Prefeito de Barreiras, entrega Planta Georreferenciada do perímetro do Assentamento Rio de OndasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


6 de mar. de 2022

Prefeito de Barreiras, entrega Planta Georreferenciada do perímetro do Assentamento Rio de Ondas

 

Após 27 anos de espera, os presidentes do Assentamento Rio de Ondas, Vilas 1, 2, 3, 4 e a Vila Nova Esperança, receberam das mãos do prefeito Zito Barbosa e do secretário de Agricultura e Tecnologia, José Marques, a planta georreferenciada da área do assentamento que perfez um total de mais de 13 mil hectares na divisa entre os municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, sendo que aproximadamente 8 mil hectares ficam localizados em Barreiras.

O ato de entrega aconteceu nesta sexta-feira (4), na Vila 4, do Assentamento Rio de Ondas, que também contou com a presença da primeira-dama, Marisete Bastos, vice-prefeito, Emerson Cardoso, secretária de Assistência Social e Trabalho, Karlúcia Macêdo, subsecretária de Agricultura e Tecnologia, Manuela Maia, diretora da secretaria de Agricultura e Tecnologia, Ingrid Karen, assessor técnico, Francisco Neto e do secretário de Agricultura de Luís Eduardo Magalhães, Kenni Henke.

De acordo com o secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, esse ato é a continuação das ações de uma série de atividades já realizadas no assentamento, onde através do Programa Titula Brasil, a Prefeitura de Barreiras vem intensificando ações para a regularização fundiária do assentamento. “O primeiro passo para o processo de regularização foi dado, e aqui estamos entregando a planta georreferenciada com as definições de limites entre os dois municípios. Desde a última reunião que realizamos no assentamento, foi explicado aos representantes e moradores das Vilas a forma que faríamos esse processo, e assim foi feito. A próxima etapa é protocolar essas peças técnicas junto ao INCRA e com a anuência da instituição, iniciar o parcelamento dos lotes”, destacou José Marques.

O presidente da Vila Nova Esperança muito feliz e emocionado, afirmou que agora ele tem a esperança de dias melhores para o Assentamento Rio de Ondas. “Essa data vai ficar marcada para sempre em nossas mentes, é o primeiro passo para conseguirmos a nossa titulação. Nós da comunidade queremos seguir com os nossos projetos de agricultura familiar e contando sempre com o apoio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia. Quero aqui agradecer de modo especial a Prefeitura de Barreiras, pelo empenho nesta definição, a partir de agora estamos cientes de qual o município a Vila Nova Esperança pertencente, no caso Barreiras, conforme marcos implantados, e isso, só nos trará benefícios, eu agora mais do que nunca, acredito que estamos dando um passo largo em busca da nossa tão sonhada regularização. Muito obrigado por ouvirem a nossa demanda e estarem buscando junto às instituições a solução para os nossos pedidos”, disse Hudson Batista.

O prefeito Zito Barbosa, agradeceu a presença do secretário de Agricultura e equipe do município de Luís Eduardo Magalhães e reafirmou o compromisso da Prefeitura de Barreiras em intensificar as ações na localidade, bem como da parceria constante com o município vizinho. “O nosso objetivo principal é buscar junto ao INCRA, através do Programa Titula Brasil, a regularização dos lotes, terrenos e casas do Assentamento Rio de Ondas, e hoje, foi dado um importante passo. Cada degrau que a gente sobe, aproxima-se da resolução das demandas dos moradores desses assentamentos. Reafirmo para todos vocês, que o nosso empenho vai continuar para que possamos resolver o problema em definitivo. Hoje meu sentimento é de muita alegria e gratidão a Deus, o que está acontecendo aqui é algo que vocês achavam ser impossível, pelo tempo que esperaram, mas esse é o nosso compromisso e da nossa gestão, trabalhar com dedicação e planejamento para que seja possível resolver os problemas. Nosso agradecimento ao secretário José Marques e sua equipe, ao INCRA e ao município de Luís Eduardo pela parceria. Vamos seguir trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa população, na cidade e na zona rural”, destacou Barbosa.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário