STJ determina afastamento do governador do Tocantins por 6 mesesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


20 de out. de 2021

STJ determina afastamento do governador do Tocantins por 6 meses

 

Decisão é do ministro Mauro Luiz Campbell e será submetida ao pleno da Corte do STJ, que pode mantê-la ou revogá-la.


O Superior Tribunal de Justiça (STJ), afastou o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), por seis meses, em uma investigação sobre suposto pagamento de propina e obstrução de investigações. A decisão é do ministro Mauro Luiz Campbell e será submetida ao pleno da Corte do STJ, que pode mantê-la ou revogá-la, ainda nesta quarta-feira, 20.


Ao mesmo tempo, a Polícia Federal realiza nesta quarta, buscas na casa de Carlesse e na sede do governo do Tocantins. Ação faz parte de duas operações simultâneas que investigam pagamento de propina relacionada ao plano de saúde dos servidores estaduais e obstrução de investigações.


Segundo reportagem do G1, os inquéritos que tramitaram sob sigilo na Corte Especial do STJ, também encontraram indícios do pagamento de vantagens indevidas ligadas ao Plano de Saúde dos Servidores do Estado do Tocantins e a estrutura montada para a lavagem de ativos e indicaram que os recursos públicos desviados foram incorporados ao patrimônio dos investigados.


As investigações começaram há cerca de dois anos e “reuniram um vasto conjunto de elementos que demonstram um complexo aparelhamento da estrutura estatal voltado a permitir a continuidade de diversos esquemas criminosos comandados pelos principais investigados”, segundo a PF. As equipes chegaram a Palmas em um avião da FAB para evitar vazamento de informações.


A defesa de Mauro Carlesse ainda não havia se posicionado sobre o caso.




Fonte: Blog Bahia  /  Jornal Opção

Nenhum comentário:

Postar um comentário