Reunião na Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito discute implantação do Sistema de videomonitoramento, em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


10 de set. de 2021

Reunião na Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito discute implantação do Sistema de videomonitoramento, em Barreiras

Ampliar as ações de segurança pública e implantar meios que ajudem a inibir crimes, especialmente contra bens e patrimônio, sempre foi pauta de discussão na Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito. E com o objetivo de fortalecer esse debate e tirar do papel a implantação do sistema de videomonitoramento em Barreiras, foi realizada uma reunião na tarde desta quarta-feira (08), na sede da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito com representantes da Polícia Militar e instituições comerciais.


De acordo com o Capitão Weber, o projeto que conta com o aporte da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, prevê a implantação, ainda esse ano, de cerca de 45 câmeras de videomonitoramento. “O projeto tem o objetivo de monitorar com emprego de câmeras de altíssima qualidade os principais pontos da cidade. As câmeras serão instaladas em pontos estratégicos e farão a leitura facial e de placas de veículos, com a finalidade de inibir ações delituosas e trabalhar de forma preventiva. A previsão é que essas câmeras sejam espalhadas na cidade, nos principais locais de acesso ao perímetro urbano, feiras, rodoviárias, onde tem um alto fluxo de pessoas”, pontuou o Capitão PM Weber.


Com tecnologia das câmeras do videomonitoramento, os operadores policiais e guardas municipais, que atuarão no centro de operações, terão acesso em tempo real e de maneira rápida, a um sistema que executa o reconhecimento facial de pessoas e de placas veiculares. Segundo o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio, é de interesse da Gestão, acompanhar o formato de implantação do projeto e como será executado. “Precisamos ficar cientes quanto à forma de execução desse projeto, pois o município também tem um projeto com o mesmo viés, onde além das câmeras da Secretaria de Segurança Pública, mais câmeras serão instaladas e integrarão esse sistema de forma mais ampla, ou seja, nosso objetivo é unir forças, com a contribuição da Gestão Municipal, para que Barreiras seja cada vez mais segura”, disse o secretário.


O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Barreiras, Fábio Nogueira, afirma ser uma pauta antiga, mas que agora, acredita que sairá do papel. “É uma reivindicação que há muito tempo vem sendo cobrada pelos comerciantes, foi feita lá atrás em outras gestões, e agora, com esse novo formato de integração acredito que seja executado com mais celeridade. O comércio de Barreiras fica muito feliz com esse sistema integrado e ter uma segurança a mais para os nossos comerciantes está entre as nossas prioridades”, afirmou.


Segundo o vice-prefeito, Emerson Cardoso, essa pauta também é uma das prioridades da gestão. “Estamos trabalhando para dar celeridade às principais pautas da gestão. O processo de licitação já foi concluído pela Secretaria de Segurança Pública e o Município de Barreiras fará a integração de novos equipamentos para implantação do sistema de videomonitoramento, trazendo mais segurança para nossa população” afirmou.


Participaram também da reunião o assessor especial, Vitor Barreto; Eduardo Cena da Total BR; o presidente do Sindilojas/Oeste, Carlos Costa e ainda Thiago Quinteiro, Sóstenes Vital e Reginaldo Matos, pela CDL.



Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário