No último dia 27 de outubro, representantes das três instâncias – produtores, Polícia Militar e Prefeitura – reuniram-se para definir as atribuições. A Prefeitura fará a doação do terreno onde o posto será construído; a Abapa arcará com a edificação e a PM ficará com a gestão do posto que, futuramente, deverá contar com um Pelotão de Divisa, composto pela Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento de Polícia Técnica, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Federal. A Associação dos Moradores e Agricultores do Rosário (Ampovir) participou ativamente da demanda e das deliberações.
Responsável por, aproximadamente, 15% da produção agrícola do Oeste, o Rosário fica a cerca de 300 quilômetros de Barreiras e a 1,2 mil quilômetros de Salvador, sede do Governo da Bahia. Segundo o Tenente-Coronel Comandante da 30ª CIPM, Luiz Augusto Normanha, as longas distâncias da sede do Governo Estadual e das cidades mais populosas do Oeste deixam os produtores e a comunidade local mais vulneráveis à ação de bandidos, sobretudo no período de transporte de insumos agrícolas e de escoamento da safra.
“Com a implantação do posto, o efetivo será ampliado, assim como o número de viaturas circulando. Procuramos a Abapa para fazer o pedido e a resposta veio prontamente”, afirmou.
Fazer acontecer
“Desde a abertura do Centro-Oeste do Brasil, os desbravadores entenderam que mais do que esperar por ações de infraestrutura, seria necessário tomar a iniciativa para torná-las possível. Foi assim com a logística. Exemplo disso, é o programa Patrulha Mecanizada, da Abapa, que tem transformado a realidade no Oeste da Bahia, com o investimento nas estradas vicinais. Na segurança, temos a Operação Safra, e, agora, com a construção deste Posto Policial, avançamos neste sentido. Tudo isso só é possível graças à organização e união dos produtores e ao bom relacionamento com as instituições em todas as esferas”, ponderou Luiz Carlos Bergamaschi, presidente da Abapa. Ele acrescenta que “O distrito de Rosário é considerado o portal de entrada, na Bahia e Nordeste, para quem vem das demais regiões do Brasil e isso nos deixa mais vulneráveis. Portanto, o reforço na segurança é primordial”.
Para o prefeito de Correntina, José Nilson Rodrigues (Maguila), o posto trará resultados muito positivos à segurança no Rosário. “Este posto irá contribuir para aumentar a qualidade de vida dos munícipes, dentre eles, os agricultores, que desenvolvem o seu trabalho, mas também compartilham os seus frutos para o bem-comum”, considerou o prefeito.
Também participaram da reunião, as produtoras Suzane Mari Piana e Lisiane Lunardi, o diretor executivo da Abapa, Lidervan Morais, o representante da Aiba, Luiz Stahlke, o vereador Selênio de Guerrinha e diversas autoridades policiais.
Fonte: Blog Bahia / Abapa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste Blog