Secretaria de Saúde de Barreiras realiza mutirões de ultrassonografias ginecológicasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


6 de dez. de 2021

Secretaria de Saúde de Barreiras realiza mutirões de ultrassonografias ginecológicas

 

Mais uma ação realizada pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, está sendo posta em prática com a proposta de garantir aos cidadãos o acesso a serviços de qualidade. No sábado (4), um mutirão no Centro de Atendimento à Mulher (CAM) atendeu 30 pacientes com ultrassonografias transvaginais. E no cronograma da Secretaria outro mutirão será realizado no próximo sábado (11) com a oferta de novas 30 ultrassonografias obstétricas.

Os exames são destinados às mulheres de Barreiras, encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde e Central de Marcação, até o CAM, via regulação. Todas as pacientes, após a realização da ultrassonografia, saem com os resultados na hora. Além da oferta desses exames nos mutirões, no CAM, são realizadas em média, 320 ultrassonografias ao mês, destinadas a pacientes de Barreiras e de outros 34 municípios da região Oeste.

A coordenadora Lidiana Borges explica que durante a pandemia o trabalho no local não parou, porém, muitas mulheres deixaram de fazer os exames por receio de sair de suas casas, agora o fluxo retoma com mais intensidade. “Nossas atividades foram normais durante a pandemia, mas, claro, houve uma menor procura por exames específicos. Estes mutirões chegam para melhorar a saúde humanizada oferecida e reduzir a demanda por exames”, diz.

Em outubro passado, o CAM realizou um mutirão de inserção de DIU de cobre (dispositivo intrauterino) e orientações sobre o câncer de mama para mulheres de Barreiras. A iniciativa integrou a programação do Outubro Rosa, mês que chama atenção à prevenção do câncer de mama.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário