Localidades da zona rural de Ibotirama recebem água tratada do São FranciscoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


20 de dez. de 2021

Localidades da zona rural de Ibotirama recebem água tratada do São Francisco



Com a chegada da rede distribuidora, os moradores da localidade de Olhos D´Água dos Tanques, de Ibotirama, começaram a receber, desde o último mês de novembro, água tratada captada do rio São Francisco em suas casas. Com investimento de R$ 180 mil, com recursos próprios, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) implantou cerca de quatro mil metros de tubulação para levar água para 30 famílias. A Embasa também passou a atender, desde agosto, os moradores das localidades de Maria da Luz e Baixa Funda, também na zona rural de Ibotirama. 

Moradora há 15 anos da localidade de Olhos D´Água, Valdelice Sousa dos Santos explica que a chegada da água melhorou sua vida e a dos vizinhos.  “Muitas vezes tínhamos problema no poço. Com a Embasa, é mais uma garantia de ter uma água que chega forte e com qualidade aqui em nossas casas”, afirma. Integrante da associação de moradores da localidade, Lidiane Oliveira Rocha Mendes, 23, explica que essa era uma demanda bastante aguardada pela população. “Vínhamos lutando para trazer o serviço da Embasa porque a água do poço não era tratada, e tínhamos dificuldades em ter a água com regularidade, principalmente no período mais seco. Estamos muito satisfeitos com essa conquista”, reforça ela, que mora há 11 anos em Olhos D´Água. 


O gerente da Embasa em Ibotirama, Odirlei Dourado, explica que foram investidos R$ 207,8 mil na infraestrutura total com a extensão de cerca de 10 mil metros de rede para beneficiar os chacareiros, que ficam de um lado, próximos ao Posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-242, e de outro, às margens à BA-160, que liga Ibotirama a Bom Jesus da Lapa. “É uma distância longa do rio São Francisco, e por isto, já era uma demanda antiga dos chacareiros destas localidades que está sendo atendida e vai garantir mais qualidade de vida como fornecimento de água dentro dos parâmetros de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, reforça.


Fonte: Blog Bahia / Ascom Embasa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário