Incêndio atinge área de vegetação nativa e cerrado da Serra da Bandeira, em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


9 de set. de 2021

Incêndio atinge área de vegetação nativa e cerrado da Serra da Bandeira, em Barreiras

 

Um incêndio atinge parte da área de vegetação nativa e de cerrado na Serra da Bandeira, em Barreiras, oeste da Bahia. O fogo começou na madrugada desta quarta-feira (8) e se alastrou rapidamente por causa dos ventos e da vegetação seca.


A suspeita do Corpo de Bombeiros é de que as chamas tenham sido provocadas por ação humana, mas não necessariamente criminosa. Os bombeiros fazem vários alertas, entre eles para que as pessoas evitem lançar bitucas de cigarro da janela de veículos, e que não usem o fogo para limpar lotes.


Imagens de um circuito de segurança mostram onde o fogo começou. O incêndio destruiu antenas do sistema de telefonia, internet, rádio e televisão da região.


O fogo também chegou a um pátio onde ficam os transmissores da TV Oeste, afiliada da TV Bahia. Três veículos da emissora, que estavam estacionados no local, foram destruídos pelas chamas. O sinal de transmissão foi mantido no ar, porque o cabeamento não foi afetado.


“A gente não teve nenhum impacto com relação à nossa estação. A gente sempre teve essa questão preventiva de evitar matos próximos e árvores de grande porte”, explicou o engenheiro eletricista da TV Oeste, Paulino Santana.


Por causa da falta de chuva, esse período é considerado crítico no oeste e queimadas acontecem com frequência. Os bombeiros seguem no local do incêndio, como detalha o aspirante Diego Santos.


“Os nossos esforços estão sendo em segurar esse fogo, para que ele não chegue perto do aeroporto, e tenha algum impacto sobre o sistema de aviação da nossa cidade. Estamos no processo de requisitar [aviões para ajudar a conter as chamas], porque o fogo fica em local de difícil acesso”.




Fonte: Blog Bahia  / G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário