Obra de esgotamento sanitário entra na reta final para atender o bairro BarreirinhasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


27 de out. de 2021

Obra de esgotamento sanitário entra na reta final para atender o bairro Barreirinhas



Embasa está implantando rede principal nas ruas das Turbinas e da ApaeCom a intervenção na rua das Turbinas em andamento, ao lado da escola Mirandolina Ribeiro Macêdo, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) entra na reta final da implantação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Barreirinhas, em Barreiras. A execução deste trecho contempla a implantação de um interceptor, rede principal implantada em maior profundidade e com declividade suficiente para transportar por gravidade os esgotos domésticos coletados em todo o bairro, que serão direcionados para a estação de bombeamento, também em fase final de construção. A obra está com 90% do escopo total executado e, ao final de todo o empreendimento, 3.200 famílias do bairro passarão a contar com a prestação do serviço de coleta e tratamento dos esgotos domésticos.


“Por causa das chuvas intensas previstas para novembro e dezembro, a empresa contratada precisou entrar de forma emergencial na rua das Turbinas para implantar o interceptor até o final deste mês. Concluída esta etapa, logo depois será realizada a implantação desta mesma tubulação na rua da Apae. Serão 183 metros; também por causa da profundidade e do tamanho da tubulação, será necessário interromper o trânsito no local ao longo do mês de novembro”, informa o gerente regional da Embasa, Lucas de Moura Araújo. A obra vem sendo sinalizada e as mudanças do trânsito ficam sob responsabilidade da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito, por meio da Cootrans.


Investimento - O empreendimento de implantação de rede coletora na Barreirinhas teve início logo depois do período intenso de chuvas, em março, e avançou ao longo deste ano com a implantação de 8,4 quilômetros (km) de rede coletora e 3.200 ramais prediais (trecho entre o imóvel e a rede coletora). A Embasa também está expandindo o sistema de esgotamento sanitário para atender a parte alta da Morada da Lua, bairro que passa por expansão imobiliária e onde serão instalados 5,3 km de rede coletora e 886 ramais prediais em 13 novas ruas. Somados os empreendimentos, a Embasa vem investindo atualmente em Barreiras um montante de R$ 8,7 milhões para ampliar o acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto para beneficiar 4.200 novas famílias.


Assessoria de Comunicação da Embasa

Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário