Como está o esporte escolar em Barreiras?Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


23 de mar. de 2022

Como está o esporte escolar em Barreiras?

 

Esporte Escolar

O esporte escolar está sendo utilizado como uma ferramenta pedagógica importante para valorizar a prática esportiva e a construção da cidadania dos jovens na cidade?

Os Jogos Escolares têm o objetivo de promover a interação social e esportiva, além de expandir a prática de diversas modalidades e proporcionar aos jovens uma melhora física, técnica e tática do esporte abrangendo uma comunidade ou região. A Constituição Federal estabelece, em seu art. 217, como direito de todos e dever do Estado, o fomento da prática desportiva em seus mais diversos aspectos.

Assim, desde a sua prática no âmbito escolar, até o desporto de alto rendimento, passando pelo exercício esportivo como forma de lazer, todos os segmentos do setor carecem e necessitam de contínua atenção e investimento por parte dos municípios.

Nesse sentido, o esporte escolar merece especial destaque no sentido de incentivar os jovens através da prática desportiva, auxiliando a construção da sua personalidade. Isto porque, no exercício regular do esporte, os jovens começam a se familiarizar com os nobres valores de respeito às regras, de respeito aos superiores hierárquicos, da necessidade de planejamento e estratégia para atendimento de metas, entre outros conceitos que hão de nortear toda a sua vida civil posterior, em qualquer área em que esses resolvam atuar.

Em síntese, praticando de forma despretensiosa uma modalidade desportiva, o jovem acaba moldando a sua personalidade, assimilando conceitos e valores que tendem a acompanhá-lo, de forma positiva, durante toda a vida adulta.

Em Barreiras, após dois anos de interrupção em virtude da pandemia de Covid-19, os Jogos escolares deixaram de ser realizados causando um grande prejuízo para toda a comunidade escolar.

Desde 2019, quando foi realizada a primeira edição dos Jogos Estudantis Barreirense (JEB), considerada um sucesso pela comunidade escolar e principalmente pelos estudantes-atletas com a participação de mais de três mil jovens das escolas municipais das zonas urbana e rural nas modalidades de futsal, handebol, atletismo e gincana, envolvendo desde os pequenos da educação infantil até os adolescentes do 9º ano, que os jogos escolares estão paralisados.

Preparado pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, integrando o projeto Brincar e Viver, o JEB iniciou em setembro com as disputas da Gincana entre as escolas e as competições nas quadras poliesportivas em modalidades coletivas de Futsal e Handebol. Em outubro, o atletismo movimentou a Praça Multiuso Dom Ricardo com as provas de corridas e salto em distância, nas categorias feminino e masculino.

Vale lembrar que, além de contribuírem para a qualidade de vida das crianças e jovens do nosso Estado, os Jogos Escolares ajudam a promover a inclusão social. A prática esportiva colabora na construção de um mundo melhor. O reflexo positivo atinge não só o estudante em seu ambiente escolar, mas também o estudante enquanto cidadão.

Deste modo, embora ainda estejamos passando pelo período de pandemia, não podemos esquecer que o esporte escolar torna o aprendizado ainda mais rico, uma vez que, disputas são feitas de momentos positivos e negativos e é por meio de ambos que os alunos aprendem a lidar tanto com as vitórias como com as derrotas, não só nas quadras, mas também na vida.



Fonte: Blog Bahia  / Fala Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário