Anatel cria código numérico para uso obrigatório de empresas de telemarketingBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


11 de dez. de 2021

Anatel cria código numérico para uso obrigatório de empresas de telemarketing

 

Uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicada nesta sexta-feira (10), passou a exigir que empresas que ofertam serviços por telemarketing ativo deverão usar o código 0303, a partir de 2022. De acordo com a agência, com este número, o consumidor poderá identificar as chamadas de telemarketing e decidir se quer atender a ligação.

Conforme divulgou a Agência Brasil, o prazo para implementação das regras é de 90 dias para as prestadoras de telefonia móvel e de 180 dias para as operadoras de telefonia fixa. De acordo com a Anatel, telemarketing ativo é a prática de oferta de produtos ou serviços por meio de ligações ou mensagens telefônicas, previamente gravadas, ou não.

Ainda de acordo com a Agência, o código 0303 será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo. As operadoras de telefonia deverão realizar o bloqueio preventivo de chamadas originadas de telemarketing ativo a pedido do consumidor.

De acordo com a Anatel, as novas regras foram aprovadas após processo de consulta pública, realizado nos meses de agosto e setembro deste ano, no qual foram recebidas quase 100 contribuições de consumidores, empresas e associações de defesa do consumidor e do setor de telecomunicações.


Fonte: Blog Bahia  / Bahia Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário