforma Zoom e teve a participação de 21 municípios. Dentre os questionamentos levantados, o governador falou das medidas restritivas, como o toque de recolher e a crescente ocupação de leitos. Na oportunidade, o prefeito de Barreiras apresentou o boletim atualizado do quadro epidemiológico no município e a atual ocupação de leitos.

Atualmente, a região Oeste conta com 30 leitos de Unidades de Terapia Intensiva no Hospital do Oeste (HO) e o município de Barreiras contratou 10 leitos de UTI junto à Americas Health Especialidades, no Hospital Central, totalizando 40 leitos na cidade. Desses, 35 estão ocupados com pacientes de Barreiras, de municípios da macrorregião Oeste e de outras regiões da Bahia que estão sendo encaminhados pelo Estado. Diante deste quadro preocupante, Zito Barbosa questionou ao governador a necessidade de abrir novos leitos de UTI, uma vez que a cidade e a região estão na iminência de chegar a 100% de taxa de ocupação dos leitos. A proposta do prefeito de Barreiras é que o Governo do Estado amplie de imediato mais 10 leitos de UTI no Hospital Central.

“O município de Barreiras tem realizado um amplo trabalho de prevenção desde o início da pandemia, além de ações contínuas de combate à proliferação do vírus com higienização, testagem e busca ativa de casos positivos, o município adotou importantes medidas de retaguarda implantando em parceria com o Estado e a iniciativa privada, o Pronto Atendimento Coronavírus, no Hospital Municipal Eurico Dutra, com 35 leitos hospitalares que atende toda região Oeste, além disso, contratamos com 10 leitos no Hospital Central, exclusivos para Barreiras. Contudo, desde o início deste mês o HO tem recebido pacientes de todo Estado da Bahia e embora a taxa de pacientes de Barreiras ser baixa tanto na clínica médica, como na UTI, estamos preocupados com a crescente ocupação de leitos de UTI, dessa forma, solicitamos ao governador que tome medidas para contratar mais leitos de UTI no município” pontuou Zito Barbosa.

O governador Rui Costa sinalizou na reunião interesse na solicitação do prefeito de Barreiras, afirmando que irá avaliar a possibilidade desses novos contratos junto à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.



Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário