Embasa promove recuperação de nascente durante Semana da Água de BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


25 de mar. de 2022

Embasa promove recuperação de nascente durante Semana da Água de Barreiras

 

Durante a programação do Dia Mundial da Água, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) contribuiu com a recuperação e proteção de nascente na localidade da Tabúa da Água Vermelha, na zona rural de Barreiras. As equipes da empresa trabalharam, ao longo desta quarta-feira (23), juntamente com os técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no cercamento e enriquecimento vegetal no entorno da nascente. Na oportunidade, foram plantadas mudas de espécies nativas de buriti, ipês roxo e amarelo, jatobá, embaúba, flamboyant e ingá.

A técnica ambiental da Embasa, Joana Tomasi, explica que a Semana da Água marca o início da parceria entre Embasa e da Prefeitura na recuperação de nascentes no município. “Somos parceiros tradicionais da Prefeitura nas atividades da Semana da Água, principalmente com as ações de mobilização na comunidade. Mas, desta vez, conseguimos ir além, com uma intervenção física importante para proteger uma nascente, uma fonte de água para quem mora aqui na localidade e a utiliza na agricultura familiar, ação fundamental para a recarga dos rios, garantindo a disponibilidade hídrica nos mananciais”, afirma.

O proprietário da área, Ancivaldo dos Santos, ficou feliz com o trabalho de recuperação da nascente que beneficia a sua família e a localidade, principalmente para a irrigação na produção de alimentos. “Vamos continuar cuidando para proteger e preservar a nascente para que possamos ter água o ano todo”. Também presente na atividade, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Demósthenes Júnior, reforça a importância da parceria com os moradores das localidades atendidas, e agora, dos técnicos da Embasa, para intensificar os esforços para aumentar, cada vez mais, a quantidade de nascentes protegidas e recuperadas, garantindo o uso sustentável dos recursos hídricos.

Programação – A Semana da Água continua nesta quinta-feira (24) com uma palestra e enriquecimento vegetal de uma nascente na localidade do Val da Boa Esperança; na sexta-feira (25), com palestras educativas em escolas da localidade do Tatu, e no residencial São Francisco; e no sábado (26), com a distribuição de sacolas sustentáveis junto aos feirantes e visitantes do Centro de Abastecimento de Barreiras. No domingo (27), a Caravana da Cidadania vai distribuir mudas e exibir vídeos educativos sobre meio ambiente na localidade do Val do Teiú. A programação termina na segunda-feira (28), com a premiação do concurso de fotografia, a ser realizada na escola do estudante vencedor que ganhará um Smartphone Samsung A12.



Fonte: Blog Bahia  / Embasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário