Prefeitura de Barreiras realiza 8ª Conferência Municipal de SaúdeBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


26 de out. de 2021

Prefeitura de Barreiras realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde

Abertura oficial aconteceu no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante, na Câmara de Vereadores


Em Barreiras, a 8ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano traz como tema: “Garantia do SUS e do Controle Social: Desafios e Perspectivas em tempos de pandemia”, teve início nesta segunda-feira (25) com a abertura oficial no Plenário Dr. Aroldo Cavalcante, na Câmara de Vereadores. Seguindo os protocolos de medidas sanitárias devido à pandemia da Covid-19, a 8ª Conferência Municipal de Saúde contou com um número limitado de pessoas presentes e foi transmitida ao vivo pela Rede Câmara de Comunicação e pelos canais da Prefeitura.


Além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Gilvan Ferreira, que abriu os trabalhos da 8ª Conferência, participaram da abertura o presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira; vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretário de saúde Melchisedec Neves; subsecretária Jamile Rodrigues; diretor do Centro das Ciências Biológicas e de Saúde da Universidade Federal do Oeste da Bahia, professor Rafael Simões; diretor da Universidade Estadual da Bahia/Campus IX, Joaquim Neto e a enfermeira referência técnica regional de imunização do Núcleo Regional de Saúde/Oeste, Lívia Teles.

“A Conferência Municipal de Saúde, assim como o Conselho Municipal de Saúde são espaços importantes e que não devemos deixar enfraquecer. Trabalhamos junto com a Comissão traçando metas de organização para realizar essa Conferência com qualidade e eficiência”, destacou Gilvan Ferreira ao declarar aberta oficialmente a 8ª Conferência Municipal de Saúde.


Demais autoridades como os vereadores Alcione Rodrigues, Carmélia da Mata, Francisco Sobrinho, Graça Melo, Rider Castro, Dr. Sileno Cerqueira, Silma Alves e Valdimiro José, também os profissionais da saúde e lideranças de vários segmentos participaram do primeiro dia da 8ª Conferência Municipal de Saúde que teve início com apresentação teatral e musical da equipe da Saúde Mental do município que retratou de maneira lúdica, a importância e como funciona o Sistema Único de Saúde (SUS).


“Hoje iniciamos a 8ª Conferência de Saúde de Barreiras tratando-se de um espaço democrático de debates coletivos para discussão e decisão sobre a política municipal de saúde. Entendemos que é um momento importante para avaliar a nossa rede e conferir a implementação dessa política pública, permitindo avaliar e propor novas diretrizes no sentido de consolidar e ampliar a garantia do SUS e no controle social” pontuou Melchisedec Neves, secretário municipal de saúde.

Representando o prefeito Zito Barbosa, o secretário de Planejamento e vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, falou da importância da realização da Conferência da Saúde para o município. “Momentos como esses são importantes para planejarmos a saúde do município, durante a pandemia fomos desafiados diariamente, por isso, agradecemos a contribuição e colaboração de todos esses profissionais que se doaram e continuam à frente com o atendimento humanizado. Tão importante como o cuidado nos equipamentos da saúde é a prevenção, essa temática importante deve ser priorizada também nas discussões desses dois dias de Conferência, assim, desejamos muito sucesso nas discussões dos eixos temáticos, esse é um momento de diálogo com a sociedade”, destacou Emerson Cardoso.


Após a leitura do Regimento realizada pelo professor Dr. Ítalo Aleluia, foi ministrada a palestra “Garantia do SUS e do Controle Social: Desafios e Perspectivas em tempos de pandemia” pelo professor Dr. Bruno Klécius, que apresentou de maneira didática, a participação da população na Conferência Municipal de Saúde como um ato de cidadania, e ainda o Sistema Único de Saúde e seus princípios, os desafios, o SUS e a Pandemia e as principais perspectivas.



Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário