Programa Melhor em Casa leva atendimento humanizado em domicílio para pacientes de BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


15 de fev. de 2022

Programa Melhor em Casa leva atendimento humanizado em domicílio para pacientes de Barreiras

 

A segunda-feira (14), foi dia de alta para a dona de casa Joana Rodrigues da Silva, que, aos 96 anos estava, desde outubro do ano passado, recebendo tratamento para a Covid-19. Depois de um período de internação do Hospital do Oeste que durou quase um mês, ela foi transferida para sua casa, onde passou a ser assistida pela equipe do Programa Melhor em Casa, da Prefeitura de Barreiras. As visitas semanais feitas por médicos, fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos resultaram em um tratamento de sucesso. Agora, ela, o marido Leonardo Pereira da Silva, (94), o filho João Batista e demais familiares comemoram a alta.

Dona Joana foi mais um caso que entrou nas estatísticas de cuidados do Programa Melhor em Casa. Hoje, de acordo com a coordenação, mais de 60 pacientes são tratados em suas residências com serviços de curativos, visitas semanais de rotina e avaliação, fisioterapia, além de entrega de itens como fraldas e medicamentos, sempre que o paciente se enquadrar nos critérios do Programa. O encaminhamento ao Melhor em Casa é feito por profissionais dos hospitais, UPA ou Unidades Básicas de Saúde (postos de saúde) que identifiquem no paciente o perfil e a necessidade do atendimento especializado.

“A nossa equipe garante ao paciente que possui dificuldade em se locomover até uma unidade de saúde, um serviço domiciliar, com comodidade. A gente vai acompanhando até o dia da alta, de forma gradual, para que ele dê sequência às suas rotinas”, explica a coordenadora Amanda Carvalho. Ela explica ainda que para ser inserido no Programa, o paciente passa por avaliação médica nas unidades de saúde de origem e a partir das demandas apresentadas, a equipe do Programa solicita junto a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), procedimentos como exames, aplicação de medicações venosas, oxigenoterapia, entre outros. A iniciativa evita e reduz a permanência dos pacientes nos hospitais, garantindo acompanhamento seguro e humanizado com mais comodidade.

Foi com o sentimento de gratidão que dona Joana e familiares receberam a equipe do Melhor em Casa para celebrar a alta. Com uma lucidez de fazer inveja a muitas pessoas mais jovens, ela relatou como foi passar cerca de três meses sendo assistida em sua residência. “Não tenho como agradecer o tanto que fui bem cuidada, ‘carinhada’. Fizeram de mim, um bebê, conta sorrindo. Gentileza e carinho nunca faltaram”, finaliza. Palavras endossadas pelo filho, João Batista. “Ver minha mãe em casa, aos 96 anos, tão bem assistida é maravilhoso. Nossa família tem um carinho muito grande pela equipe da Secretaria de Saúde que tão bem cuidou de minha mãe”, finalizou.

O Programa Melhor em Casa funciona na sede da Central de Regulação (CIR), na Avenida José Bonifácio, nº 27, Centro.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário