Barreiras: PRF e PMBA flagram crime ambiental e resgatam pássaros silvestres transtornados irregularmente em ônibus de turismoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


18 de mai. de 2021

Barreiras: PRF e PMBA flagram crime ambiental e resgatam pássaros silvestres transtornados irregularmente em ônibus de turismo

 

No combate a crimes contra o meio ambiente, policiais rodoviários federais em ação conjunta com policiais militares resgataram 09 pássaros silvestres, no Km 800 da Br 242 trecho do município de Barreiras (BA), região oeste da Bahia.


Na noite desta segunda-feira (17), as forças policiais em fiscalização de enfrentamento a criminalidade, ao abordarem um ônibus de turismo, encontraram os animais presos e amontoados em gaiolas, em compartimento escuro e sem ventilação, demonstrando total falta de higiene e cuidados. Dois deles já estavam mortos.


Os pássaros resgatados são das espécies conhecidas popularmente por trinca-ferro e canário.


O responsável pelos animais que trabalha como motorista do ônibus, não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais. Questionado, ele informou que recebeu 200 reais para transportar as aves de Araras (SP) até a cidade piauiense de São Raimuindo Nonato a pedido de um criador.


Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o infrator responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.


Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos a natureza.


A PRF alerta que as denúncias nas rodovias podem ser realizadas através do telefone 191, que funciona em todo o Brasil. A ligação é gratuita e não é preciso se identificar.


Fonte: Blog Bahia  /  PRF BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário