Barreiras: Secretaria Municipal de Saúde realiza ações em comemoração ao Dia Internacional da MulherBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


9 de mar. de 2022

Barreiras: Secretaria Municipal de Saúde realiza ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

 

O dia dedicado às comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher foi celebrado em diversos equipamentos da Secretaria de Saúde de Barreiras, nesta terça-feira (8), dentro do Projeto Saúde Humaniza, Integrada e Inovadora. Logo pela manhã, as pacientes que fazem acompanhamento no Centro de Atendimento à Mulher (CAM), bem como servidoras municipais, participaram de palestras, dinâmicas e sorteio de brindes. O espaço acolhedor também contou com a presença do educador físico Cesar Lucchese e o músico Marco Antônio que deram o tom da animação.

Já no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), anexo ao Centro de Saúde Leonídia Ayres de Almeida, bairro Morada Nobre, foi dado destaque especial as profissionais que atuam na Unidade. Na oportunidade, um café da manhã foi montado com esse objetivo de valorizar ainda mais a mulher em vários espaços de atuação. Com esse mesmo objetivo, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), recepcionou a equipe que atua na base que após um café da manhã com bate-papo sobre a atuação da mulher na sociedade, elas foram homenageadas pelos colegas com músicas.

Com uma decoração especial, às mulheres mães, puérperas e funcionárias, foram recepcionadas no Hospital da Mulher. O momento acolhedor contou com a entrega de mimos para todas as mulheres presentes na Unidade Hospitalar. A programação se estenderá ao longo de toda semana com acolhimento e momento de relaxamento com fisioterapeuta na quarta-feira (9); roda de conversa sobre o empoderamento feminino, com o Serviço Social e uma psicóloga na quinta-feira (10); e um café da manhã na sexta-feira (11).

A Coordenação da Atenção Básica do município também realizou um bate-papo com as servidoras da Vigilância Epidemiológica (VIEP), Atenção Primária de Saúde (APS), Centro de Atendimento à Mulher (CAM) e a Assistência Farmacêutica. Já na Unidade de Pronto Atendimento Clarice Borges (UPA 24H), as pacientes e profissionais foram recepcionadas com café da manhã e sorteio de brindes.  Esse momento interativo também foi presente com as usuárias e profissionais do Centro Psicossocial de Saúde Mental (CAPS II), onde o tema da conversa de roda foi sobre o protagonismo da mulher na sociedade.

No final do dia, as comemorações foram realizadas para a equipe do Hospital Municipal Eurico Dutra e para as profissionais da sede na Secretaria Municipal de Saúde. Além de promover qualidade de vida às mulheres que fazem acompanhamento nas diversas Unidades de Saúde, as comemoração enfatizadas neste 8 de março é para reforçar a importância da mulher na atuação da sociedade e principalmente, cuidando de sua saúde, é o que explica a subsecretária de saúde, Jamile Rodrigues.

“A Secretaria de Saúde de Barreiras tem em sua rotina a predominância de mulheres à frente de profissões essenciais para a sociedade.Além das médicas, enfermeiras, técnicas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogas, dentre outras profissionais, recebemos diariamente muitas mulheres nos diversos equipamentos da saúde municipal. Dessa maneira, comemorar esse dia é muito importante, uma vez que a figura feminina entende da sua importância e do cuidado individual com a saúde, além da sua essência na sociedade. Respeitar e enfatizar essa presença diariamente é fundamental”, pontuou Jamile.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário