Decreto que libera realização de eventos com público de até 50 pessoas na BA não vale para a região oeste e IrecêBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


14 de abr. de 2021

Decreto que libera realização de eventos com público de até 50 pessoas na BA não vale para a região oeste e Irecê

  

O governo da Bahia publicou na edição desta terça-feira (13), o decreto que libera a realização de eventos no estado, com público de até 50 pessoas. Entretanto, segundo o governo da Bahia, a medida não é válida para algumas cidades do oeste do estado e da região de Irecê, no norte da Bahia. A decisão ocorre por causa do alto índice de contaminação da Covid-19.


De acordo com o governo, permanecem suspensos nesses 61 municípios os eventos e as atividades, independentemente do número de participantes, ainda que previamente autorizados, que envolvam aglomeração de pessoas, como eventos desportivos, religiosos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins, bem como aulas em academias de dança e ginástica.


No oeste, a medida vale para as cidades de Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.


Na região de Irecê, o decreto envolve os municípios de América Dourada, Barra do Mendes, Barro Alto, Bonito, Buritirama, Cafarnaum, Canarana, Central, Gentio do Ouro, Ibipeba, Ibititá, Irecê, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Jussara, Lapão, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Presidente Dutra, São Gabriel, Souto Soares, Tapiramutá, Uibaí e Xique-Xique.


Medidas restritivas


No domingo (11), o governo da Bahia anunciou que em 36 municípios da região oeste, os estabelecimentos comerciais que funcionem como restaurantes, bares e congêneres devem encerrar o atendimento presencial às 18h, sendo permitidos os serviços de delivery de alimentação até as 24h.


Já na segunda-feira (12), o governo estadual anunciou medidas mais restritivas na região de Irecê e outros 24 municípios do norte do estado. Nas duas regiões as medidas tem como objetivo o combate ao avanço da Covid-19 nas cidades.


A partir desta terça-feira nos 25 municípios do norte da Bahia, a permanência e o trânsito em vias, equipamentos, locais e praças públicas ficam proibidos no período das 18h às 5h, até o dia 19 de abril. Fica permitido nos 25 municípios, apenas o deslocamento para ida a serviços de saúde ou farmácia, para compra de medicamentos, ou situações em que fique comprovada a urgência.


O toque de recolher na Bahia foi prorrogado até 19 de abril, no entanto, nas outras cidades a restrição de circulação nas ruas é das 20h às 5h.


A venda de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery), fica vedada a partir do dia 15 abril até as 5h de 19 de abril. Os estabelecimentos deverão isolar seções, corredores e prateleiras nos quais estejam expostas bebidas alcoólicas.


Além disso, os estabelecimentos comerciais que funcionam como restaurantes, bares e congêneres devem encerrar o atendimento presencial às 17h. Ficam permitidos os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação até as 24h.


A Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio das polícias Militar e Civil, apoiará as gestões municipais para garantir o cumprimento das medidas adotadas.


As medidas mais restritivas no norte da Bahia valem para os seguintes municípios:


América Dourada

Angical

Baianópolis

Barra

Barra do Mendes

Barreiras

Barro Alto

Bom Jesus da Lapa

Bonito

Brejolândia

Brotas de Macaúbas

Buritirama

Cafarnaum

Canápolis

Canarana

Catolândia

Central

Cocos

Coribe

Correntina

Cotegipe

Cristópolis

Formosa do Rio Preto

Gentio do Ouro

Ibipeba

Ibititá

Ibotirama

Ipupiara

Irecê

Itaguaçu da Bahia

Jaborandi

João Dourado

Jussara

Lapão

Luís Eduardo Magalhães

Mansidão

Morpará

Morro do Chapéu

Mulungu do Morro

Muquém do São Francisco

Oliveira dos Brejinhos

Paratinga

Presidente Dutra

Riachão das Neves

Santa Maria da Vitória

Santa Rita de Cássia

Santana

São Desidério

São Félix do Coribe

São Gabriel

Serra do Ramalho

Serra Dourada

Sítio do Mato

Souto Soares

Tabocas do Brejo Velho

Tapiramutá

Wanderley

Uibaí

Xique-Xique


Fonte: Blog Bahia  / G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário