Conselho Municipal da Juventude empossa conselheiros e elege presidente e vice-presidente na manhã desta quarta-feira (30), em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


31 de mar. de 2022

Conselho Municipal da Juventude empossa conselheiros e elege presidente e vice-presidente na manhã desta quarta-feira (30), em Barreiras

 

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (30), a cerimônia de posse dos conselheiros da juventude de Barreiras, para o biênio 2022/2024. O ato solene aconteceu no Plenário Drº Aroldo Cavalcante, da Câmara de Vereadores. Compuseram a mesa o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, a secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo, o coordenador de Políticas Públicas da Juventude, Luiz Matheus Wisch, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Diego Toyonaga e o diretor do DCH – Campus IX da Uneb, Reginaldo Cerqueira.

Também estiveram presentes na cerimônia de posse, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Hipólito dos Passos, os vereadores: Alcione Rodrigues, Adriano Stein, João Felipe, Rodrigo do Mucambo e Yure Ramon, além do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Roberto Carvalho, demais diretores, coordenadores, representantes de instituições e sociedade civil organizada.

Os Conselhos de Juventude são espaços de participação e interlocução da juventude com o poder público, no planejamento e acompanhamento da execução das Políticas Públicas de Juventude – PPJ, são ligados ao Poder Executivo, e são nestes espaços, que representantes da juventude organizada podem debater sobre os projetos e as necessidades comuns do segmento e inseri-los na agenda governamental.

Durante a cerimônia, foi eleito como presidente, Luiz Matheus Wisch, e eleita como a vice-presidente, Thailane da Silva da Rocha. “É muito gratificante ver que temos em Barreiras jovens com objetivos em comum. Hoje os conselheiros que estão tomando posse, têm como propósito, atuar no estudo, elaboração, discussão, e aprovação de planos, programas e projetos para a juventude no município. É um grande desafio, mas vamos atuar em parceria com a gestão municipal para desenvolver políticas públicas para os nossos jovens”, disse o presidente, Luiz Matheus Wisch.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, ressaltou em sua fala, que a partir de agora, com o Conselho Municipal de Juventude instituído e com o objetivo de ouvir as demandas e construir com esses jovens, políticas de acesso, a gestão municipal está atingindo o seu propósito, de estabelecer esse canal direto com os jovens, pois, o Conselho Municipal da Juventude tem um papel fundamental nesse contexto, e legitima as ações de políticas públicas para serem assertivos no que é posposto.

Dois tipos de segmentos integram os Conselhos de Juventude, os representantes do governo, podendo ser servidores de secretarias municipais ou estaduais, e os representantes da sociedade civil, jovens indicados por ONGs, movimentos ou coletivos de juventude. A composição pode ser paritária, ou seja, 50% de conselheiros governamentais e 50% de jovens da sociedade civil, ou não.

A secretária de Assistência Social e Trabalho, destacou a importância desse momento. “A criação do Conselho Municipal da Juventude foi algo muito importante e é uma conquista para os jovens do município. Esse é um instrumento legal e legítimo que dará voz à juventude para buscar suas demandas. Quero parabenizar a todos os membros do Conselho que hoje está tomando posse, e dizer que juntos estamos abraçando a causa do jovem em toda sua diversidade”, finalizou Karlúcia Macêdo.

Composição do Conselho em Barreiras

Em Barreiras o Conselho Municipal da Juventude-COMJOVEM é regido pela lei n° 1.485 de 25 de agosto de 2021, e está vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho. É composto por sete entidades da sociedade civil e sete secretarias municipais, sendo:

GOVERNAMENTAIS INDICADOS PELA LEI E SEUS RESPECTIVOS CONSELHEIROS PARA O BIÊNIO 2022/2024.

Presidente: LUIZ MATHEUS WISCH

Vice-presidente: THAILANE DA SILVA DA ROCHA

SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO

Conselheiro Titular: LUIZ MATHEUS WISCH

Conselheiro Suplente: LEONARDO VAN DE BONN

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE E LAZER

Conselheiro Titular: MAIARA CRISTINA ROCHA RIBEIRO

Conselheiro Suplente: CAIK ROCHA LOPES

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Conselheira Titular: ROBERTA BEATRIZ BARRETO NUNES

Conselheiro Suplente: REGIANE RIBEIRO DOS SANTOS

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO

Conselheira Titular: KÉSSIA DALILA LIMA DA SILVA

Conselheira Suplente: THAÍS SUELEM LEAL DOS SANTOS

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Conselheira Titular: DANIELLE SALES CRISOSTOMO DE SOUZA

Conselheira Suplente: DANIELA ALVES DE LIMA

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA E TECNOLOGIA

Conselheiro Titular: INÁCIO DOS SANTOS DE MACÊDO

Conselheira suplente INGRID KAREN DOS SANTOS

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE SEGURANÇA CIDADÃ E TRÂNSITO

Conselheiro Titular: NAWILLA THANIARA SOUZA NUNES DO NASCIMENTO

Conselheiro Suplente: ROSETÂNIA DA SILVA RAMOS

RELAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL INSCRITAS E ELEITAS E SEUS RESPECTIVOS CONSELHEIROS PARA PARTICIPAÇÃO NO BIÊNIO 2022/2024

FUNDAÇÃO ESPERANÇA

Conselheiro Titular: RENATA CAVALCANTE SAMPAIO

Conselheiro Suplente: MATHEUS SILVA DE OLIVEIRA

 

INSTITUTO KÍRIUS

Conselheiro Titular: GABRIELLA DA CONCEIÇÃO RIBEIRO

Conselheiro Suplente: ERICK VINICIUS DOS SANTOS CORDEIRO DA SILVA

 

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA (UNEB)

Conselheiro Titular: AMÉRICO PAES LANDIN NETO

Conselheiro Suplente: ANA CLARA LIMA SERPA

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA (UFOB)

Conselheiro Titular: IZABELLE CAIRES MOREIRA DOS SANTOS

Conselheiro Suplente: GUSTAVO BRANDÃO SILVA

 

DIOCESE DE BARREIRAS

Conselheiro Titular: JORGE CLEITON VERISSIMO DA SILVA

Conselheiro Suplente: KLERISON COSME ALVES OLIVEIRA

 

IGREJA ADVENTISTA

Conselheiro Titular: THAILANE DA SILVA DA ROCHA

Conselheiro Suplente: JACKSON RANGEL SANTOS DE ALMEIDA

 

ASSOCIAÇÃO AMIGOS DO OESTE DA BAHIA-AMOB

Conselheiro Titular: ALANA DE JESUS DA CRUZ

Conselheiro Suplente: THIAGO DOS SANTOS VIANA


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário