Barreiras é a primeira colocada do Estado da Bahia no “Prêmio Band Cidades Excelentes” para municípios acima de 100 mil habitantesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


18 de out. de 2021

Barreiras é a primeira colocada do Estado da Bahia no “Prêmio Band Cidades Excelentes” para municípios acima de 100 mil habitantes


A Cidade do Futuro Inteligente, Sustentável e Humana agora é também, a número 1 em Eficiência Fiscal e Transparência


A Capital do Oeste é a primeira colocada na etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes, no pilar Eficiência Fiscal e Transparência, na categoria cidades acima de 100 mil habitantes. Barreiras vence a premiação, tendo a capital Salvador e o município de Camaçari como segundo e terceiro colocados respectivamente. A iniciativa é advinda da parceria do Grupo Bandeirantes com o Instituto Áquila e é direcionado a todas as cidades do país.


A premiação veio para incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros, através das boas práticas da gestão pública. O prêmio visa reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal; incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública; disseminar soluções de gestão, que sirvam de referência para outros municípios, e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.



A avaliação do Prêmio Band Cidades Excelentes é feita a partir de ferramentas desenvolvidas pelo Instituto Áquila, que consolida resultados a partir de 41 indicadores em uma única nota final. Os indicadores da premiação são construídos a partir de 5 pilares: eficiência fiscal e transparência, educação, saúde e bem-estar, infraestrutura e mobilidade urbana e desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.


Barreiras vence em um pilar extremamente significativo para a aplicação e eficiência do gasto público. O pilar Eficiência Fiscal e Transparência, busca medir o percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, resultado fiscal e índice de transparência da gestão.


De acordo com o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, Johnny Saad. “Um excelente prefeito pode mudar, como já vi diversas vezes, a história de uma cidade. O sonho de fazer uma premiação anual aos melhores prefeitos é agora possível com o Instituto Áquila, que tem um grande banco de dados com informações de todas as cidades brasileiras. Esse rico e estratégico material pode e deve ser usado pelas gestões municipais e estaduais, e também pelo governo Federal junto ao Congresso Nacional, para que os atuais e futuros orçamentos possam diminuir as diferenças”, analisa o presidente.



O Prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, que estará em Salvador no dia 20 de outubro para receber a premiação, demonstrou grande satisfação com a conquista da Capital do Oeste. “Recebemos com muita alegria a comunicação do Grupo Bandeirantes para estar em Salvador no dia 20 de outubro recebendo mais esse prêmio para Barreiras. Recentemente apresentamos o Programa de Governo Barreiras 2030 Cidade do Futuro inteligente, sustentável e humana, um programa com 30 metas que projeta nossa cidade em um elevado patamar de desenvolvimento nos próximos 10 anos, mas os pilares já começamos a construir desde 2017 e naturalmente os resultados começam a se materializar, o que demonstra que estamos no caminho certo, porque Barreiras é nosso orgulho e o nosso futuro”, comemora o prefeito de Barreiras. A Cidade do Futuro agora segue para a etapa nacional da premiação, já devidamente destacada entre as 5.570 cidades brasileiras.



Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário