Sistema de Videomonitoramento entra em fase de implantação em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)

3 de nov. de 2021

Sistema de Videomonitoramento entra em fase de implantação em Barreiras

Mantendo o objetivo de ampliar as ações de segurança pública no município, nesta quarta-feira (3), o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Junior Sampaio, esteve reunido com o comandante do Comando de Policiamento Regional Oeste (CPRO), Cel. Osival Cardoso e o Capitão Weber, para ajustar os detalhes do Sistema de Videomonitoramento que ajudará a inibir crimes, especialmente contra bens e patrimônios públicos e que já está em fase inicial de instalação pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia, em Barreiras e outras cidades do Oeste.


Nessa primeira etapa serão instaladas 30 câmaras de videomonitoramento facial e de leituras de placas nas áreas de abrangência da 83º e 84º Companhias Independentes da Polícia Militar. A previsão, conforme o Cel. Osival Cardoso, é que o sistema funcione já no final de dezembro, tendo uma expectativa de implantar na segunda etapa mais 18 câmaras, priorizando o centro comercial da cidade.


“Esse videomonitoramento vem somar de forma significativa a ação preventiva da Polícia Militar onde poderemos agir antes do cometimento do crime e irá trazer uma sensação de segurança imensurável para toda população, não só na questão de monitoramento e identificação de pessoas como também no controle dos crimes relacionados a roubos e furtos de veículos. Em um estudo já realizado em cidades que usam esse videomonitoramento temos uma redução de até 60% nas ocorrências, principalmente em áreas comerciais”, esclareceu o comandante dando o exemplo positivo do videomonitoramento realizado no bairro Morada Nobre atrelado à CIPT Rondesp, considerado hoje, através dos dados de ocorrências, o bairro mais seguro do município.

Com toda essa tecnologia das câmeras de videomonitoramento, os operadores policiais e guardas municipais que atuarão no centro de operações, terão acesso em tempo real e de maneira rápida as informações que serão monitoradas em Barreiras, pelo Centro Integrado de Comunicação da Polícia Militar (CICOM), e em Salvador pelo Centro de Operações e Inteligência (COI).


Na reunião, também foi discutido o Projeto Câmaras Interativas que possibilitará a inserção de novas câmaras de instituições privadas e públicas no combate à criminalidade. De acordo com o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito de Barreiras, Junior Sampaio, a ideia é instalar câmaras de videomonitoramento em pontos estratégicos que possibilitará a leitura facial e de placas de veículos inibindo ações delituosas, favorecendo também o trabalho preventivo.


“A segurança pública sempre foi prioridade da gestão municipal que busca essa parceria com a Polícia Militar no combate a criminalidade. Estamos fazendo um levantamento de pontos estratégicos, principalmente de prédios públicos que serão integrados após regulamentação das normas do Projeto Câmaras Interativas. Estamos muito felizes com esse início da implantação das câmaras de videomonitoramento, temos certeza que trará mais segurança para nossa população”, destacou Junior Sampaio.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário